banner

Cidade do Panamá: os encantos de Casco Antiguo

Estamos quase deixando de ser turistas na Cidade do Panamá. Por que? Lembram que já comentei em vários posts que temos voo pela Copa Airlines com preços muito bons partindo de Recife? E para os Estados Unidos, fazemos apenas uma conexão no Panamá. Pra nós é uma excelente opção já que não precisamos ir até São Paulo ou Rio de Janeiro :).

E a cada vez que vamos, o tempo que temos em terra define o que faremos.  Quando temos menos de 5 horas, ficamos no Aeroporto de Tocumen, durante uma conexão de quase 8 horas, fizemos um day use num hotel, em outras 2 viagens que tínhamos entre 7 e 8 horas livres, fomos conhecer o Canal do Panamá e a nossa mais nova experiência, foi pernoitar na Cidade do Panamá. Resolvemos conhecer um pouco mais da cidade e de uma forma econômica, já que não pagaríamos nada a mais nas passagens.

Vínhamos de uma viagem a dois para Fort Lauderdale, achamos melhor aproveitarmos que estávamos sem as crianças para essa experiência, pois nosso objetivo era conhecer o centro histórico da cidade, o chamado Casco Antiguo ou Casco Viejo e como teríamos apenas uma noite e uma manhã, poderia ficar cansativo para elas. Para facilitar nossas vidas e ganharmos tempo, escolhemos um hotel no bairro mesmo.

Cidade-do-panama27

Chegamos no começo da noite, deixamos nossas malas no guarda-volumes do aeroporto e fomos encontrar com nosso ‘amigo’ Isaías, que sempre contratamos para nos levar onde queremos. O contato dele é +507 6078.4519. Nos falamos por WhatsApp. Ele é um rapaz muito confiável, nunca nos deixou na mão e cobra valores justos.

Nosso hotel foi o Casa Nuratti, ele tem um bar no rooftop e ficamos lá mesmo. Resolvemos descansar para estarmos dispostos no outro dia. Mas vimos que as ruas eram bem movimentadas à noite.

No outro dia pegamos um mapa no hotel e seguimos para desvendar Casco Antiguo que é considerado Patrimônio Histótico pela UNESCO. Nos informamos sobre segurança, e no hotel nos disseram que era tranquilo, bastava não sairmos muito da região e tomarmos cuidado com celulares e câmeras como fazíamos em qualquer outro lugar. Segue o mapa pra vocês terem ideia do percurso.

cidade-do-panama41

Como era começo da manhã, pouco mais das 8 horas, as ruas ainda estavam bem desertas, pouca gente e quase nenhum carro passando. Vimos muitos garis varrendo as ruas em meio às muitas construções que fazem parte do projeto de restauração do bairro. Essas obras não são bem vistas por todos, principalmente pelos moradores dos ainda existentes cortiços que ocupam alguns prédios na região.

Cidade-do-panama12

Vou listar o que vimos e que achamos que vale a pena estar no roteiro de quem vai passar pelo menos 1 dia na capital panamenha.  Os museus estavam fechados porque era o Dia da Pátria (28 de novembro), isso explicava a quantidade de bandeiras que vimos penduradas nos peitoris e janelas da quase todos os prédios do bairro. Mas para quem não tem tanto tempo para visitá-los, só o passeio vale a pena, pode ter certeza.

Cidade-do-panama15

1 – Plaza Bolívar

Bem perto de nosso hotel, descemos a ladeira e logo chegamos nela. Estava com um canteiro de obras em frente, não pudemos fotografar direito, mas dá pra ver o bonito prédio onde funciona um hotel.

Cidade-do-panama16

Cidade-do-panama14

2 – Palacio Bolivar onde funciona o Ministério das Relações Exteriores

Fica na Plaza Bolívar, daí o nome. Devido às obras, não conseguimos chegar muito perto, mas é um bonito prédio onde funciona o Ministério das Relações Exteriores. O prédio foi construído no final do séc. XVII para ser a sede do Convento dos Franciscanos.

Cidade-do-panama9

3 – Igreja de São Francisco

Saindo da Plaza Bolivar no sentido do Teatro Nacional, chega-se à Igreja de São Francisco que está muito bem conservada.

Cidade-do-panama10

3 – Teatro Nacional

Construído entre os anos de 1905 e 1907, tem pinturas e murais que retratam personagens importantes da história do Panamá.

cidade-do-panama48

4 – Plaza Medio Baluarte

Em frente ao Teatro Nacional, tem um visual lindo da baía do Panamá. É uma delícia caminhar e parar pra tirar fotos ou sentar numa das mesas dos bares e restaurantes. Nas grades do parapeito, cadeados estão sendo presos como em Paris.

Cidade-do-panama21

Cidade-do-panama19

Cidade-do-panama37

5 – Skyline

Estando às margens da baía, a caminho do Paseo de Las Bóvedas, vale uma parada para apreciar e registrar o contraste entre o novo e o velho tão característicos na Cidade do Panamá.

