banner

12 coisas para ver em Belfast em 1 dia

Capital da Irlanda do Norte desde 1921 quando a Irlanda se tornou independente da Inglaterra, Belfast é uma cidade que já teve um grande papel nos setores comercial e industrial no Reino Unido. Com quase 300.000 habitantes, é a segunda maior cidade da ilha.

Teve um rápido crescimento durante a Revolução Industrial principalmente por causa das indústrias de linho, corda, tabaco e construção naval.

⇒ O Titanic foi lançado nas docas de Belfast em 1922.

O nome da cidade veio a partir do Rio Farset, pois surgiu às margens dele. Atualmente boa parte do Farset está canalizado e o Rio Lagan tomou conta de tudo, era um rio maior e mais importante para a cidade.

Após muitos conflitos no país, principalmente religiosos, Belfast é hoje uma cidade que recebe muitos turistas. Boa parte do centro tem calçadões só para pedestres, alguns festivais acontecem durante o ano e animam as ruas e vários pubs locais.

Tem dias longos onde o sol se põe lá pelas 22 horas no mês de junho em contrapartida com outros dias em dezembro quando ele se põe pouco antes das 16 horas. Assim, quando programar uma viagem pra lá veja a época para organizar o roteiro.

E não é apenas a questão do sol que pode influenciar os passeios, o clima em Belfast é um fator que deve ser levado em consideração na organização da viagem. Chove em média 200 dias por ano, as temperaturas chegam aos 19 °C em julho e aos 8 ºC em janeiro, mas em qualquer mês que vá viajar, não deixe de ter um guarda-chuva na bolsa :).

Ficamos 1 dia e passeamos pelos principais pontos turísticos. Vamos listar aqui 12 coisas que achamos que devem ser visitadas numa visita de bate-volta com uma pequena descrição de cada um.

1 – Lagan Weir

Lagan Weir em Belfast

Fica entre a Queens Elizabeth Bridge e a M3 Bridge, claro que sobre o Rio Lagan. Foi inaugurada em 1994, possui um sistema que mantém o nível da água artificialmente de acordo com as marés alta e baixa. O projeto inclui uniu drenagem, escavações mecânicas e um sistema de purificação subaquática que melhoraram consideravelmente a qualidade da água.

Endereço: 1 Donegall Quay

2 – Peace Wall Belfast

Peace Wall em Belfast

O ‘muro da paz’ divide as regiõescatólica e protestante, os portões de acesso fecham à noite e para entender o que representam os grafites que ilustram o muro o ideal é saber um pouco sobre a história que envolve os conflitos em Belfast, pois no muro estão manifestações sobre esses conflitos. É um passeio muito interessante.

Endereço: 15 Cupar Way, Belfast BT13

3 – City Hall

City Hall de Belfast

Um imponente prédio onde funciona a Prefeitura da cidade, sua construção começou em 1898 e foi finalizada em 1906 com um custo de £ 369.000.

Endereço: Donegall Square, Belfast BT1 5GS

4 – Grand Opera House

Grand Opera House em Belfast

Aberto em 1895, mudou de nome em 1904 quando era chamado de Palácio das Variedades mas em 1909 voltou a seu nome original. Durante a Segunda Guerra Mundial serviu de palco de repertórios e entre 1961 e 1972 funcionou como um cinema.

Em 1995 o Grand Opera House Trust assumiu a administração e em 2006 passou por uma reforma onde ganhou novos espaços. Comporta 1.063 pessoas e recebe espetáculos musicais, comédias e dramáticas.

Endereço: 2-4 Great Victoria St, Belfast BT2 7HR

5 – St. George’s Market

St George's Market em Belfast

O mercado foi construído entre 1890 e 1896, é uma das atrações mais antigas de Belfast. É frequentado não só por moradores e turistas, viajantes das cidades vizinhas vão ao mercado para comprar produtos frescos e de qualidade.

Foi restaurado em 1997, é um exemplo do estilo vitoriano. São quase 250 barracas vendendo artesanato, peixes, frutas frescas e antiguidades distribuídas em 75.000 m².

Foi eleito o Grande Mercado Interno do Reino Unido deixando pra trás outros tradicionais como o Spitalfields e o Borough.

