banner

Massa folhada com geleia de morango e brigadeiro branco

Rocambole de massa folhada com recheio de geleia de morando e brigadeiro branco

Para a sobremesa do jantar do Dia das Mães fiz (inventei) um rocambole de massa folhada com recheio de geleia de morango e brigadeiro branco. De vez em quando eu resolvo inventar alguma coisa na cozinha e para sair do lugar comum da mousse ou outra sobremesa gelada, coloquei a cabeça pra funcionar. Se ficou bom? Vejam os ingredientes e me digam se tinha como não ficar :).

Eu sempre tenho um rolo de massa folhada no meu congelador, acho um ingrediente super curinga, fica ótimo tanto em pratos doces como em salgados. Ainda não me aventurei a fazer a massa em casa, mas com certeza reservarei um tempo pra fazer esse teste, sei que é um pouco trabalhoso, precisa ser num dia com disponibilidade de tempo e paciência.

Para essa sobremesa eu escolhi fazer uma geleia de morango e rechear um rocambole de massa folhada, mas para dar um gostinho mais doce, fiz um brigadeiro branco para colocar  com a geleia. Enrolei tudo junto e misturado e vou mostrar o passo-a-passo aqui.

Como toda receita ‘inventada’ e testada pela primeira vez, percebi que na próxima farei com alguns ajustes, vou comentar quais seriam ok?

Ingredientes

Massa folhada (não usa o rolo todo, eu usei 1/3)

2 gemas

Chantilly para decorar (usei aquele spray)

Brigadeiro branco

1 lata de leite condensado

1 c. de sopa de manteiga

Geleia de morango

600g de morango (reserve os mais bonitos para decorar)

1x. de chá de açúcar

Cravo da índia a gosto

Água dependendo da que o morango vai soltar

Modo de fazer

Brigadeiro branco

Coloque o leite condensado e a manteiga numa panela e mexa até começar a soltar do fundo. Reserve.

Geleia de morango

Depois de bem lavados, corte os morangos em pedaços, coloque numa panela, acrescente o açúcar e os cravos e misture.

Morangos cortados para fazer geleia

Morangos com açúcar para fazer geleia

Leve ao fogo baixo e vá observando se há a necessidade de colocar água, isso depende do morango. Vai se formar uma calda grossa e brilhante e os morangos vão murchar. Está pronta a geleia.

Geleia de morango e brigadeiro branco

Brigadeiro branco e a geleia de morango

 

⇒ Cortei os morangos em pedaços muito pequenos, queria que depois de pronta a geleia os pedaços ficassem maiores. Da próxima vez cortarei cada morango em 4 pedaços e não em 6 como fiz.

Montagem

Abra o rolo de massa folhada e corte 2 pedaços de 40cm cada. Coloque lado a lado deixando um deles 1cm por cima do outro. Não retire o filme plástico que vem nela. Ele vai ficar em contato com a mesa.

⇒ Usarei mais uma camada de massa folhada da próxima vez, quando estava no forno o recheio transbordou um pouco por alguns espaços abertos ao longo do rocambole e se tivesse mais massa isso não teria acontecido.

Massa folhada

Espalhe sobre a massa folhada o brigadeiro branco e por cima dele a geleia de morango.

Recheio de brigadeiro branco e geleia

Deixe uma borda dos 4 lados do retângulo da massa folhada

Comece a enrolar a massa com a ajuda do filme plástico fazendo um pouco de pressão para que não fique espaço entre a massa e o recheio.

Rocambole doce de massa folhada

O recheio será ‘levado’ para fora do rocambole, tire o excesso (foto superior do canto direito) e feche com a massa (foto inferior no canto direito). Faça o fechamento nas bordas com a massa que sobrou.

Mexa as gemas com uma colher para misturá-las e pincele o rocambole dos 2 lados com a ajuda de um pincel ou como preferir.

Rocambole de massa folhada

Pincelei primeiro o lado que tem as bordas dobradas e com a ajuda do filme, coloquei na assadeira virando o rocambole para deixar o outro lado para cima

Rocambole de massa folhada

Retire o filme plástico

⇒ Forrei a assadeira com papel manteiga mas me arrependi. Eu tenho prática na cozinha mas deu um trabalhinho para retirar o papel do rocambole sem quebrar, para quem não tem muita familiaridade aconselho não forrar, unte apenas com margarina e use uma espátula bem reta para ajudar a tirar da assadeira.

Leve ao forno e deixe por 25 minutos, a partir daí fique observando até a massa ficar bem dourada e sequinha. No meu forno ficou 35 minutos no total.

Rocambole de massa folhada

Vejam o que comentei sobre a quantidade de massa, em alguns pontos ela ‘rasgou’ porque estava fina. Mas nada que um acabamento não dê jeito :).

Finalizando

Inicialmente tinha colocado numa bandeja mas achei que sobrou muito espaço lateral, então transferi para uma bandeja para rocambole e ficou na medida! Decorei com chantilly e os morangos reservados e fiquei satisfeita com o resultado.

Rocambole doce de massa folhada

Esse rocambole não é uma sobremesa muito doce, meu paladar não é muito adepto de doces, mesmo com o brigadeiro branco o recheio ficou bem neutro.

Esse rocambole pode ser recheado com o sabor que cada um quiser, tanto doce como salgado. O que vale é usar a criatividade.

Testem e me digam o que acharam.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
Categorias:
Delícias

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title