banner

3 cidades para um bate-volta partindo de Lisboa

Vai pra Portugal e quer saber se vale a pena conhecer algumas cidades num bate-volta partindo de Lisboa? Então dá uma olhada nesse post. Vamos mostrar como essa é uma excelente opção para conhecer algumas cidades que ficam bem próximas da capital em apenas 1 dia. Fomos para Óbidos, Sintra e Cascais, nessa ordem.

Nós ficamos 1 dia em Lisboa e reservamos nosso segundo dia no país para conhecermos algumas cidades vizinhas. Já que pretendemos voltar a Portugal com mais calma, quisemos nos situar um pouco no país para em outra viagem explorá-lo melhor.

Alugamos um carro por 1 dia e pegamos estrada.

bate-volta-partindo-de-lisboa1

Saímos cedo e seguimos viagem, estava um lindo dia de sol mas fazia um friozinho, usamos casacos mais leves, ainda bem que estava um céu limpo porque esse tipo de viagem perde um pouco o encanto num dia chuva.

Optamos por começarmos pela mais distante e voltar parando nas cidades mais próximas à Lisboa, no nosso caso Sintra e Cascais. Sabíamos que em Óbidos e Sintra ficaríamos mais tempo pelas atrações dessas cidades e que Cascais seria mais uma parada à beira-mar para vermos as lindas paisagens da costa da cidade.

bate-volta-partindo-de-lisboamapa

Mapa de nosso trajeto

Teríamos que chegar em Lisboa no começo da noite porque iríamos fazer nossa primeira viagem trem pela Europa, nosso destino era Madrid.

Óbidos

A 84km de Lisboa, essa cidade é um encanto. O nome vem do latin ópido que significa ‘cidadela’.

Contornada por uma muralha medieval, Óbidos foi definitivamente tomada dos árabes em 1148 pelo Rei D. Afonso Henrique. Foi dote de várias rainhas de Portugal, era considerada uma cidade valiosa porque a burguesia usava a vila como lugar de descanso e para sair do foco dos atritos políticos da época.

Em 1755 houve um terremoto que destruiu boa parte das muralhas, templos e muitos edifícios que perderam seus portais góticos.

bate-volta-partindo-de-lisboa3

Para dar uma volta ao redor de toda a vila e caminhar um pouco pelas estreitas ruas  (algumas ladeirosas) desse vilarejo na região de Leiria, 2 a 3 horas são suficientes.

Para quem vai de carro, que foi o nosso caso, há estacionamentos pagos que ficam antes da porta de entrada, próximos ao centro de informações turísticas.

bate-volta-partindo-de-lisboa10

Porta da Vila

E o passeio começa já na passagem da Porta da Vila, que é a entrada principal.

bate-volta-partindo-de-lisboa34

Nela, há uma encenação da Paixão de Cristo toda em azulejo, lindíssima e a inscrição “A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original”que foi colocada a pedido do Rei D. João IV.

bate-volta-partindo-de-lisboa2

Detalhe dos azulejos da Porta da Vila

E seguimos nosso passeio pelas ruas de Óbidos. Optamos por encontrarmos um acesso à muralha para contornarmos a vila e depois caminharmos pelos estreitos caminhos que nos esperavam.

bate-volta-partindo-de-lisboa11

A visão da vila estando na muralha é linda, dá pra ver praticamente todas as pequenas ruas da cidadezinha que é conhecida por eventos como o Vila Natal, Festival de Chocolate e Mercado Medieval dentre outros.

bate-volta-partindo-de-lisboa5

bate-volta-partindo-de-lisboa4

Encontrei essa ‘janela’ no passeio pelas muralhas

bate-volta-partindo-de-lisboa32

E lá de cima dá pra ver que igrejas não faltam em Óbidos, são muitas, pequenas mas todas muito procuradas por visitantes e fiéis.

Chegamos ao famoso Castelo de Óbidos. De origem romana, ficou sob dimínio árabe por muitos anos até a tomada da vila em 1148, quando passou por várias reformas e ampliações. Atualmente, abriga a Pousada Castelo de Óbidos que foi a primeira pousada do Estado instalada num edifício histórico.

bate-volta-partindo-de-lisboa6

De lá seguimos para o centro da vila e começamos a desvendar a minúscula cidade.