Cidade-do-panama13

Cidade-do-panama2

6 – Paseo Esteban Huertes

Um calçadão coberto por plantas com várias bancas com vendedores oferecendo artesanato. É um dos pontos mais conservados da muralha que foi construída para proteger a cidade dos ataques dos piratas. O nome é uma homenagem ao general colombiano que em 1903 apoiou a revolução que teve como objetivo a separação do Panamá da Colômbia. Seguindo em frente, chega-se ao Paseo de Las Bóvedas.

Cidade-do-panama20

7 – Paseo de Las Bóvedas

Um dos lugares mais bonitos de Casco Antiguo. A vista é linda, está muito bem conservado e rende lindas fotos. Dele, vê-se a Ponte das Americas.

Cidade-do-panama34

Cidade-do-panama3

8 – Plaza Francia

Monumento erguido em homenagem aos 22.000 trabalhadores e engenheiros que morreram durante a construção do canal quando as obras estavam sob a responsabilidade dos franceses.

Cidade-do-panama6

cidade-do-panama43

O galo no topo do obelisco é uma homenagem à França

Cidade-do-panama11

Quando descemos as escadas do Paseo de Las Bóvedas, estavam montando barracas para venda de artesanato

9 – Instituto Nacional de Cultura

Logo depois da escadaria do Paseo de Las Bóvedas, do lado direito fica o Instituto Nacional de Cultura. Ocupa o prédio do antigo Palácio da Justiça. O órgão foi criado em 1974 com o objetivo de orientar e difundir a cultura panamenha.

Cidade-do-panama22

10 – Lojas de artesanato e souvenirs

Seguindo pela Calle 1 Oeste, muitas lojas de artesanato, bares, restaurante e bistrôs. Sabe aquela rua que você imagina borbulhando de gente curtindo a noite? A Calle 1 é assim. Passamos por ela no meio da manhã, as lojas estavam abertas mas nenhum restaurante nem pra tomarmos um café, em alguns onde tinha o horário de funcionamento à vista mostravam 11h :(.

Entramos em algumas lojas, uma delas com muitas opções de artigos indígenas. Fiquei encantada com o que vimos. Inclusive uma índia varria a loja quando entramos. Eu achei os preços salgados, o proprietário explicou que a palha usada para fazer as peças está com os dias contados assim como a disposição dos índios para executarem o trabalho. Uma pena…

Cidade-do-panama35

Tínhamos visto até ali pelas calçadas, muita gente vendendo placas de carro usadas, e nessa loja também encontramos muitas delas. Soubemos lá que são placas usadas realmente e que todo ano o proprietário de um veículo no Panamá tem que trocar as placas e essas são vendidas como souvenir. E nós compramos a nossa!

Cidade-do-panama36

Gostamos muito de uma loja em frente a essa com artefatos indígenas. Muitas opções de qualidade. Fica a dica :).

Cidade-do-panama23

11 – Antigo Convento de Santo Domingo

Quando chegamos em frente, vimos um casal de noivos posando para fotos, não deu pra sabermos se haviam acabado de casar ou se estavam apenas vestidos fazendo um book… Respeitamos o momento deles, até porque estavam bem na frente do portão, mas conseguimos registrar a fachada.

Cidade-do-panama33

Dá pra ver o fotógrafo a os noivos atrás da planta kkkk

Foi construído em 1678 mas o século XVII foi quase totalmente destruído por um incêndio que destruiu a torre e o interior. Restaram os muros e arcos, e o prédio é conhecido como o Arco Chato que foi construído para suportar a estrutura de madeira da igreja.

12 – Museo do Canal Interoceanico

O prédio retrata uma marcante influência da arquitetura francesa no Panamá. Nele morou Ferdinard de Lesseps, engenheiro construtor do Canal de Suez.

cidade-do-panama44

13 – Plaza Catedral

Como o nome já diz, é nela onde está a Catedral Metropolitana. Me lembrou muito a praça de uma cidade do interior com um coreto no meio, muitos bancos e barracas ao redor vendendo de tudo.

Cidade-do-panama24
Cidade-do-panama39

Cidade-do-panama7

Grande toldo com várias bancadas vendendo artesanato e comida

14 – Catedral Metropolitana

Foi construída em 1796, mas as obras começaram em 1688. É a atual sede episcopal da Arquidiocese do Panamá.

Cidade-do-panama32

15 – Palacio Municipal

Ao lado da Catedral, o Palacio Municipal também abriga o Museu de História do Panamá.

Cidade-do-panama5

Como havia aquele grande toldo na praça, não deu pra fotografar a fachada de frente. De arquitetura neoclássica, foi erguido em 1910. O Museu situa-se no segundo do prédio desde 1977. No seu acervo, as histórias colonial, departamental e republicana do país.

16 – Palacio de Las Garzas

Sede do Governo e residência oficial do Presidente da República, fica as margens da baía. O acesso é bem escondido, se não estivéssemos com um mapa em mãos não encontraríamos. Não é permitido visitações, mas pode-se ficar numa pracinha do lado que dá pra ver bem a fachada do prédio.

Cidade-do-panama25

É considerado o prédio mais seguro do país, com um forte vigilância de todas as Forças Armadas. Tem esse nome por causa das garças que sempre estão por perto.

