banner

Siena: o que ver em poucas horas

Para conhecer a Itália, é preciso muito planejamento, porque cada região tem sua peculiaridade e todas são lindas demais né gente? Nós optamos conhecer com mais calma a Toscana, alugamos um carro e fomos passando por algumas cidades da região. Partimos de Florença e seguimos para Siena. Chegamos na cidade no meio da tarde, dormimos e saímos no começo da manhã para nosso próximo destino que era San Gimignano.

Cidade fundada pelo filho de Remo, os famosos gêmeos Rômulo e Remo que foram amamentados pela loba lembram? Várias estátuas da loba com as crianças mamando em suas tetas estão espalhadas pela cidade. Siena é uma cidade que mantém até hoje características medievais dos tempos em que foi importante política e culturalmente na região.

Siena12

Siena e Florença, apesar de serem cidades vizinhas, têm uma rivalidade que vem ao longo dos séculos, já foram rivais políticas e até cultural. A ruptura política no séc XIII entre as cidades serviu de base para o roteiro da famosa obra literária A Divina Comédia de Dante Alighieri. E nas artes, essa rivalidade culminou na época medieval quando em 1348 a cidade foi devastada pela Peste Negra, Siena caiu do pedestal e perdeu parte do seu glamour que jamais foi recuperado. Atualmente não é muito diferente do que era nos séc. XIII-XIV. Passou a integrar a Toscana no ano de 1557 quando deixou de ser independente.

Queríamos conhecer o centro histórico, caminhar pelas ruas que sempre trazem surpresas, entrar na catedral que nas cidades italianas sempre são imperdíveis, comer uma pizza quem sabe sentados na ‘piazza’ principal e apreciar o que a cidade fosse nos mostrando naturalmente.

Tïnhamos reserva no Piccolo Hotel il Palio, um pequeno hotel no centro histórico. Fizemos o checkin, fomos deixar o carro num prédio de estacionamento próximo e seguimos para nosso passeio.

Siena5

As principais atrações de Siena são bem próximas umas das outras, não é preciso muito tempo pra conhecer todas, e um conselho, se estiver de carro nem pense em usá-lo, deixe num estacionamento e siga a pé. Muitas ruas do centro histórico são apenas para pedestres e é muito difícil encontrar vagas nas que o carro tem acesso.

1 – Piazza del Campo

Principal praça da cidade, a Piazza del Campo tem formato de ‘D’ e lembra um anfiteatro, é nela onde acontece a famosa corrida do Palio de Siena que é uma corrida de cavalos que acontece em 2 de julho e 16 de agosto. São 10 cavalos e 10 cavaleiros.

Siena3

Ladeada por restaurantes e alguma lojas, a praça está sempre cheia de gente e de pombos kkkk. A cena mais comum que vimos durante as vezes que passamos por ela (digo vezes porque voltamos em outro horário) foi pessoas sentadas lendo, apreciando o cenário, deitadas conversando, comendo, enfim, cada um curtia o espaço como queria. Apesar de ter muita gente, um silêncio acolhedor tomava conta da praça que convida sim pra várias passadas por ela e claro que pra comer uma bela fatia de pizza sentados no chão ….

Siena25

E claro que registrar as lindas janelas da praça 🙂

2 – Palazzo Publico

Também conhecido como Palazzo Comunale, é a sede da prefeitura da cidade. Fica na Piazza del Campo. Construído entre os anos de 1297 e 1310, é um exemplo da arquitetura medieval com influências góticas.

Siena28

Siena22

Detalhe da fachada

Siena15

Detalhe do interior com a loba lá no fundo

No interior do Palácio há o Museu Cívico que tem como principais obras afrescos que eram incomuns para a época.

3 – Torre del Mangia

É a torre do Palazzo Publico, foi construída entre 1338 2 1348. Com seus 102 m de altura, é a segunda maior torre italiana.

Siena1

Pode-se subir até o topo da torre, o percurso é todo por uma estreita escada e dizem que o espaço é bem apertado, para quem tem claustrofobia não é indicado.

Siena13

Vista de dentro do Pallazzo Publico

4 – Capella di Piazza

Contruída em 1352 pelos sobreviventes da Peste Negra que vitimou metade da população de Siena, foi dedicada à Virgem Maria como agradecimento.

