banner

O que fazer em 2 dias em Praga

Na volta de uma viagem pela Europa sempre fica a sensação de que deixamos poucos dias para cada cidade né verdade? Quando saímos de Praga depois de 2 dias passeando por suas ruas, a sensação era de que precisaríamos de pelo menos mais 3 pra vermos tudo o que cidade tem a oferecer.

E claro que a vontade de voltar é imensa para irmos onde não tivemos tempo, repetirmos algumas visitas e explorar mais aquilo que só descobrimos quando chegamos por lá e não deu pra encaixar em nosso roteiro.

Nossa chegada em Praga foi um tanto conturbada, tivemos 2 imprevistos, um ainda na estação de  trem quando chegamos e outro no quarto do hotel (fechamos as malas com o chaveiro dos cadeados dentro). Os famosos e tão frequentes perrengues em viagens sempre estão presentes mesmo quando planejamos tudo com cuidado, mas nosso lema é ‘tudo que acontece numa viagem faz parte dela’, levantamos a cabeça e seguimos com nosso planejamento.

Chegamos na cidade tarde da noite, ficaríamos 2 dias inteiros e partiríamos para Budapeste no começo da noite do segundo dia. Sabíamos que Praga tinha excelentes museus, mas sabíamos também que caminhar pelas ruas era muito interessantes, então optamos por usarmos nosso tempo visitando os principais pontos turísticos e aproveitarmos alguma coisa que surgisse pelo caminho.

Vou colocar um mapa turístico pra vocês entenderem melhor o percurso.

Praga55

Como de costume, saímos cedo do hotel, pegamos um trem a 2 quadras de nosso hotel para o ponto de partida de nosso roteiro.

Praga26

Praça Venceslau

O coração comercial de Praga. Em 1968 foi onde aconteceu a invasão das forças do Pacto de Varsóvia.  É bem larga, com um jardim no meio e prédios dos dois lados onde funcionam lojas, hotéis e restaurantes.

Praga3

Museu Nacional

Fica na Praça Venceslau, como comentei, não visitamos mas não tiramos uma foto da linda fachada do prédio.

Praga40

O museu é aquele prédio no fundo da foto

Havelske Trziste (Havel’s Market)

Descendo a Praça Venceslau no sentido da Cidade Velha, fica o Havelske Trziste, um mercado de rua com barracas que vendem souvenirs, frutas e artesanato. Eu adoro esse tipo de lugar, não resisti e comprei um bruxa sentada num balanço, é de pendurar no teto. Quando a gente bate palmas perto dela, acende os olhos, dá uma gargalhada e se remexe no balanço. É uma graça e lembra muito uma marionete, que faz parte da tradição histórica.

Praga37

E ficamos carregando a sacola até tarde da noite quando voltamos pra o hotel kkkk

Relógio Astronômico (Orloj)

Saindo do mercado de rua, vai ter uma sinalização na parede de um dos prédios avisando sobre a passagem pra Praça da Cidade Velha

Praga61

Seguindo em frente, abre-se um espaço mais largo onde chegamos de frente com o Relógio Astronômico, vimos muito gente parada em frente esperando para ouvirem e virem os apóstolos fazendo sua aparição.

Praga43

Tinha muita gente, ficamos num lugar que deu pra vermos bem o relógio mas não conseguimos registrar os bonequinhos passando. Eles saem por essas janelinhas, ainda dá pra ver um na do lado esquerdo da foto acima.

Praga44

É um relógio medieval com sua parte mais antiga desde 1410, instalado na lateral do prédio da antiga Prefeitura que fica na Praça da Cidade Velha. Tem um mostrador astronômico com as posições no Sol e da Lua mostrando as horas, os bonequinhos representam a Caminhada dos apóstolos, representada pelos apóstolos, por Cristo e o arcanjo Gabriel e o outro mostrador traz uns medalhões representando os meses do ano com os signos do zodíaco.

Os apóstolos aparecem a cada hora das 9 às 21h.

