banner

12 lugares para ir em Berlim

Berlim é uma cidade enorme e tem uma história pra lá de interessante com lugares imperdíveis que devem ser visitados. Com uma população de mais de 3 milhões de habitantes, é a capital da Alemanha e a segunda maior cidade da União Europeia.

Caminhar é uma forma muito boa de conhecer alguns pontos e usar o metrô ou ônibus é outra maneira de circular pela cidade já que o transporte público funciona muito bem. Os ônibus das linhas 100 e 200 fazem o trajeto pelos principais pontos turísticos.

Fomos no mês de outubro, era outono e estava bem frio. Dias nublados, chuvosos e outros com um céu azul com vento frio foram o cenário durante nossa passagem por Berlim.

Essa lista de 12 lugares para ir é o resumo do que gostamos mais e achamos que valem muito a pena conhecer, mas claro que há outras atrações que merecem ser visitadas.

1 – Tiergarten

Significa ‘Jardim dos animais’, é o segundo maior parque de Berlim. Tem pouco mais de 200 hectares e aproximadamente 2km² de área.

É considerado o pulmão da cidade. Inicialmente era o campo de caça da realeza mas depois transformado num espaço público para a população e hoje é um dos lugares mais visitados por turistas que vão à Berlim.

 

berlin-3

Sofreu danos durante a Segunda Guerra Mundial, muitas de suas árvores foram derrubada e seus troncos usado como lenha, mas am 1949 o trabalho de reflorestamento começou e o parque é atualmente extremamente arborizado.

Nele fica o Palácio Bellevue, residência oficial do presidente da Alemanha.

Há muito o que se ver no parque além dos seus jardins e lagos.

Endereço: Straße des 17. Juni – Tiergarten

2 – Reichstag – Parlamento de Berlim

Foi um dos alvos principais dos ataques aéreos do Exército Vermelho em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a reunificação em 1999, o prédio passou a ser a sede do Parlamento alemão.

berlin-2

Além da visita ao prédio, subir à cúpula é uma opção muito procurada pelos turistas. Ela é em vidro e aço e proporciona uma linda vista da cidade de Berlim. A visita é gratuita mas é preciso agendar pelo site com antecedência.

Mais informações: visite.bunderstag.de

Endereço: Platz der Republik 1

3 – Zoológico

Já fizemos a review sobre o zoo, para ver é só clicar no título acima.

É lindo e os animais são muito bem tratados. No dia que fomos estava chuvoso as mesmo assim aproveitamos muito.

Com mais de 13.000 animais de 1.400 espécies, fica no bairro de Tiergarten.

berlin-7

Mais informações: berlin.de

Endereço: Hardenbergplatz 8

4 – Alexanderplatz

Essa praça fica no centro da cidade e está sempre muito movimentada por ter um terminal de transporte público.

Fomos no final da tarde e estava havendo uma feira típica, foi ótimo porque aproveitamos e comemos as tradicionais salsichas alemãs.

berlin-9

É um tipo de lugar ideal para ir durante o dia, à noite dizem que é deserto, não vale a pena arriscar.

Muitas lojas e hotéis estão pelos arredores e há quem prefira se hospedar na região pela facilidade de locomoção, mas aí fica a questão da segurança à noite…eu não conheço histórias a respeito, mas com quem mora por lá comenta a respeito nós preferimos não arriscar.

Mas durante o dia é um lugar que merece ser visitado sim, mostra o dia a dia dos berlinenses que passam aos milhas diariamente.

Endereço: 10178 Berlin

5 – Torre da TV – Fernsehturm

Construída em 1961, tem 368m de altura. O legal de subir é ver a cidade lá do alto. Já comentamos que adoramos esse tipo de passeio lembram?

Londres vista da cúpula da Catedral de St Paul
New York: Top of the Rock ou Empire State?
Skywalk Observatory em Boston

berlin-5

A torre da TV é a construção mais alta de Berlim, pode ser vista de vários pontos da cidade.

As filas para subir são geralmente muito longas, quando fomos ficamos mais de uma hora esperando, mas estávamos sem pressa, queríamos muito ver o que o visual nos reservava.

Mais informações: tv-turm.de

Endereço: Alexanderplatz

6 – Potsdamerplatz

Depois de ter sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Fria, a Potsdamerplatz foi reconstruída após a queda do muro e é hoje um importante ponto da cidade de Berlim.

É um grande centro comercial com inúmeras empresas ao seu redor. Nela encontramos partes do muro de Berlim com painéis contando a história da separação da Alemanha.

berlin-8

7 – Berliner Dom – Catedral de Berlim

A primeira igreja no local data do final do séc. XV, mas o que vemos hoje é do final do séc. XIX. Pra mim, uma das mais belas catedrais europeias não só por fora mas por dentro também.

Foi muito danificada durante os bombardeios da Segunda Guerra. A reconstrução das áreas mais danificadas só começou nos anos 70 e finalmente em 2002 a cripta Hohenzollern foi finalmente reaberta ao público. Essa era a última parte a ser restaurada.

