banner

Murano. Será que é uma mini Veneza mesmo?

A pouco mais de 1 km de Veneza fica Murano, que na verdade é a maior das 7 ilhas que formam um arquipélago que com a fama das fornalhas de vidro é muito procurada pelos turistas que visitam a tão famosa ilha vizinha.

Em nossa segunda viagem à cidade dos amantes resolvemos colocar Murano em nosso roteiro. Passamos uma manhã passeando pela pequena ilha que tem cerca de 5 mil habitantes, mas que é tão charmosa com suas cores, casas, barcos, até com um Grand Canal que a torna uma variação mini de Veneza sem dúvida nenhuma.

Seguimos no vaporetto 3, que é o meio de transporte mais usado pelos locais e turistas e que parte em frente à estação de trem Santa Lucia. O percurso, como é bem pequeno, é bem rápido, tranquilo e tem uma vista linda das ilhas.

Murano-11

Murano-10

O vaporetto estava bem vazio, podemos curtir o trajeto sem nenhuma obstrução nas janelas.

Murano-2

Desembarcamos em Murano na estação Colonna. Perguntamos onde poderíamos encontrar uma fábrica de vidros, queríamos assistir a uma demonstração que sabíamos que é comum nas fornalhas das lojas.

Murano-4

Chegando na estação

Seguindo à esquerda da estação até o final da Fondamenta Serenella, chegamos à Vetreria Murano Arte que foi indicada por um rapaz que estava no desembarque.

Vimos que em 10 minutos começaria uma apresentação de fabricação de peças de vidro. Nos unimos ao grupo que estava esperando e entramos. O limite era de 10 pessoas por vez.

Endereço: Calle San Cipriano 48/1

Mais informações: vma.murano.it

E lá estava a fábrica, de um lado o salão onde ficava o artesão – acho que posso chamá-lo assim – com o forno e outras ferramentas de trabalho, e do outro uns pequenos degraus em madeira para nos acomodarmos em pé. Eram 3 apenas para que quem estivesse atrás pudesse ter uma visão livre da apresentação.

Murano-7

Murano-8

Murano-9

A apresentação dura uns 15 minutos e é gratuita, mas na saída podemos deixar uma gorjeta. O artesão mostra rapidamente como é o processo de fabricação de uma peça. No final ele mostra o resultado que é surpreende pelo tempo que ele leva para fazer.

A variedade de peças é impressionante, são lustres, objetos de decoração, copos, taças, pratos, jóias, tudo lá existe em vidro.

O processo de fabricação do vidro é tradicional em Murano há muitos anos. Foi passado de geração a geração e ainda hoje há segredos não revelados.

Na verdade, a tradição começou em Veneza, mas com os frequente incêndios nos fornos, o Senado decidiu que os vidreiros teriam que se mudar para a pequena ilha Murano. Isso aconteceu em 1291.

Porém, como os segredos e mistérios para se obter os melhores resultados nas formas e cores eram guardados a sete chaves, os vidreiros não podiam sair da ilha, vai que algum revelasse detalhes ao concorrente?

Interessante isso né? Soube assistindo ao snap @italiaperamore de Isa do blog  Itália per Amore que coincidentemente estava por Murano quando eu escrevia esse post :). Sorte minha hein!

Então, para evitar que os incêndios causassem um estrago maior em Veneza, as fornalhas foram transferidas para Murano e permanecem até hoje, e alguns segredos ainda são bem guardados…

Infelizmente o mercado chinês começou a falsificar os vidros de Murano. É comum encontrar peças que não são fabricadas na ilha mas que levam a fama.

Mas Murano não é só vidro. Caminhar pelas estreitas ruas, atravessar as pequenas pontes além de entrar nas várias lojas que vendem o produto principal da ilha é um delicioso passeio.

Murano-6

Murano-1

Fondamenta del Vetrai. Principal rua que circunda o canal.

É muito calma e mesmo com os turistas que são maioria pelas calçadas, a mini Veneza – pra nós isso se confirmou – traz o mesmo visual encantador e no meu caso quase hipnotizador que sinto quando estou em Veneza. As janelas, os barcos, as cores das fachadas…E as lojas que vendem vidros e cristais estão por toda parte.

Murano-5

Passeamos por quase toda a manhã pela ilha, compramos umas peças de vidro e pegamos o vaporetto para voltarmos à Veneza.

Murano-12

Conjunto com 6 copos para licor, uma petisqueira e um palhacinho que me encantou

Na volta o céu estava mais limpo e azul e o passeio no barco foi ainda mais gostoso.

Murano-3

Saímos de Murano super satisfeitos com o passeio e indicamos para quem estiver programando uma viagem à Veneza.

Se for ficar mais de 3 a 4 dias, não deixe de reservar algumas horas numa manhã ou numa tarde e vá conhecer a pequena ilha, vale a pena. Sabemos que não vimos tudo, mas o que foi possível já nos deixou felizes ;).

Uma observação importante: no verão, dependendo da temperatura, as fornalhas fecham. Para quem vai nessa época, o ideal é procurar saber antes de pegar o vaporetto se estão funcionando ou não, isso para quem tem interesse em ver o processo, mas para quem não faz questão, pode ir passear por Murano sem restrições :).

Mais sobre Veneza:

Veneza apenas em fotos

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · ·
Categorias:
Europa · Itália 🇮🇹 · Onde fui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title