Caminhamos muito pelas ruas, subimos algumas das pequenas ladeiras, vimos os lindos prédios que preenchem os dois lados das calçadas. Há ruas tão estreitas que o prédio de um lado faz sombra no prédio em frente…

A badalada Rua Direita, onde há muitas lojas vendendo artesanato e as tão tradicionais rendas e claro muitos souvenirs.

bate-volta-partindo-de-lisboa27

Detalhe da Rua Direita com suas várias lojas e restaurantes

bate-volta-partindo-de-lisboa7

Várias pequenas igrejas completam o cenário de Óbidos, são muito bem cuidadas e sempre cheias de turistas e fiéis.

bate-volta-partindo-de-lisboa26

Igreja de Santa Maria e Igreja da Misericórdia

É muito fácil se perder pelas ruas de Óbidos, como a maioria delas é branca, as portas e janelas muito parecidas, as igrejas igualmente brancas, as ruas e ladeiras de pedras confundem quem está caminhando sem prestar atenção, mas é um ‘labirinto’ delicioso que vale a pena se perder de vez em quando.

bate-volta-partindo-de-lisboa35

Dicas

– Reserve pelo menos um período do dia para a cidade;

– Cuidado ao caminhar pela muralha,  o parapeito não é tão alto em alguns pontos;

– Consulte a previsão do tempo, num dia de chuva com certeza o passeio será prejudicado;

– Caminhe com cautela pelas ruas, como o calçamento é de pedras, é bem irregular em alguns pontos e pode ser escorregadio em outros;

– Se for no verão, leve chapéu porque não tem como se proteger do sol principalmente na caminhada pelas muralhas.

Sintra

Nosso segundo destino nesse bate-volta, Sintra fica a 28km de Lisboa, faz parte da Região Metropolitana da capital e depois desta, é o segundo município mais populoso do país.

bate-volta-partindo-de-lisboa12

Possui o sítio Paisagem Cultural de Sintra que desde 1995 foi nomeado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Assim que entramos na cidade, procuramos logo um lugar para estacionarmos o carro, paramos no estacionamento de um comércio que estava fechado, foi uma sorte :).

Seguimos então a pé para o centro que era bem perto. O astral da cidade é uma delícia, muita gente pelas ruas, visivelmente a grande maioria era di turistas. Muitas lojas, bares e restaurantes cheios de gente e claro que o tradicional passeio de charrete pelas ruas.

bate-volta-partindo-de-lisboa16

bate-volta-partindo-de-lisboa13

Nosso objetivo principal, era conhecer o Parque e Palácio Nacional da Pena, mas antes de irmos, entramos no Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Paço Real ou Palácio da Vila. Já foi Palácio Real e hoje é voltado para atividades turísticas e culturais. Fica no Largo da Rainha Dona Amélia, também chamada Praça da República, principal no foco do movimento da cidade por ficar no centro histórico.

bate-volta-partindo-de-lisboa15

Entramos e visitamos o palácio, mas não pudemos fotografar. Muita gente visitando esse que é um dos mais visitados palácios de Portugal, é considerado Monumento Nacional.

Ingresso para visita: 9 euros

Mais informações:  palacionacionaldesintra.com

Seguimos e caminhamos mais pelo centro, subimos e descemos algumas ladeiras, encontramos muitas lojas de artesanato pelo caminho.

bate-volta-partindo-de-lisboa14

Voltamos e pegamos o carro pra seguirmos para nosso destino final na cidade, o Parque e Palácio Nacional da Pena. Pode-se subir caminhando, mas é uma ladeira muuuuuito grande e pode-se ir de carro até um ponto, de lá seguir a pé ou pegar um bondinho até o topo. Nós resolvemos ir a pé a partir do lugar onde deixamos o carro.

bate-volta-partindo-de-lisboa17

O caminho é lindo mas é bem ladeiroso

E um pouco antes de chegarmos ao topo….

bate-volta-partindo-de-lisboa18

Finalmente a entrada do Palácio, o interior não pode ser fotografado.

bate-volta-partindo-de-lisboa20

bate-volta-partindo-de-lisboa19

Eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Palácio da Pena ou Castelo da Pena, foi o monumento mais visitado em Portugal em 2007.

Foi em 1842 que surgiu o Palácio durante a recuperação do antigo mosteiro que existis no local, a obra foi sob a orientação de Fernando II que adquiriu o imóvel poucos anos antes da extinção da Ordem das Religiosas no país.

O Castelo é enorme, é dividido em 4 alas. Passamos por toda área que serviu de residência para os reis que moravam nele. É tudo muito bem reproduzido, até comidas cenográficas tem nas mesas.

Nos terraços podemos fotografar, a vista é linda pra qualquer dos lados que olhemos.

bate-volta-partindo-de-lisboa22

bate-volta-partindo-de-lisboa23

bate-volta-partindo-de-lisboa25

bate-volta-partindo-de-lisboa21

Foi uma delícia nossa visita, valeu muito a pena subirmos a grande ladeira. O que encontramos lá em cima é muito compensador.