17 – Caminhar pelas ruas observando os prédios

Adoro visitar os centros históricos das cidades e sempre que consigo, vou dando um jeito para nos hospedar por perto, pra sentir mais de perto e ter mais oportunidades de curtir as construções que geralmente são maravilhosas e rendem lindas fotos. Tivemos uma agradável surpresa durante uma conexão em Bogotá e na Cidade do Panamá não foi diferente.

Cidade-do-panama1

O contraste entre o velho e o novo, o decadente e o restaurado ainda é bem visível caminhando seja pelas ruas principais ou pelas ruelas que cruzam Casco Antiguo.

cidade-do-panama45

E esse contraste traz ao bairro um visual muito peculiar, retrata a realidade da cidade que também é chamada de ‘mini Miami’ ou de ‘pequena Dubai’ por ter prédios bem altos e modernos e preços bem convidativos para compras. Eu particularmente fico sem saber pra que lado olhar, se pra cima, pra o lado. Os prédios antigos ao longo do cominho que fizemos falavam por si só, e as janelas, ah! As janelas eram um caso à parte, fotografei tantas, mas tantas que perdi a conta. Bastava olhar com um pouquinho mais de atenção e já dava pra imaginar o interior através delas.

Cidade-do-panama40

cidade-do-panama47

cidade-do-panama46

Deu pra perceber que eu adoro fotografar janelas né? Quem também tem esse hábito e quiser se juntar a nosso cantinho, pode usar #cdnfotografajanelas quando postar nas redes sociais, é uma forma de deixarmos nossos registros sempre juntos :).

18 – Sentar numa mesa de um restaurante

A hora passou que nem percebemos, decidimos comer alguma coisa perto de nosso hotel para não nos atrasarmos, Isaías ia nos pegar às 12:30h, nosso voo era às 15:30h.

Fomos conhecer o restaurante do Hotel Casa Antigua, que era o primeiro em nossa lista mas que infelizmente não tinha disponibilidade, mas como tínhamos um tempinho ainda, aproveitamos pra conhecer um pouco dele.

Cidade-do-panama26

Sentamos, pedimos uma cerveja, fizemos nosso brinde e escolhemos nachos para acompanhar.

Cidade-do-panama28

Cidade-do-panama29

Cidade-do-panama30

A cerveja bem gelada caiu como uma luva, estava um dia muito quente. Os nachos estavam bem crocantes e o guacamole perfeito. E eu acabei esquecendo de incluir a cerveja panamenha no roteiro etílico que escrevi aqui.

E foi assim que vimos a Cidade do Panamá e o charmoso bairro Casco Antiguo ou Casco Viejo como é conhecido. Sem muita ladeira, as ruas têm muitos trechos com sombra que os prédios altos projetam, com pouco movimento de carros, mas por toda parte muitos turistas caminhando.

E na saída do bairro, a caminho do aeroporto, ainda tinha o que registrar de dentro do carro.

Cidade-do-panama38

Dicas

– Use roupas leves, o calor é muito grande. É aquela sensação de abafado onde não suamos mas ficamos pegajosos (não reparem nossas roupas, estavam totalmente inadequados para o local, tivemos problemas com peso nas malas nessa viagema e não podíamos deixar 2 calças jeans dentro delas :(;

– Não deixe de usar protetor solar;

– A moeda local é o Balboa, mas o dólar é aceito normalmente;

– Beba muita água e é fácil encontrar ambulantes pelas ruas vendendo;

– Se vai ficar mais de 1 dia na cidade, sugiro visitar o Canal pela manhã e seguir para Casco Antiguo, almoçar por lá, caminhar tranquilamente pelas ruas, visitar algum museu e esperar a noite cair pra ver o movimento noturno do bairro;

– Casco Antiguo fica a uns 40 minutos do aeroporto, então programe-se para sair de lá 3 horas antes do horádio do voo;

Casco Antiguo na Cidade do Panamá

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
Cidade do Panamá · Onde fui · Panamá 🇵🇦

Comments

  • Oi, Cynara. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Bóia 14/03/2016 08:09 Responder
  • Oi, parabéns pelo post super completo, valeu o link, cheguei aqui pelo VnV.
    Temos vôos da Copa saindo de BH também. Para Miami e Punta Cana. Tenho dois filhos pequenos e queria programar uma viagem com eles para um destes destinos, parando no Panamá. Quais hotéis vc recomenda para um day use, pernoite ou mesmo para uns dois dias nesta parada estratégica com os pequenos?

    Aline 17/03/2016 18:23 Responder
    • Oi Aline, fico feliz em saber que gostou do post. Nós já fizemos um day use no Continental numa viagem com as crianças, fica no centro da Cidade do Panamá. Ele tem ótimos quartos e a área da piscina é muito boa. Dá uma olhada na review que fiz sobre ele. http://cantinhodena.com.br/continental-hotel-casino-no-panama/. Qualquer dúvida é só perguntar que eu tentarei ajudá-la. Obrigada pela visita.

      Cynara Vianna 17/03/2016 18:29 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title