banner

Visto americano: como solicitar ou renovar

Muita gente tem dúvidas e receios sobre a solicitação do visto americano, mas não é assim uma coisa tão complicada, basta ter paciência ao preencher o formulário DS-160 e o resto é fácil.

Vamos explicar os processos para solicitação para entrada nos Estados Unidos como turista, vocês vão ver que não é nada do outro mundo e não leva muito tempo para ter o comprovante de emissão do DS-160 e o comprovante do agendamento em mãos.

Etapa 1

A primeira coisa a fazer é entrar no site oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento de Estado Americanoceac.stage.gov/ceac/. Nele selecione a primeira opção (DS-160 on-line)

visto americano 3

Aparecerá então o começo do formulário. Ele deverá ser preenchido até o final com calma, mas caso não consiga acabar de uma vez, não tem problema, ele pode ser salvo e você volta em outro momento para finalizar. O segredo é ler as orientações com calma.

visto americano 2

No Brasil, 4 consulados realizam o procedimento. Eles estão em Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Veja na foto acima que no lado direito a primeira coisa a fazer é escolher ONDE você pretende solicitar o visto americano.

Vão aparecer vários países e quando chegar ao Brasil as cidades disponíveis aparecerão ao lado. Clique na que estiver mais próxima de onde você mora. Lembrando que a presença de quem solicita o visto é OBRIGATÓRIA.

Feito isso, o idioma será alterado de inglês para português, mas nem todas as perguntas estarão disponíveis em nosso idioma. Em alguns casos aparecerá uma opção para tradução e em outras continuarão em inglês, mas nada que um tradutor on-line não resolva. Fique tranquilo se não domina a língua.

Esse  formulário não pode conter erros nem rasuras. As perguntas consistem em informações pessoais sobre o solicitante, além de informações a respeito da viagem, onde pretende ir, quanto tempo pretende ficar, entre outras.

O tipo de visto para quem é turista é o B1/B2. Preste atenção porque tem vários tipos.

O preenchimento do DS-160 é feito somente on-line.  Depois de preenchido é preciso imprimir a confirmação de preenchimento.

visto americano 4

Etapa 2

Com a confirmação de envio do DS-160 impressa, o próximo passo é criar uma conta no site oficial de Agendamento do Departamento de Estado Americanoais.usvisa-info.com. Depois de criada sua conta, que é bem simples, basta preencher alguns dados pessoais, você fará o pagamento da MRV e assim será possível agendar as próximas etapas.

Antes de fazer esses agendamentos, é preciso escolher a forma de pagamento da taxa do visto americanoMRV.  Custa U$ 160 e é obrigatória para todo solicitante.

Poderá ser paga através do boleto do Citibank ou on-line via cartão de crédito internacional.

O pagamento em boleto demora até 3 dias úteis para entrar no sistema do consulado e pagamentos feitos via cartão de crédito podem ser registrados logo após a confirmação do pagamento.

Os agendamentos para as próximas etapas só estarão disponíveis após o pagamento e confirmação da taxa.

Etapa 3

Agendamentos para dar continuidade à solicitação:

1 – Visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto) – ida para tirar a foto e coletar as impressões digitais;

É preciso levar o passaporte e passaportes antigos (quem tiver vistos anteriores) a confirmação do DS-160 e a confirmação de agendamento.  Esses ítens são imprescindíveis, na falta de qualquer um deles, a solicitação será cancelada.

2 – Entrevista no consulado americano – Escolher o local e hora mais adequado para realização da entrevista.

Os documentos acima descritos também são necessários no dia da entrevista. Além deles, é ideal levar comprovantes de vínculo no Brasil (documento de carro, escritura de imóveis, carnê de mensalidade de escola/faculdade, comprovante de residência, contra-cheque ou equivalente, declaração de IR) e qualquer outro documento que comprove que o solicitante tem uma ‘vida’ enraizada no Brasil.

Etapa 4

No momento do agendamento, aparecerão 2 opções para recebimento do passaporte: pegar no CASV onde fez o procedimento ou receber pelos Correios no seu endereço.

Caso seja aprovado, o passaporte com o visto americano será entregue de acordo com sua escolha. Em caso de reprovação, o solicitante sai da entrevista com o passaporte em mãos.

Renovação

No caso de quem já teve e o visto e esse venceu, é necessário realizar novo preenchimento do DS-160, efetuar o pagamento da MRV e agendar apenas a ida ao CASV, estará dispensado da entrevista. De resto, o procedimento mapa recebimento do passaporte, em caso de aprovação, é o mesmo.

Informações importantes

  • A taxa MRV é intransferível e não é reembolsável. Tem vencimento de um ano após a data desse pagamento;
  • A presença do solicitante é OBRIGATÓRIA tanto na visita ao CASV como na entrevista, exceto para solicitantes menores de 16 anos e idosos acima de 66 anos;
  • Em caso de visto negado, não há prazo para nova tentativa. O solicitante pode requerer logo novamente a qualquer momento;
  • O visto americano não tem validade estipulada. Pode ser concedido por 5 a até 10 anos, mas já soube de casos de ter sido concedido por apenas 3 meses;
  • Não há um critério estabelecido para aprovação, o solicitante não é comunicado sobre os motivos de uma negação. Apenas recebe o veredicto os passaporte de volta.

Consulados americanos no Brasil

–  Brasília  –  SES Avenida das Nações  – Quadra 801 – Lote 03 – via L2

–  Recife  – Rua Gonçalves Maia, 163 – Boa Vista

–  Rio de Janeiro – Avenida Presidente Wilson, 147 – Castelo

–  São Paulo – Rua Henri Dunant, 500 – Chácara Santo Antônio

É isso, viram que não é nada demais? Basta ser atento e fazer as etapas de acordo com a ordem solicitada.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na EasySim 4U e  Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
Mil Assuntos

Comments

  • Super informativo esse post! Também faço eu mesma os procedimentos quando preciso renovar ou quando ajudo algum parente e acho super tranquilo, mas com um tutorial fica ainda mais fácil, obrigada! =)

    Alyssa 22/01/2017 10:04 Responder
    • Obrigada Alyssa, que bom que gostou do post :).

      Cynara Vianna 22/01/2017 18:00 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title