Pensamos em ir ao Castelo dos Mouros, mas pra isso tínhamos que abrir mão de conhecer Cascais, e optamos por descer e seguirmos nossa viagem. Como nossa visita demorou mais do que imaginávamos, o tempo acabou ficando um pouco corrido.

Quando chegamos ao ponto onde o trenzinho pega os visitantes, havia um que desceria em poucos minutos, resolvemos usufruir dessa transporte :).

bate-volta-partindo-de-lisboa24

Pegamos nosso carro e seguimos para a estrada que nos levaria à próxima cidade de nosso roteiro.

Ingressos: 13 euros

Mais informações: parqueepalaciodapena.com

Cascais

31km separam Cascais de Lisboa. Quinta vila mais populosa de Portugal, fica junto à orla marítima e era isso que queríamos ver.

Por ser uma cidade no litoral, tem muitos fortes que serviam para defesa da vila. Desde a época de D. Luís I que escolheu Cascais como seu local para veraneio, que a vila é procurada por europeus endinheirados para curtirem os dias mais quentes do ano já que a região é famosa por quase não chover e ter clima ameno.

bate-volta-partindo-de-lisboa31

Vista da marina

Seguimos pela Avenida Rei Humberto II de Itália onte tem vários lugares para estacionamento e mirantes. A vista da praia é linda. Paramos em alguns pontos ao longo da avenida.

bate-volta-partindo-de-lisboa29

bate-volta-partindo-de-lisboa28

O mar é bam agitado e de uma cor linda. Em Cascais há várias praias para banho, mas isso é pra quem vai com tempo para curtí-la e no caso, estiver hospedado na cidade.

Seguimos para a Cidadela. Pelo caminho vimos um pouco da arquitetura que ainda ilustra a cidade.

bate-volta-partindo-de-lisboa30

Paramos o carro na Av. Dom Carlos I que tem estacionamento, já era final de tarde e ficamos preocupados com o trânsito em Lisboa já que teríamos que entregar o carro antes de irmos pra o hotel pegar nossas malas. Resolvemos não descer do carro e pegamos a estrada de volta, foi uma pena porque não conhecemos esse centro histórico de Cascais, mas fica a dica pra quem for planejar uma ida à cidade.

Nosso bate-volta partindo de Lisboa foi bem tranquilo, não conseguimos ver tudo que pretendíamos, mas foi por uma boa causa: gostamos tanto dos lugares por onde passamos que ficamos mais tempo do que planejávamos, isso é um bom sinal certo?

Para quem não tem intenção de alugar carro, para ir até Cascais há trens diários, para Sintra e Óbidos, pode-se contratar tours que fazem essas cidades num dia ou ir de ônibus por conta própria, mas nesse caso é aconselhável confirmar os horários para não ter surpresas desagradáveis.

Para quem for fazer uma conexão em Lisboa e já conhece a cidade, dependendo do tempo de espera no aeroporto e do horário do voo claro, pode pensar em ir à Cascais, contratar um táxi ou até mesmo alugar um carro no aeroporto podem ser uma boas opções já que fica a apenas 30 minutos.

Já baixou o nosso guia com dicas de como planejar uma viagem por conta própria? Ainda não? Veja aqui como é simples.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real Seguros; Alugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · · · · ·
Categorias:
Europa · Óbidos · Onde fui · Portugal 🇵🇹 · Sintra

Comments

  • Que legal!! Sintra e Cascais parecem super bonitas nas fotos. Já fui à Lisboa, mas nunca à essas duas cidades.

    Pericles Rosa 18/03/2016 20:02 Responder
    • São mesmo Péricles, mas Óbidos não fica atrás, é bem diferente das outras duas, mas tem um encanto muito particular. Obrigada pela visita :).

      Cynara Vianna 18/03/2016 20:35 Responder
  • Bom dia,

    Muito legal o seu relato! Estava pensando mesmo em alugar um carro para fazer um passeio a Óbidos e Sintra.

    Será que poderiam ajudar com algumas dúvidas?! rs

    Que época do ano vocês foram? Quanto gastaram com estacionamento? E o aluguel do carro, providenciaram lá em Lisboa mesmo?

    Obrigada!

    Raquel 28/07/2016 12:22 Responder
    • Oi Raquel, nós fomos no começo de outubro. Não pagamos nada de estacionamento pelas cidades por onde passamos, Alugamos o carro com antecedência na Europcar pela internet. Pegamos e devolvemos em Lisboa.

      Cynara Vianna 09/08/2016 17:58 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title