banner

Carnaval 2017 em Pernambuco

Galo da Madrugada em Recife

O Carnaval 2017 em Pernambuco não será diferente dos outros anos, terá muita festa ao som do Maracatu, Caboclinhos, Bandas de Pau e Corda, Tribos de Índio, Samba, Afoxé e com toda força de sempre a energia do Frevo que contagia a todos.

Esse post faz parte do Projeto #moradorturista criado pela RBBV que tem como propósito unir posts com dicas sobre as cidades dos blogueiros membros.

⇒ Leia também Paço do Frevo: espaço exclusivo dedicado do ritmo pernambucano

Só não cai na folia quem não quer, porque a festa acontecerá em vários polos, em alguns simultaneamente com ritmos para todos os gostos.

Homenageados do ano

Esse ano serão o cantor Almir Rouche, que é um artista que há 30 anos anima os foliões desde as prévias, participando do Galo da Madrugada e se apresentando até a Quarta-Feira de Cinzas e a Tribo Indígena Carijós que com seus 120 anos de existência tem o título de Patrimônio Imaterial do Brasil. Homenagens mais do que justas.

O que esperar do Carnaval 2017

Só em Recife serão 47 polos com 99% das atrações divulgando a cultura pernambucana em mais de 2.000 apresentações em 5 dias de folia – 24 a 28 de fevereiro.

Carnaval 2017 Maracatu em Pernambuco

Os blocos e troças tradicionais que sempre participam do Carnaval pernambucano não poderiam faltar. Nas cidades vizinhas a festa também acontece a todo vapor, destaque para Nazaré da Mata e Bezerros que têm muita tradição com Maracatu e Papangus.  E claro que Olinda, a cidade ‘irmã’ que tem um dos carnavais mais famosos do Brasil.

Atrações

Nena Queiroga, Lirinha, André Rio, Marron Brasileiro, Antônio Nóbrega, Orquestra Contemporânea de Olinda, Lucas dos Prazeres e os maestros Duda, Spok, Forró, Edson Rodrigues e Ademir Araújo têm presenças confirmadas.

Mas não só artistas locais fazem do Carnaval 2017 em Pernambuco um grande evento multicultural para todas as idades. Nomes como Geraldo Azevedo, Lenine, Alceu Valença, Elba Ramalho, Gaby Amarantos, Titãs, Fafá de Belém, Quinteto Violado entre muitos outros estarão se apresentando nos vários polos de folia espalhados por Recife e Olinda.

Decoração pela cidade do Recife

Mostrando-se atualizada, a Prefeitura do Recife escolheu como tema da decoração do Carnaval 2017 a arte urbana e os grafites. Figuras sempre presentes e marcantes na festa todos os anos estarão representadas por artistas urbanos que retratam os passistas do Frevo, Caboclinhos, Bois, o Galo da Madrugada, Reis e Rainhas de Maracatu entre outros.

Acontecimentos

A abertura e o encerramento oficiais acontecem sempre no Marco Zero, que é o polo mais recifense de todos. Na noite da sexta-feira (24) Maracatus, alguns artistas, a Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e os homenageados Tribo Indígena Carijós e Almir Rouche fazem a festa.

Carnaval 2017 Marco Zero Recife

Praça do Marco Zero

Mas antes as prévias já estão com tudo nas semanas que antecedem a data oficial. Muitos blocos de rua saem em vários bairros e bailes tradicionais animam os foliões que não aguentam esperar pela abertura oficial.

Esse ano será o 53º Baile Municipal, onde os foliões que vão fantasiados ou em traje de gala terão os homenageados Almir Rouche e o Caboclinho Tribo Indígena Carijós como anfitriões.

O trio Elba, Alceu e Geraldo Azevedo pra lá de conhecido por quem admira e acompanha essa linda festa também animará essa edição do Baile Municipal que tem como tradição reverter a renda para instituições que realizam trabalhos de assistência social.

Os concursos também fazem parte do Carnaval, a Prefeitura oferecerá mais de R$ 800.000,00 em prêmios distribuídos entre os 7 concursos desse ano.

Carnaval para as crianças

E as crianças também podem aproveitar a festa. São vários locais com atrações especialmente preparadas para as que curtem brincar o Carnaval. A programação começa às 15h e encerra em torno das 20h, depende do polo.