Fica na Ilha dos museus, tem consertos e eventos em seu interior.

berlin-4

Ingressos: 7 euros

Endereço: Am Lustgarten, 10178

8 – Museumsinsel – Ilha dos museus

Localizada no centro da cidade, é uma ilha do rio Spree. 5 museus compõem a ilha além da Berliner Dom mostrada acima.

Bastante destruída na época da guerra, a ilha dos museus passou por anos de completo abandono além de ter muitas obras levadas pelos aliados. Já foi um área residencial e só no séc. XIX foi destinada à arte.

Após a queda do Muro de Berlim, foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO e passou a receber investimentos que ainda hoje estão sendo usados para revitalização que não tem data para acabar.

E por falar nisso, veja também Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor.

berlin-11

Na ilha ficam 5 museus maravilhosos: Museu Pergamon, Museu Bode, Museu Antigom Museu Novo e a Antiga Galeria Nacional.

Todos merecem ser visitados. reserve um dia inteiro no seu roteiro se pretende conhecer todos. E olhe que ainda será pouco :).

9 – Brandenburger Tor – Portão de Brandemburgo

Símbolo de Berlim concordam? Acho que é o lugar mais fotografado pelos turistas. Tivemos essa impressão quando estávamos pesquisando sobre Berlim, vimos tantas fotos e referências que foi um dos primeiros lugares que fomos conhecer.

Tem um valor histórico muito importante para a Alemanha. Construído entre 1788 e 1791, une hoje o centro histórico e o Tiergarten. São 26m de altura por 65m de largura. Fica no lado ocidental de Berlim.

Em 2000 e 2002 passou por reformas e é o símbolo da prosperidade e unificação alemãs.

berlin-1

Muitos turistas passam pelas portas durante todo o dia e a noite. Uns param para discutirem sobre o significado do lugar que ficou interditado durante a separação do país.

Endereço: Pariser Platz

10 – Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche – Kaiser Wilhelm Memorial

A Kaiser Wilhelm é uma igreja luterana construída em 1890 e foi praticamente destruída nos bombardeios de 1943. As ruínas ficaram intactas e na década de ’60 passou por uma nova construção.

Mantiveram parte do que restou (como aparece lá no fundo na foto) e ao lado foram construídos um foyer e um campanário.

Atualmente o memorial é um importante símbolo do lado ocidental da cidade e é chamado pelos berlinenses de “der Hohle zahn”- o dente oco.

berlin-10

Endereço: Breitscheidplatz

11 – Holocaust Denkmal – Memorial do Holocausto

Com 2.711 blocos de concreto representando os mais de 6 milhões de judeus mortos durante o holocausto. O Memorial ocupa 20.000 m² de uma área que também traz um museu contando toda a história das barbáries praticadas pelos nazistas.

São retratadas em fotos, vídeos, cartas, projeções. Foram tantas vítimas que é impossível ouvir os nomes de todos na sala dedicada a isso. Presume-se que seriam necessários 6 anos para ouvir todos.

berlin-13

A entrada é gratuita mas quem quiser fazer uma visita com audio-guia para 4€ pelo equipamento.

Endereço: Cora-Berliner-Straße 1

12 – Checkpoint Charlie

No limite entra a Alemanha Oriental e a Ocidental durante a Guerra Fria havia um posto militar que foi nomeado de Checkpoint Charlie pelos Aliados.

Para alguns alemães era visto como uma passagem para a liberdade. Dividia o leste e o oeste, ficou ativo por 27 anos e é muito retratado em livros e filmes.

berlin-12

Endereço: Friedrichstraße 43-45

Deu pra ter uma ideia do que ver em Berlim? Acho que dá pra começar esboçar um roteiro :).

Quem foi a esses lugares? O que achou? E tem dicas de outros para passar pra quem ainda não conhece a cidade? Comenta aqui.

Para saber mais sobre Berlim, indicamos o blog Tá indo pra onde? de Fernanda Scafi, ela tem muita coisa sobre a cidade porque morou por lá um tempo.

Onde ir em Berlim

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
Alemanha 🇩🇪 · Berlim

Comments

  • Opa, vamos para Berlim em fevereiro e já está salvo nos meus arquivos de viagem. Amei!

    Michela Borges Nunes 27/10/2016 20:26 Responder
    • Que joia Michela, então esse post vai lhe ajudar a montar seu roteiro. Legal.

      Cynara Vianna 28/10/2016 09:46 Responder
  • Obrigada pelo link!!! Só agora que vi! hehehe Hoje mesmo estava MORRENDO de saudade de Berlim, pesquisando pra escrever mais um post… aiaiai Não vejo a hora de voltar!!! Bjs!

    Fernanda - Blog Tá indo pra onde? 09/05/2017 18:53 Responder
    • Por nada, quando escrevi esse post sabia que você tinha muita coisa a respeito, não poderia deixar de dar a dica aos meus leitores :). Escreva mais sim! Bjs.

      Cynara Vianna 10/05/2017 09:44 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title