banner

Febre amarela: o que é preciso saber antes de viajar

Carteira internacional de vacinação

Antes de viajar para um país que ainda não conhecemos, precisamos saber as exigências que cada um faz para liberar a entrada do viajante estrangeiro e o certificado de vacinação da febre amarela é um dos documentos que muitos conferem na imigração.

O CIVP – Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é exigido por alguns países ao viajante de qualquer origem e outros pedem apenas aqueles que são ou passaram por países considerados endêmicos e o Brasil está nessa lista assim como outros da América Latina, América Central e África.

Quando estávamos planejando nossa viagem a Las Vegas com os filhos, todos nos vacinamos contra a febre amarela porque faríamos uma conexão no Panamá e planejávamos sair do aeroporto para passearmos, nesse caso precisaríamos ter o CIVP. Mas quando estávamos fazendo o checkin aqui no Brasil confirmamos que o Panamá não estava exigindo o certificado, mas mesmo assim levamos e realmente não precisamos apresentá-lo.

Recentemente em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia foi registrado um aumento da incidência da febre amarela o que gerou uma alteração na lista dos países que antes não pediam o certificado ao viajante brasileiro e que a partir do dia 06 de fevereiro de 2017 começaram a exigir: Cuba, Nicarágua, Panamá e Venezuela.

Lista atualizada dos países que exigem o CIVP

América Central e Caribe

Cuba, Haiti, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, NicaraguaPanamá, Porto Rico e República Dominicana

América do Norte

México

América do Sul

Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Suriname e Venezuela

Europa

Albânia e Malta

África

Todos os países, exceto Sudão do Sul

Ásia

Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, China (exceto Hong Kong e Macau), Cingapura, Coreia do Norte, Filipinas, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Maldivas, Myanmar, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Tailândia e Vietnã

Oriente Médio

Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Iêmen, Irã, Iraque, Jordânia, Líbano e Omã

Oceania

Austrália, Fiji, Nauru, Niue, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Polinésia Francesa e Samoa

Para ver a lista sempre atualizada, entre no site da OMS

Quando tomar a vacina

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, orienta para quem nunca tomou a vacina e precisará emitir o CIVP, tome a vacina com no máximo 10 dias de antecedência da data da viagem.

Mais informaçõesANVISA

Onde tomar

A rede pública de saúde – SUS – aplica a vacina nos postos de vacinação e há também a rede privada, mas nesse caso é cobrada.

Quem deve se vacinar

Crianças dos 9 meses em diante e adultos até 60 anos.

⇒ IMPORTANTE – gestantes, alérgicos a ovo e gelatina, HIV positivos e pessoas com Lúpus não devem tomar a vacina contra a febre amarela. Nesses casos, é necessário um Atestado de Isenção de Vacinação que é emitido por um médico e que deve obedecer ao modelo exigido pela ANVISA. Esse atestado deverá ser apresentado no ato da emissão do CIVP.

Veja o modelo do Atestado de Isenção de Vacinação

Passo-a-passo para emitir o CIVP

1 – Tomar a vacina conforme orientação acima

Não esqueça de guardar o comprovante da vacina que deverá estar preenchido com as informações obrigatórias como validade, lote e data da vacinação.

Quem tem seu cartão de vacina com todas as que já tomou pode levá-lo.

2 – Fazer o pré-cadastro no SISPAFRA

Entrar em  viajente.anvisa.gov.br/viajante clicar na opção “cadastrar novo” ou “acessar” caso já tenha feito cadastro anteriormente.

O pré-cadastro não é obrigatório, mas agilizará o atendimento prestado para emissão do certificado.

3 – Ir ao centro de orientação ao viajante mais próximo

Os centros ficam principalmente nos aeroportos e em portos, confira a lista de endereços para ver o mais perto de onde você mora.

⇒ Endereços dos centros de orientação ao viajante

No ato da emissão é preciso levar um documento de identificação com foto como RG, Passaporte ou CNH, mas o mais indicado é levar a RG porque não tem validade como no caso dos outros documentos.

⇒ Menores de 18 anos podem apresentar a certidão de nascimento.

É obrigatória a apresentação do cartão para comprovar a vacinação.

Informações importantes

Carteira Internacional de Vacinação

  • Até 2016, a vacina contra a febre amarela tinha validade de 10 anos, era necessário tomar outra dose após esse prazo, agora quem já se vacinou não precisa mais tomar o reforço, vale para a vida toda;
  • No caso de perda do CIVP, procure o centro de orientação onde emitiu seu certificado que lá emitirão a 2ª via;
  • Caso perca o cartão de vacinação com o registro da vacina antes de emitir seu CIVP, vá ao posto onde se vacinou levando seu documento de identidade que eles têm com resgatar as informações sobre sua vacinação e emitir uma 2ª via;
  • A rede privada que aplica a vacina emite o CIVP, mas isso não acontece em todos os estabelecimentos, confirme para não sair apenas com o cartão de vacina pensando que é o CIVP, esse é uma carteirinha amarela;
  • Quem for fazer apenas uma conexão ou escala num país que exige o CIVP não precisa apresentá-lo.
  • Quem emitiu o certificado antes de abril de 2016 e consta nele a validade de 10 anos, não precisa se preocupar, ele está automaticamente ‘validado’ para toda a vida. Os emitidos após essa data trazem ‘LIFE’ no lugar da validade.

Quem estiver com viagem para um dos mais de 120 países que exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia deve conferir a lista no site da OMS para confirmar se terá ou não que levar o CIVP, pois essas legislações mudam de vez em quando.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
Categorias:
Mil Assuntos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title