banner

A Sagrada Família e Gaudí. A obra e seu criador.

Como ir à Barcelona e não visitar à Sagrada Família? Não dá para falar da igreja sem associá-la a seu mestre Gaudí. É um dos pontos turísticos mais procurados em toda a Espanha. 

Sagrada Família é uma das maravilhosas e impressionantes obras de Antonio Gaudí, o ‘construtor do séc. XX’ como foi chamado por Le Corbusier. Só estando diante de suas construções para ter ideia da genialidade desse filho de humildes artesãos da região de Tarragona.

Considerada a ‘obra mestra’ de Gaudí, o templo expiatório da Sagrada Família teve o início de sua construção no ano de 1882. Os primeiros passos do projeto foram dados por Martorelli e Francisco del Villar. Esse último se desligou logo após o início da construção da cripta. A partir de 1883, Martorelli convidou o jovem Gaudí para auxiliá-lo na empreitada.

Acontecimentos fizeram com que Gaudí tomasse a frente de tudo, propôs então um projeto radicalmente diferente do inicial. A Sagrada Família tornou-se a razão de sua vida…

sagrada-familia-gaudi

Morou os últimos 15 anos de vida num quarto nas dependências da catedral e seu corpo está sepultado na cripta. Gaudí tornou-se parte da Sagrada Família e vice-versa. São dois nomes que nunca são mencionados separadamente, estão interligados apesar dele não ter visto muito da obra antes de morrer. Só teve tempo de presenciar a conclusão da primeira torre.

A Sagrada Família teve suas obras interrompidas em 1935 durante a Guerra Civil Espanhola. O prédio sofreu algumas avarias decorrentes de um incêndio, mas depois as obras foram reiniciadas.

São custeadas pela verba dos visitantes e das doações sabiam? Então gente, visitem que vale a pena, não só pelo que podemos ver, mas também para darmos um pouco de contribuição para que seja possível vermos essa maravilha finalizada.

A previsão é de que a obra acabe em 2026, mas já li que pode chegar a 2032. Tomara que acabe o mais rápido possível porque quero muito voltar e ter a oportunidade de vê-la concluída.

Fomos pela manhã e ficamos praticamente todo o período dentro da igreja. Impossível não se impressionar não só com a grandiosidade, mas com a riqueza de detalhes de cada canto.

Um pouco da Sagrada Família

São 3 fachadas principais:

1 – A do Nascimento, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, assim como a cripta. Fica voltada para o lado onde nasce o sol.

Veja no post Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor uma lista de posts com outros lugares que têm esse status pelo mundo.

sagrada-familia-nascimento

Fachada do Nascimento

sagrada-familia-detalhes-fachada

Detalhe da fachada do Nascimento

2 – A da Morte que fica do lado oposto à do Nascimento. Lado onde o sol se põe.

sagrada-familia-fachada2

sagrada-familia-paixao

3 –  A da Glória que mostra a Ressureição de Cristo como destaque.

sagrada-familia-imagem

Interior

Detalhes não faltam em toda a obra, seja na parte externa ou na interna, muitos elementos chamam atenção, seja por sua grandiosidade, por sua beleza, por sua complexidade, exuberância, execução.

sagrada-familia-interior

Sagrada Família reúne muita coisa que envolve arquitetura, arte, engenharia, perseverança, esperança e a meu ver, amor. A vontade de ver concluído o sonho de seu mestre maior dá toda a força aqueles que puxaram pra si essa responsabilidade.

Internamente sua estrutura impressiona, os enormes pilares se encontram no teto formando uma estrutura geométrica com grande complexidade em sua construção e sustentação.

sagrada-familia-colunas

Como não ficar de queixo caído ao ver uma construção desse tipo que surgiu no séc. XIX quando os recursos eram tão escassos? Mas que o sonho de um artista não levou em consideração, ele apenas acreditou que seria possível.

sagrada-familia-interior2

sagrada-familia-teto

sagrada-familia-vitrais

Os vitrais permitem a entrada luz natural e ainda proporcionam um colorido lindo no interior da igreja.

Nas portas há inscrições cravadas, uns dizem que são o Pai Nosso escrito em 50 idiomas diferentes, outros falam que são inscrições do evangelho que descrevem as cenas que estão representadas pelas esculturas da igreja.

sagrada-familia-textos

Gaudí

Deu pra perceber a ligação entre a obra e seu criador? Com o tempo foi se intensificando mesmo sem a presença de Gaudí que deixou um legado forte, consistente.

Não foi fácil projetar um prédio que no final teria mais de 170m de altura, que depois de pronto se tornaria a maior igreja da Europa. E não só por isso seria importante, mas principalmente pela amplitude total do projeto, que tornou a Sagrada Família a primeira catedral moderna, desligada de toda a tradição e linguagem clássica da arquitetura religiosa.

Entender a arte de Gaudí não é tarefa fácil, é preciso ler e reler várias vezes seus conceitos, ter olhos críticos para entender suas obras, mas principalmente, sentí-las. Não defendo o conceito de ‘entender’ sobre arte, o essencial a meu ver é sentí-la e só.

Na Sagrada Família, mesmo quem é seguidor de outras religiões com certeza sai impressionado com o que vê, porque não é somente o registro da história cristã, e sim um lugar que abriga muita arte.

Para mais informações:  www.sagradafamilia.org

Mais sobre Barcelona:

Roteiro de 2 dias em Barcelona

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na EasySim 4U e Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
Barcelona · Espanha 🇪🇸 · Europa

Comments

  • Caramba eu sabia que esse igreja era incrível, mas não sabia que era tanto, vê-la pronta vai entrar pra lista de coisas que não posso deixar de fazer. Amei o post!

    Matheus Crespo 22/09/2016 21:09 Responder
    • Com certeza Matheus, também temos planos de voltar pra vê-la finalizada.

      Cynara Vianna 23/09/2016 11:18 Responder
  • Uau Cynara, esta igreja é linda mesmo! Eu desconhecia o fato de ela ter 3 fachadas. Incrível mesmo, muito linda!

    Itamar Japa 24/09/2016 00:17 Responder
    • A Sagrada Família é maravilhosa Itamar, impossível não se impressionar durante a visita.

      Cynara Vianna 26/09/2016 10:33 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title