banner

Caruaru: São João num bate-volta de Recife

Pela primeira vez resolvemos ir para Caruaru na véspera do São João (23/06), já fomos nas semanas anteriores ou na posterior, mas na véspera nunca havíamos ido. Esse ano decidimos com antecedência e fizemos um bate-volta de Recife dormindo uma noite na Capital do Forró.

Reservamos hotel em janeiro para garantirmos nossa dormida, independente da programação, que ainda não estava definida, queríamos conhecer como era o São João tão famoso e tão perto de nós.

Como ir

Para quem mora aqui (Pernambuco) o carro é a melhor opção. O trajeto é pela BR 232 que é totalmente duplicada e com asfalto em excelente estado. Para quem vem de outros estados, há algumas opções de transporte para chegar à Caruaru. 

1 – Carro alugado

Essa é uma boa opção, basta reservar um carro por uma diária que já dá pra fazer o passeio.

2 – Ônibus

O arriscado é conseguir passagem, podem tentar comprar pela internet no site Guichê Virtual, se deixar para comprar no dia é muito difícil conseguir.

3 – Transfer contratado

Vários receptivos fazem o passeio bate-volta, mas esses têm hora marcada para voltar. Outra forma, para grupos maiores, é contratar um van que leva e fica lá esperando fazendo um acordo prévio de horários.

Caruaru-16

O que ver

As comemorações do São João começam no início do mês de junho e encerram oficialmente no dia de São Pedro – 29/06. Pela cidade ainda ficam pequenas comemorações, principalmente no Alto do Moura que mesmo na semana do São João tem sua programação totalmente diurna nos seus bares, restaurantes e pelas ruas.

Há outros polos de entretenimento. Vou colocar aqui o folder com a programação dos 3 principais dias do evento desse ano e o mapa para vocês entenderem melhor.

Caruaru-22

Caruaru-23

Onde se hospedar

Nós optamos pelo WA Hotel que fica mais afastado do centro, mas há opções de hotéis que não precisa estar de carro para chegar ao Pátio do Forró, como o Grande Hotel São Vicente, o Center Plaza e o  Central Caruaru por exemplo.

Como comentei anteriormente, reservamos nossos quartos em janeiro para garantirmos vaga e preços mais acessíveis. Muita gente dorme em motéis ou até mesmo nos carros por não conseguirem onde ficar por terem deixado para procurar acomodação muito perto dos dias de festa.

O WA Hotel é incorporado ao Shopping Caruaru que foi reformado e ampliado. O hotel é super novo. Adoramos a estrutura.

Caruaru-6

Fachada do hotel

Uma parte do estacionamento é disponibilizada exclusivamente pra hóspedes do hotel. No checkin entregamos o ticket que pegamos na entrada do shopping onde é colocado um adesivo com validade de 24 horas e gratuidade.

Caruaru-7

Prédio de estacionamento do shopping, uma parte do térreo é reservada para hóspedes

Tudo é muito organizado, moderno, salões amplos e atendimento excelente.

Caruaru-8

Caruaru-10

Área comum e restaurante onde é servido o café da manhã

O quarto é espaçoso, cama muito boa e banheiro num bom tamanho.

Caruaru-17

Outra opção válida para grupos e/ou famílias, é alugar uma casa. Muitos moradores, assim como em Olinda durante o Carnaval, saem de suas casas e alugam para os visitantes. Não sei preços porque nunca testamos.

Fomos e voltamos de táxi para o pátio. Não há nenhuma dificuldade, pelos arredores ficam vários em pontos à espera do passageiro.

O que vimos

Pretendíamos ir ao Alto do Moura e à noite passarmos pelo Polo Cultural e depois assistirmos aos shows no Pátio do Forró, mas não conseguimos sair de Recife na hora planejada, pegamos um trânsito terrível, e uma viagem que geralmente dura 1:30h (145km) durou 4:30h. As atrações  no Alto do Moura já haviam encerrado então fomos direto para o hotel.

Minha irmã que mora em Garanhuns conseguiu chegar com hora para dar uma passada no Alto do Moura, mas foi bem rápido.

Caruaru-20

Caruaru-1

Casa onde morou o Mestre Vitalino que também é um pequeno museu com peças que pertenceram a ele

Polo Cultural

Uma dica é chegar por ele porque se for direto para o pátio não vão ver as atrações dessa área. São montadas estruturas para apresentações musicais, há exposição de bonecos gigantes de personagens típicos da região, igreja para os devotos, muitas bandeirinhas coloridas penduradas, apresentação de bacamarteiros, concurso de quadrilhas, salão para dança. Tudo gratuito, é só chegar…

Caruaru-18

Caruaru-11

Caruaru-13

Vejam o tamanho dos bonecos atrás de nós

Caruaru-4

Caruaru-12

Tenda onde há o concurso de quadrilhas

Caruaru-15

Pavilhão com exposições e venda de artesanatos

Caruaru-5

Espaço para contação de histórias de bonecos de mamulengo

Caruaru-14

Interior do espaço de mamulengo

No caminho até o pátio passamos por barracas vendendo comidas típicas.

Caruaru-2

Pátio do Forró

Logo na entrada uma enorme estátua de Luís Gonzaga dá as boas vindas a quem está chegando disposto a arrastar o pé ao som de muito forró.

Caruaru-3

E no mais, um grande pátio com espaço ao ar livre no centro, camarotes montados num lado, uma área coberta para quem quiser pagar para sentar em mesas e uma rua paralela com várias barracas vendendo comida e bebida. E claro que o enorme palco no centro.

Caruaru-9

Caruaru-21

Nós caminhamos para conhecermos tudo e voltamos para o pátio central. Ficamos não muito perto do palco porque tinha mais gente.

É uma festa popular, com entrada gratuita e que, dependendo da atração principal da noite, pode chegar a ter mais de 100.000 pessoas. No dia que fomos isso não aconteceu, estava bem tranquilo e podemos dançar e curtir essa festa que pra nós é tão representativa.

Muito policiamento, não vimos nenhuma situação de risco, estávamos com minha sobrinha de 13 anos e o ambientes era totalmente favorável.

Quem quiser pode levar sua bebida desde que esteja em embalagem plástica. Há vários bares montados e oferecem todos os tipo de bebidas e muitas opções de comida também.

Quem pretende ir à Caruaru para conhecer o São João de lá, deve ir sabendo que é uma festa de rua, mas com muita alegria, todo mundo dançando o ritmo que mexe com todos por aqui.

Há quem vá para assistir o show de um artista específico, e na maioria dos anos, os mais famosos se apresentam durante em outros dias (22 e 24). Fomos dia 23 e artistas locais foram as atrações, para nós não poderia ter sido melhor, curtimos o forró pé de serra autêntico nordestino.

No folder que coloquei mais acima mostra as atrações dos 3 dias principais.

Chegamos no hotel às 3h da manhã, no outro dia partimos no meio da manhã de volta para Recife. Gostamos muito da experiência e pretendemos repetí-la outros anos.

Quem já foi para Caruaru nessa época? O que achou? Conta pra gente.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
América do Sul · Brasil 🇧🇷 · Onde fui · Pernambuco

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title