Praça da Cidade Velha (Staromestske Namesk)

É um dos pontos mais visitados de Praga, sempre movimentada, com muita gente passando, outras paradas observando a beleza do lugar que é de impressionar, seja durante o dia ou a noite. Outras pessoas sentam-se nos bancos ao redor da fonte e ficam observando os passantes, conversando, outras assistem aos artistas itinerantes que vai e vem se acomodam pela praça pra mostrarem sua arte…

Praga35

Praga32

Igreja Nossa Senhora Diante de Tyn ao fundo

Praga33

Catedral de São Nicolau

Fica ao lado da Praça da Cidade Velha, é uma imponente igreja. Construída no séc. XVIII em estilo barroco, está localizada onde antigamente era a igreja paroquial de Praga.

Praga34

A igreja de São Nicolau é riquíssima, seu interior foi sendo construído ao longo de muitos anos e com isso traz características de vários estilos e épocas. O lustre de cristal oferecido pelo czar Nicolau II é um ponto de destaque para quem vai visitar a igreja.

Praga31

Foto tirada durante o dia quando fomos visitar a igreja

Praga30

Praga59

Foto tirada à noite quando fomos assistir a um concerto na igreja

Parada para almoçar e tomar uma cerveja

Praga29

Não sei o nome do restaurante onde paramos, estávamos caminhando a caminho do bairro judeu (Josefov), a fome bateu e resolvemos entrar no primeiro lugar que nos agradou. Almoçamos uma massa, tomamos uma cerveja cada um, apesar do dia frio que estava fazendo e seguimos nosso passeio.

Bairro judeu (Josefov)

O bairro judeu de Praga, o Josefov na verdade praticamente não existe mais. Depois das obras de saneamento realizadas no final do séc. XIX devido à grande insalubridade do local, destruíram grande parte do bairro para dar lugar a grandes avenidas e prédios burgueses, mas ainda restaram o cemitério e 6 sinagogas.

Praga48

Esse prédio bege do lado esquerdo é a Sinagoga Velha-Nova que ainda está aberta

Praga46

Detalhe do prédio da Sinagoga Velha-Nova

Cemitério Judeu

Segundo uma comunidade judaica, trata-se do mais antigo cemitério judeu da Europa. Teve seu primeiro sepultamento ainda no séc. XV. O número de túmulos é incerto porque supõe-se que várias camadas de túmulos e lápides foram se acumulando umas por cimas das outras ao longo dos anos que esteve em funcionamento.

Praga28

Estátua de Franz Kakfa

Ainda no bairro judeu, pode-se visitar a casa e ver o monumento dedicado ao famoso escritor Franz Kafka.

Praga47

Letná Park

Um enorme parque na cidade, fica às margens do Rio Vltava. Em 1996, Michael Jackson escolheu o Letná Park para abrir a turnê HIStory World Tour.

Optamos por atravessarmos a ponte e subirmos a pé, há uma grande escadaria que dá acesso ao topo mas pode-se subir de bonde.

Praga27

Praga60

Praga25

No topo da escada

Praga49

E pra nós, o difícil foi sair de lá, Praga vista lá do alto é encantadora, a gente ficou tentando localizar o que já havíamos visto. É uma maravilha esse parque.

Praga14

Praga23

Praga24

Praga22

A famosa Ponte Carlos lá no fundo

Castelo de Praga (Prazky Hrad)

Fundado no séc IX, está na Colina Hradcany, onde surgiu a cidade de Praga. Atualemente é a residência presidencial. O Castelo de Praga é na verdade uma ‘pequena cidade’ com alguns lugares abertos à visitação.

Praga8

O Castelo é aquele prédio claro no fundo da foto com as torres da igreja de São Vito coladas a ele. Visto do outro lado do Rio Vltava

Praga17

Praga19

Praga20

Catedral de São Vito (Chram Soateho Vita)

Não conseguimos entrar na Catedral de São Vito porque estava havendo um casamento, ficamos impressionados ao saber que há cerimônias da igreja.

Praga18

Vejam a quantidade de gente em frente à igreja

A catedral foi construída em 1344 em estilo gótico, é a maior igreja da República Tcheca.

Teatro de marionetes

Na volta do Castelo, passamos na frente do teatro de marionetes e não resistimos, compramos os tickets e fomos assistir a peça Don Gionanni, foi uma das surpresas que encontramos pelo caminho.