Em Olinda, podem programar para ir ao Eu Acho é Pouquinho que sai nas manhãs de segunda-feira e é cheio de crianças, mas não esqueçam de caprichar nas fantasias e ter em mente que é uma festa de rua, não há locais fechados e cobertos. O sol é forte, protetor solar é fundamental.

Mas se os filhos já estão mais pra adolescentes do que crianças, pega na mão e leva pra pular que com certeza irão adorar.

Carnaval 2107 Olinda

Minha sobrinha de 13 anos em Olinda ano passado

Olinda

As fantasias que encontramos pelas ruas de Olinda são muito interessantes, os blocos que saem pelas ladeiras são super animados. O segredo para quem não encara multidões em espaços mais apertados é encontrar um lugar central para vê-los passar.

Carnaval 2017 Fantasias em Olinda

Minha sobrinha, uma amiga e a intercambista francesa que estava na casa de minha irmã com uns Papangus que encontraram pelas ruas de Olinda

Nossa dica em Olinda para quem não encara o sobe e desce de ladeira é o Mercado da Ribeira ou em frente à Prefeitura :). Preferimos ir no sábado pela manhã que é mais tranquilo, mas isso não quer dizer que as ladeiras estejam vazias.

Carnaval 2017 Ladeiras de Olinda

Olinda num sábado, vejam que é lotada mesmo como desfile do Galo acontecendo em Recife. Mas é bom demais!

Galo da Madrugada

Esse bloco não precisa de apresentações, mas não podemos deixar de mencioná-lo. Sai no Sábado de Zé Pereira no começo da manhã. Vários trios elétricos levam multidões e artistas completam a festa cantando muito frevo e outros ritmos do alto dos carros.

Carnaval 2017 Desfile do Galo da Madrugada

Os camarotes são uma opção para quem pretende brincar o Carnaval em Recife e Olinda. Na capital os do Galo são muito disputados e em Olinda há vários montados nos casarões que ficam espalhados pelas ladeiras ao redor do Alto da Sé.

⇒ Leia mais sobre Pernambuco: Carnaval para todos os gostos e idades

Como se deslocar para os principais polos

Para Olinda

O trânsito muda durante o Carnaval na cidade, alguns acessos ficam fechados.

.Para chegar em Olinda, a melhor opção são as linhas exclusivas de ônibus que operam durante a festa. Saem de alguns shoppings que deixam o folião no Shopping Tacaruna e de lá uma van leva até a entrada da cidade. Para voltar o mesmo transporte pode ser usado, inclusive há a opção de comprar o ticket de ida e volta juntos.

Outra opção é ir nos ônibus de linha, mas sabendo que estarão bem cheios.

Os táxis também fazem o trajeto mas são muito disputados e pode demorar muito para conseguir um livre.

Para o Galo da Madrugada

A melhor opção são os ônibus de linha, apesar de estarem sempre muito cheios, param bem perto e na volta as paradas não ficam longe.

Um ano tentamos voltar de táxi, esperamos mais de uma hora e não conseguimos um carro livre, resolvemos pegar um ônibus e depois dessa experiência não arriscamos mais, sempre usamos o transporte público.

Para o Marco Zero

O trânsito no Centro do Recife também muda durante o Carnaval, mas o acesso é bem melhor do que os outros lugares já mencionados. Além dos ônibus, os táxis são uma opção e quem estiver de carro pode arriscar, a questão é que corre o risco de estacionar muito longe da praça.

Preparem as fantasias e quem não for adepto de adereços não tem problema – basta escolher uma roupa confortável porque aqui faz calor. Folia e animação não faltarão no Carnaval 2017 em Pernambuco, isso é uma certeza absoluta.

Todas essas atrações, exceto o Baile Municipal são gratuitas, mas quem preferir pode escolher um dos vários camarotes em alguns pontos de folia.

⇒ Veja a Programação do Carnaval Recife 2017 em todos os polos e as opções de camarotes, aproveitem!

Para não perder os posts com dicas de várias cidades siga a hashtag #moradorturista nas principais redes sociais e descubra novos lugares com os nossos mais de 1000 blogueiros na RBBV espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
Brasil 🇧🇷 · Onde fui · Pernambuco

Comments

  • Muito bom.

    Thiago Urgel 17/02/2017 13:48 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title