Siena2

Siena14

Detalhe do tabernáculo de mármore

Fica nos pés da Torre del Mandgia. É em mármore, as esculturas só foram acrescentadas entre 1378 e 1382. Foi uma construção que durou muito tempo e sofreu algumas alterações ao longo dos anos.

5 – Fontana Gaia

Fica na Piazza del Campo, foi construída em 1342. Recebeu esse nome que quer dizer ‘alegre’ porque a água chegou ao centro da cidade no ano anterior, daí a fonte foi construída e os moradores ficaram tão felizes que escolheram esse nome. É exemplo do estilo gótico renascentista.

Siena18

Quando fomos a fonte estava desligada 🙁

6 – Catedral de Siena (Duomo)

Construída entre 1215 e 1263, a catedral merece uma visita mais demorada. Como todas as catedrais italianas que já visitamos, a de Siena não nos decepcionou, pelo contrário, nos encantou. Tem o formato de uma cruz latina, é toda revestida em mármore preto e branco que são as cores representativas de Siena.

Siena7

E o interior é de cair o queixo… a grandeza e a beleza impressionam.

Siena9

Siena8

Púlpito todo em mármore de Carrara

O piso é composto por 56 painéis de diferentes tamanhos, foram dois séculos para concluí-lo, 40 artistas participaram da obra, é considerado um dos mais decorados da Itália. Cobre toda a área da catedral e só pode ser visto durante 3 semanas do ano para preservação, no restante do período fica coberto, mas nós tivemos a sorte de ir quando estava visível :).

Siena19

Ah, e os vitrais que mudam de cor de acordo com a luz natural…

Siena17

7 – Centro histórico

Considerado pela Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o centro histórico de Siena não é grande e vale a pena uma caminhada pelas estreitas ruas.

Siena10

Passar na frente de uma das pequenas lojas que vendem souvenirs e as peças de cerâmica pintadas a mão que me deixaram babando…

Siena11

Encontrar igrejinhas como a de San Christopher por ‘acaso’.

Siena21

8 – Piazza Salimbeni

Chegamos nela e já era noite, mas deu pra ver a beleza do lugar. Foi reformada em estilo néo-gótico e passou por uma restauração entre os anos de 1963 e 1972. Traz no centro um monumento em homenagem a Sallutio Bandini que foi o fundador da fortaleza de mesmo nome que foi durante muitos anos a sede do Monte del Paschi, um dos bancos mais antigos da Europa.

Siena6

Três palácios contornam a praça: Tantucci, Salimbeni e Spannocchi.

9 – Curtir a noite

Quando digo curtir a noite, não me refiro a baladas e sim a sentar na Piazza del Campo e sentir a atmosfera do lugar, dividir com moradores e turistas todo o encanto de Siena. Foi uma delícia voltar à praça, comprar duas fatias de pizza, duas cervejas e sentarmos no chão da praça despreocupadamente, foi aí que vimos como foi bom termos reservado essa noite na cidade. Inicialmente havíamos pensado em apenas passar por lá rapidamente e seguirmos viagem. Ficamos menos tempo do que Siena pede, mas essas horas de descanso foram muito valiosas.

Siena23

Siena27

10 – Visual da saída

No outro dia cedo, pegamos o carro para seguirmos nossa viagem, passamos por uma das saídas das muralhas que circundam parte da cidade. E mais uma vez a loba estava lá sendo homenageada e mostrando de onde vem a origem da cidade.

Siena4

E já na estrada, nossa última visão de Siena através do vidro do carro num dia nublado do outono europeu.

Siena24

Como na maioria das cidades da Europa que conhecemos, achamos o tempo curto, e com certeza em Siena deixamos de ver algumas coisas que mereciam uma visita sem dúvida nenhuma. Mas ficamos satisfeitos com as poucas horas que passamos na cidade.

Esse roteiro serve também para quem pretende ficar em Florença como ponto de partida para bate-volta para as cidades vizinhas, muita gente faz isso.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real Seguros; Alugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · · ·
Categorias:
Europa · Itália 🇮🇹 · Siena · Toscana

Comments

  • estou marcando de ir a Portugal . E quais outras duas posso fazer?

    juranice 05/04/2016 19:08 Responder
    • Juranice eu acho que você se confundiu. Você comentou no post sobre Siena, não seria mais adequado ler o post sobre o bate-volta partindo de Lisboa para Óbidos, Sintra e Cascais?

      Cynara Vianna 05/04/2016 20:27 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title