banner

5 curiosidades sobre o Valentine’s Day

O Valentine’s Day é o Dia dos Namorados mundo afora? É isso? Em alguns países representa outras coisas além disso. Essa comemoração envolve umas curiosidades que mudam de um lugar para outro.

Ano passado durante uma aula no meu curso de inglês no começo do ano, mais precisamente na semana do Valentine’s Day que é comemorado dia 14 de fevereiro, o tema de nossa aula foi como surgiu essa comemoração.

Ninguém da turma sabia da história e depois daquele dia resolvi pesquisar um pouco mais. 14 de fevereiro chegou novamente e com ele a vez do post sobre o assunto.

Vou listar 5 tópicos sobre o Valentine’s Day que achei bem interessantes para conhecermos mais sobre o tão festejado dia:

1 –  Sua origem

Como surgiu o dia de São Valentim é fato muito discutido entre muitos historiadores. Encontrei 3 versões:

– A versão mais conhecida teve sua origem relacionada ao fato do padre Valentim, morador de Roma, ter ido contra às ordens do Imperador Claúdio.

Os soldados estavam proibidos de se casarem durante as guerras porque segundo o Imperador eles teriam um melhor desempenho.

Quando os casamentos realizados pelo padre às escondidas foram descobertos, ele foi condenado à morte.

Enquanto estava aguardando do dia de sua execução, conheceu a filha de um carcereiro, a jovem era cega. O padre se apaixonou pela moça e segundo a lenda ele a fez voltar a ver. O que foi visto como um milagre na época.

Antes de morrer ele deixou uma carta de despedida e nela assinou Seu Valentim, daí surgiu a expressão Valentine’s Day que é comemorado do dia se sua morte.

2 – Algumas versões conhecidas

– Outra versão conta que o dia surgiu a partir de um festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando a deusa da mulher e casamento e o Deus da natureza.

– Ainda dizem que 14 de fevereiro marcava o início oficial da primavera.

– Na Idade Média o dia marcava o começo da época do acasalamento dos pássaros, os enamorados aproveitavam para deixar mandar mensagens para seus pares;

– No séc. XVII os ingleses e franceses comemoravam o Dia dos Namorados;

– No séc. XVIII começou a fazer parte do calendário americano com o nome de Saint Valentine’s Day.

3 – Posição da Igreja Católica

Valentine’s Day foi uma expressão usada pela Igreja Católica até o século passado quando deixou de reconhecer o padre como São Valentim por falta de evidências do milagre atribuído a ele – o de ter conseguido a volta da visão da moça.

Por volta do ano 5 depois de Cristo a igreja reconheceu Valentim como santo para suprimir as festas pagãs que aconteciam na época em que o dia era comemorado.

⇒ O Dia dos Namorados também chamado de dia de São Valentim era uma festa dedicada a São Valentim. É um feriado anual comemorado em 14 fevereiro como um dia de uma festa litúrgica para o Cristão Ocidental em homenagem a um ou mais santos chamados Valentim.

4 – Comemorações pelo mundo

Em alguns países é uma celebração cultural e comercial, é um dia de feriado e os namorados que se conhecerem em 14 de fevereiro são homenageados.

No Estados Unidos não é apenas o Dia dos Namorados, na verdade é o Dia do Amor como um todo, celebram a amizade, o amor entre pais e filhos e todas as formas de amor entre as pessoas.

Há trocas de cartas, flores, presentes e chocolates entre os que querem demonstrar o amor que sentem pelo outro.

5 – Curiosidades

    • De acordo com pesquisas de mercado realizadas nos últimos anos, no Valentine’s Day mais de 50% dos americanos comemoraram de alguma forma o dia 14 de fevereiro.
    • Quase 20 milhões de dólares foram gastos naquele dia;
    • Quase 49% compraram doces, 37,7% deram flores e mais de 50% trocaram cartões;
    • É o terceiro dia onde acontecem pedidos de casamento no país, ficando atrás apenas do Natal e Ano Novo.

⇒Fontes – fundivo.com e nrf.com

′ Há uma história de que em 1840 uma americana vendeu  U$ 5.000 em cartões no Valentine’s Day e que depois disso foi que começou a tradição do envio de cartões para comemorar do Dia dos Namorados ′

Com a modernidade, vários símbolos foram incorporados às manifestações do Valentine’s Day, cupidos e corações são espalhados por todos os cantos para celebrarem o amor. E viva o amor!

Para nós brasileiros, o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de junho que é a véspera de Santo Antônio, tido como o santo casamenteiro.

Quem nunca fez aquelas simpatias no dia 13 para saber se iria casar, com quem, quando? Eu confesso que fiz uma vez kkk.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
Categorias:
Mil Assuntos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title