Endereço: 12-20 East Bridge Street, Belfast BT1 3NQ

⇒ Leia mais sobre mercados:
O Mercado de San Telmo em Buenos Aires
Chelsea Market: um lugar imperdível em New York
Eataly em São Paulo: um pouco da Itália com estilo

6 – Albert Memorial Clock

Albert Memorial Clock

Um ícone da cidade, o Albert Memorial Clock teve sua torre concluída em 1869, tem 113 metros de altura e é estilo gótico francês e italiano.

Em 1992 foi danificado por uma bomba, em 2002 passou por uma reforma principalmente para fortalecimento de sua estrutura.

Endereço: Queens Square

7 – St. Anne’s Cathedral

St Anne's Cathedral em Belfast

A St Anne’s Cathedral é também chamada de Catedral de Belfast mesmo não sendo a casa do Bispo. Sua construção durou 80 anos. A igreja também é usada para eventos como jantares, recepções e apresentações musicais.

Endereço: Donegall St, Belfast BT12 2HB

⇒ Leia mais sobre igrejas pelo mundo:

15 igrejas na Europa para conhecer
Catedral de York e seus lindos vitrais
A linda catedral de Dublin – Christ Church
A Sagrada Família e Gaudí. A obra e seu criador

8 – Pottinger’s Entry

Pottinger's em Belfast

Belfast tem algumas ruas estreitas que fazem parte da história da cidade. Ficam na região entre a High Street e a Ann Street principalmente.

A Pottinger’s Entry é a mais famosa delas, e é lá onde fica o famoso pub The Morning Star.

9 – The Big Fish

The Big Fish em Belfast

O Big Fish é um monumento em homenagem à regeneração do Rio Lagan. Está próximo ao lugar onde esse rio se une ao Farset que deu origem ao nome da cidade de Belfast.

É revestido com azulejos decorados com informações, poesia e imagens sobre a história da cidade. Foi construído em 1999.

Endereço:  Belfast BT1 3AT

10 – Titanic Memorial Garden

Titanic Memorial Garden em Belfast

Foi oficialmente inaugurado em 15 de abril de 2012 data do centenário do naufrágio do Titanic. Num mural com 9 metros de cumprimento estão distribuídos em 15 placas os nomes das 1.512 pessoas que morreram no trágico acidente.

Titanic Memorial em Belfast

Endereço:  20 Donegall Square E, Belfast BT1 5GS

11 – Victoria Square

Victoria Square em Belfast

Um complexo de entretenimento de 2 ruas cobertas com quase 100 lojas, cinemas e restaurantes. No centro uma abóbada em vidro maciço com 35m de diâmetro que proporciona uma das melhores vistas de Belfast.

Em uma das entradas, a Fonte Jaffe que data de 1870 foi restaurada e completa o visual de quem chega por esse lado.

Endereço: 1 Victoria Square

12 – Esculturas pelas ruas

Estátuas pelas ruas de Belfast

Quem vai à Belfast vai se deparar com várias esculturas pelas ruas, umas chegam a ser bem estranhas, outras divertidas e claro que a graça é registrar o ‘encontro’. Anote aí, no seu álbum tem que ter uma foto assim, senão vão dizer que você não foi à capital da Irlanda da Norte :).

Essas sugestões de passeios se encaixam muito bem num dia, fomos conhecer Belfast numa viagem de bate-volta partindo de Dublin. Fomos de trem, são 170km, a viagem durou pouco mais de 2 horas.

⇒ Leia sobre outras viagens bate-volta:

O que fazer em um dia em Naples
Maragogi e as praias próximas do litoral Sul
Maragogi e as praias vizinhas do litoral Norte
Roteiro com 5 cidades pelo interior da Inglaterra
Bate-volta ao Mont Saint Michel na França
Bate-volta de Madrid a Toledo
Bate-volta para Luxemburgo partindo de Bruxelas
Fort Lauderdale: bate-volta para cidades vizinhas
3 cidades para um bate-volta partindo de Lisboa
Caruaru: São João num bate-volta de Recife
4 cidades para bate-volta partindo de Londres

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · ·
Categorias:
Reino Unido 🇬🇧

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title