banner

As belezas do Parque Güell em Barcelona

Único projeto urbanístico de Gaudí, o Parque Güell foi idealizado inicialmente para ser um condomínio, onde os lotes seriam vendidos para construção de casas rodeadas por jardins. Sua construção se deu entre 1900 e 1914.

Seriam cerca de 60 lotes com previsão de 300 moradores. O condomínio teria ruas, uma praça central, um mercado e uma igreja. Um grande muro circundando toda a área faria a segurança. E ainda na área comum, uma casa para o porteiro e outra que seria para receber as visitas.

Eusebi Güell foi quem contratou os serviços de Gaudí, daí o nome do parque. Porém, as vendas não tiveram sucesso e o projeto não decolou.

O projeto de Gaudí respeita a natureza. Os muros são de pedras retiradas do lugar, os caminhos abertos ao longo do parque respeitam a topografia do terreno e o ao fundo a natureza faz um mural que mostra como o projeto estava integrado.

Quando Güell comprou a propriedade era praticamente sem plantas, mas foi plantada uma verdadeira floresta com espécies trazidas de várias partes do mundo cuidadosamente escolhidas de acordo com o clima da região.

 

parque-guell-6

Praça Oval com os viadutos e pórticos ao fundo

Os pavilhões de entrada funcionam onde eram a casa do porteiro e a casa para os visitantes, hoje funcionam uma loja e na outra parte do Museu de História de Barcelona.

parque-guell-1

Na entrada principal uma escadaria monumental dá as boas vindas a quem vai visitar o parque. No centro 3 fontes com diferentes símbolos que levam a diferentes interpretações simbólicas. Tanto a escada como as fontes são revestidas pelos pedaços de azulejos chamados de trencadís.

parque-guell-14

Os muros ao redor do parque servem de contenção. Alguns foram incorporados à inclinação natural que já existia.

parque-guell-5

Podemos passear por todo o espaço, passar por baixo dos grandes tetos de pedras e ver a grandiosidade daquele projeto tão arrojado. São os viadutos e pórticos lindamente projetados por Gaudí que formam uma verdadeira escultura gigante de pedras.

parque-guell-11

parque-guell-4

Caminhando por baixo dos viadutos de pedras, avista-se a Casa-Museu Gaudí que é mais uma atração no parque.

parque-guell-12

Casa-Museu Gaudí ao fundo

Na área descoberta onde seria a praça central, hoje chamada de Praça Oval, permanece sem piso e é rodeada por bancos de formato orgânico cobertos por pedaços de azulejos coloridos, característica muito comum na Catalunha. Os bancos têm quase 150m.

parque-guell-9

Da Praça Oval, se tem uma vista linda de Barcelona, quando fomos o tempo estaca fechado e não conseguimos ver muita coisa, mas boa parte da cidade pode ser vista de lá. É muito comum os turistas ficarem nos bancos frontais fotografando a cidade lá do alto.

parque-guell-7

Embaixo da Praça Oval fica a Sala Hipostila. São 86 colunas góticas com 6m de altura. Esse espaço seria o mercado no projeto original.

parque-guell-10

Vejam os turistas no alto da Praça Oval e as colunas da Sala Hipostila

O teto dessa sala é todo revestido com azulejos brancos e nos espaços recorrentes das semiesferas que formam o teto, 4 rosetas coloridas de autoria de Josep Maria Jujol que usou cerâmica e vidro.

parque-guell-3

Esse espaço está sempre cheio de gente, uns sentados descansando, outros passando, outros ouvindo os artistas que chegam ali para mostrar sua arte no violão em troca de alguns euros.

Olhando de baixo pra cima, a vista também impressiona.

parque-guell-2

Não é surpresa que o Parque Güell tenha sido nomeado Monumento Histórico Artístico da Espanha em 1969 e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984. Gaudí conseguiu deixar um legado importantíssimo para a cultura catalã com juz a todo o reconhecimento que recebeu até hoje.

O Parque Güell recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano, sendo o monumento mais visitado em Barcelona. Devido ao grande número de visitantes, a entrada deixou de ser gratuita. O ingresso custa a partir de 7 euros para adultos.

Há opções de ingresso mais visita guiada e o acesso ao Museu de História de Barcelona tem ingresso separado. O ingresso tem hora determinada.

Mais informações: parkguell.cat

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na EasySim 4U e Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · ·
Categorias:
Barcelona · Espanha 🇪🇸 · Europa · Onde fui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title