Praga5

Concerto de música clássica na igreja

Outra agradável surpresa foi quando estávamos visitando a Igreja de São Nicolau. Fomos abordados por uma moça oferecendo ingressos para um concerto na igreja, seriam 2 apresentação naquela noite, optamos pela segunda porque não queríamos fazer nosso passeio da tarde com pressa. Vimos pelas ruas muitos jovens distribuindo panfletos de concertos pela cidade.

Praga56

A programação do nosso era essa.

Praga57

E durante o concerto…

Praga9

Não podíamos usar flash

Pagamos 18 euros por pessoa.

Ponte Carlos (Karlúv Most)

Une a Cidade Velha à Cidade Pequena sobre do Rio Moldava. É a ponte mais antiga de Praga e as segunda de todo o país. Recebeu esse nome porque quem mandou construí-la foi o rei Carlos IV. A obra iniciou em 1357 e foi finalizada no início séc XV.

É lindíssima em qualquer horário. Passamos por ela no final da tarde quando descemos do Castelo, no começo da manhã do outro dia, vimos a noite cair e ele sempre deslumbrante. São mais de 500m de cumprimento por 10m de largura, apoiada sobre 16 arcos. Possui 3 torres e 30 estátuas distribuídas entre os 2 lados da ponte.

Praga50

Praga21

Vista do alto do Latné Park

Praga7

Praga6

Praga52

Detalhe de uma das torres

Praga62

Pelos 2 lados da ponte, muitas bancas de artistas fazendo caricaturas dos turistas, outros vendendo artesanato, bijus, souvenirs. A  ponte é outro ponto de Praga que está sempre cheia de gente.

Passear pelas margens do Rio Vltava

Um passeio delicioso é caminhar pelas margens do Rio Vltava ou Moldava. Olhar para o Castelo de Praga estando do lado da Cidade Velha, vê-se paisagens deslumbrantes.

Praga2

Praga39

Caminhar pelas ruas

Entre um destino e outro, apreciar as ruas (algumas estreitas) de Praga já é um colírio para os olhos. A cidade tem um charme, um encanto que só batendo pernas se percebe, e o passeio vale a pena de dia e de noite.

Praga36

Praga41

Praga38

Praga12

Comer o Goulash

Comida típica do leste europeu, o goulash é facilmente encontrado nos restaurantes em Praga. Nós almoçamos no U Certa na Nerudova 4.

Praga63

Basílica de São Jorge

Serviu de mausoléu durante a Idade Média. A igreja de São Jorge é um exemplo típico do barroco que guarda vestígios preciosos dos romanos. Foi fundada em 920 e assim como a Catedral de São Vito, foi uma das primeiras construções de pedra da cidade. Fica nos arredores do Castelo de Praga.

Praga16

Estação de trem (Hlavani Nádrazí)

Um dos últimos exemplos da era dos Habsburg, ainda tem em sua entrada principal um lindíssimo mall que mantem as características do estilo Art Noveau. Nós chegamos tarde da noite e não chegamos a subir, mas no dia de nossa partida fizemos um breve passeio por ela e vimos sua beleza.

Praga54

Praga4

Mall principal

Viram que caminhamos um bocado por Praga? Conhecemos muita coisa e fomos a duas atrações que não planejávamos, o Teatro de Marionetes e o Concerto na Igreja. Adoramos e cidade e a vontade de voltar sempre teima em lembrar que ainda temos o que ver por lá :).

Para nossos passeios, usamos apenas o trenzinho que passava perto do hotel e nos levava à Praça Venceslau, tanto na ida como na volta e táxi da estação pra o hotel e do hotel para a estação no dia da partida. É muito fácil conhecer a cidade, a beleza presente em seus prédios em todas as ruas, nos desencorajou a pegarmos qualquer transporte, preferimos caminhar e nos embebedar com as deslumbrantes vistas que Praga proporciona a seus visitantes.

O que fazer em Praga

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
Praga · República Tcheca 🇨🇿

Comments

  • Adorei o post Cynara ! Anotada as dicas, vou fazer o Leste Europeu agora em Maio. Bjs.

    Lidiane Albuquerque 13/02/2017 10:17 Responder
    • Obrigada Lidiane, você vai adorar o leste Europeu. Bjs.

      Cynara Vianna 13/02/2017 11:38 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title