banner

Catedral de York e seus lindos vitrais

Fachada da Catedral de York

York foi um dos destinos de nossas viagens bate-volta partindo de Liverpool, e um dos nossos objetivos era conhecermos a linda Catedral de São Pedro, conhecida como Catedral de York e para os locais York Minster, que é muito visitada principalmente por seus maravilhosos vitrais.

⇒ Leia sobre essas viagens em Roteiro com 5 cidades pelo interior da Inglaterra

Como muitas outras catedrais da Europa, a de York passou por muitas reformas. Foi construída em 627, passou por desabamentos, uns 100 anos depois sofreu um incêndio que levou à sua reconstrução, mas dessa vez surgiu bem mais imponente do que era passando a ter 30 altares.

Catedral de York

Catedral de York

A palavra Minster vem com uma menção aos missionários que ensinavam nas igrejas anglo-saxãs. A Catedral de York originou-se de uma capela construída em madeira para batizar o rei-santo Eduíno no ano de 627.

É a mais antiga em estilo gótico do Norte da Europa, sua planta é em forma de cruz. Possui 3 torres, cada uma com 60m de altura, tem 1458m de comprimento por 76m de largura e a altura do seu coro só é menor na Inglaterra do que a da Abadia de Westminster.

Interior da Catedral de York

Coro da Catedral de York

Anteparo do Coro. Data do séc. XV e retrata os reis ingleses de Guilherme I a Henrique VI e tem um dossel de anjos

A igreja passou por muitas turbulências até o séc. X. No início do séc. o estilo gótico começou a se destacar nas igrejas e em York reformas foram feitas para que sua igreja fosse modernizada. A catedral só ficou pronta realmente em 1472, sendo um exemplo do estilo gótico inglês.

Com a Reforma Protestante a igreja perdeu muito seu poder e posses de terras. Os protestantes destruíram o que pudesse remeter à Igreja Apostólica Católica. Depois disso ainda veia Guerra Civil Inglesa, época em que a cidade de York foi sitiada mas graças a Thomas Fairfax a catedral não sofreu danos.

Detalhes da Catedral de York

Em meados do séc. XVIII passou por mais uma reforma onde o piso foi todo refeito em mármore. No séc. XIX sofreu 2 incêndios e chegou a ter seus serviços suspensos.

Na década de ’70 teve mais restaurações e outros incêndios, mas finalmente no final da década de ’80 o trabalho de restauração foi concluído. Já no séc. XXI, mais reformas vieram e um grande feito foi a Grande Janela Oriental que teve um investimento em torno de £23 milhões.

Grande Janela Oriental da Catedral de York

Grande Janela Oriental, o maior exemplo de vitral medieval do mundo

Quem vai visitar a Catedral de York vai em busca de apreciar os vitrais que são tradicionais na cidade, especialmente na catedral. São 128 vitrais compostos por quase 2 milhões de peças individuais de vidro.

A importância deles para cidade e para a igreja é tamanha, que durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais, os vidros foram retirados e recolocados após o término nas guerras.

Vitrais da Catedral de York

Vitrais da Casa Paroquial da Catedral de York

Casa Paroquial

Teto da Cada do Cabido da Catedral de York

Teto da Casa Paroquial. Perto entrada tem a inscrição em latim “Assim como a rosa é a flor entre as flores, esta é a casa entre as casas”.

O órgão também é destaque na catedral. Sofreu danos em incêndios dos sécs. XIX e XX mas depois de alguns reparos feitos ao longo dos anos funciona normalmente e encanta a quem tem a sorte de visitar a catedral quando ele está a todo vapor.

Órgão da Catedral de York

Órgão

A Catedral de York começou no ano de 627 sendo um igreja feita em madeira, poucos anos depois foi reconstruída em pedra e hoje tem uma estrutura construída em calcário branco-creme que foi extraído da cidade vizinha de Tadcaster.

E é assim que podemos vê-la atualmente, uma maravilhosa construção do estilo gótico inglês que traz várias técnicas de envidraçamento e pintura em seus tradicionais vitrais.

⇒ Leia também 15 igrejas na Europa para conhecer

Horário de visitação: seg – sáb das 9h às 17h (nov-mar às 9:30h), dom – das 12h às 15:45h (esse horário pode mudar dependendo das atividades).
Mais informações: www.yorkminster.org

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
·
Categorias:
Europa · Onde fui · Reino Unido 🇬🇧

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title