banner

Bogotá: 5 endereços gastronômicos que me fariam voltar

Ficamos um dia e meio durante uma conexão em Bogotá. Como nos hospedamos no Centro Histórico, concentramos nossos passeios pelo bairro, e claro que com isso fizemos nossas refeições pela região, com exceção da única noite que fomos conhecer a badalada Zona Rosa e jantamos por lá.

Foram 2 almoços, 2 lanches e 1 jantar. Temos 5 endereços gastronômicos para indicar. Juro, todos são imperdíveis. O legal foi que conseguimos fazer um mini tour gastronômico pela cidade, fomos em lugares totalmente diferentes uns dos outros e que com certeza nos fariam voltar à Bogotá facinho, facinho.

Almoço

La Sociedad

Localizado na Calle 11 bem perto da Plaza de Bolívar, funciona num antigo prédio do séc XVIII. Um grande jardim no centro do prédio traz claridade e mostra um pouco das torres das igrejas próximas.

Bogota-5-enderecos11

Bogota-5-enderecos7

No térreo, um espaço aberto com mesas e vários ambientes separados servem o mesmo cardápio. O cliente escolhe em qual quer ficar e logo chega uma pessoa pra lhe atender. Achamos muito interessante, os ambientes são bem diferentes uns dos outros. São salas fechadas espalhadas pela área.

Bogota-5-enderecos6

Do lado direito dessa foto tem a entrada pra um ambiente, do lado esquerdo tem outro e mais atrás outros 2.

Entramos na porta à direita no pátio. Era uma pequena ‘sala’ com 4 mesas de tamanhos diferentes.

Bogota-5-enderecos8

Ficamos nessa ambiente privativo kkkk. Vimos que na sala em frente havia mais gente, era maior mas optamos por ficarmos nessa calminha, silenciosa… A garçonete chegou e nos entregou o cardápio. Escolhemos uma entrada e depois um prato pra dividirmos, perguntamos se era farto, como ela confirmou, fechamos nossos pedidos.

Para começar,  Empanaditas Paéces, são de carne com molho de pimenta, 14.000 COP = 5,20 U$. Muito gosotosas, mas aviso que o molho é picante hein! Eu dei a primeira mordida mas  pra segunda coloquei menos molho e depois parei, não aguento muita pimenta.

Bogota-5-enderecos9

E nosso prato principal foi bem típico… Bandeja Paisa, são vários tipos de carnes, feijão, ovo, abacate tudo num prato só, segundo a garçonete era uma ‘comida bem nutritiva’ kkkk, 32.000 COP = 11,90 U$.

Bogota-5-enderecos10

Não é bonito, mas bem gostoso. Estávamos sentindo falta de carne, como contei no post onde comer em San Andrés, lá nossas refeições eram sempre peixes e frutos do mar, mas por opção tá, há outras ofertas nos cardápios, gostamos muito mas depois desses dias sentimos falta de uma proteína mais forte :).

Nossa bebida foi a tão procurada limonada natural, 4.000 COP = 1,50 U$. Nunca tinha ouvido falar que os colombianos bebiam tanta limonada.

Ficamos muito satisfeitos com o restaurante em todos os sentidos: ambiente, atendimento, comida e preço. Saímos e fomos comer a sobremesa em outro lugar que eu queria muito conhecer, mas na frente eu mostro.

Endereço: Calle #6 – 42

Mais informações: La Sociedad Restaurante

La Crepé Maralulú

Descobrimos esse lugar por acaso. Estávamos conhecendo os museus em Bogotá e no caminho entre o Museo del Oro e o Museo Botero, vimos uma portinha estreita num dos vários prédios antigos da Candelaria, eram apenas 4 mesas mas com uma atmosfera bem agradável. Olhamos a placa, nos agradou e entramos.

Bogota-5-enderecos29

Das 4 mesas, 1 estava desocupada. Nos acomodamos e fomos logos atendidos por uma moça bem animada. Ela nos entregou os cardápios.

Bogota-5-enderecos30

O que víamos enquanto sentados, essa mesa da frente desocupou logo depois que chegamos.

Bogota-5-enderecos33

Detalhe da decoração no teto

Vimos que não serviam apenas crepes, as massas eram outro ponto forte no pequeno restaurante. Havíamos caminhado muito naquele dia e a fome apertou. Cada um de nós pediu uma massa e um suco.

Enquanto esperávamos nossos pedidos, observamos que além da garçonete, havia apenas a cozinheira. Uma moça jovem, com avental e chapéu de cozinheira. Ela sempre diante do pequeno fogão e com muita rapidez, montava os pratos e entregava para serem levados às mesas.

Nossos sucos chegaram e ficamos à espera dos pratos… ah, o cardápio de sucos é bem variado e diferente. Traz misturas bem inusitadas, pelo menos pra nós, eu escolhi maracyuá & lulo (maracujá e kiwi) e Ricardo piña e naranja (abacaxi e laranja), 4000 COP = 1,50 U$ cada.

E eis que chegam nossos pratos.

Meu pedido foi Spaguettis pollo champigñon, vinha com uma pequena salada e torradas. 9.500 COP = 3,50 U$. Prato bem farto e a comida muito saborosa.  Como o nome já diz, era com frango e molho branco com creme de leite e champignon.

Bogota-5-enderecos31

O pedido de Ricardo foi Spaguetis a la española, com os mesmos acompanhamentos do meu. 9.000 COP = 3,30 U$. Molho madeira com carne moída.

Bogota-5-enderecos32

Adoramos a comida, não pedimos sobremesa, deixamos um espaço para uma fatia de torta com café no meio da tarde.

Quando fomos pagar, Ricardo puxou conversa com a cozinheira e foi aí que vimos logo acima do caixa, um diploma emoldurado. Ela é chef de cozinha e nos contou que ama cozinhar e que aquele lugar era a realização de um sonho. Percebemos então o porquê daquele astral, um lugar pequeno, simples e com o melhor: uma comida feira com amor! Apenas isso.

Elogiamos a qualidade da comida e a parabenizamos pelo belo trabalho.

Endereço: Cra 5 nº 12 – 63

Mais informações: La Crepé Maralulú

Sobremesa/ Lanche

La Puerta Falsa

Engraçado esse nome né gente?

Bogota-5-enderecos12

Nosso objetivo específico no La Puerta Falsa era experimentarmos o famosíssimo dolce de leche ou arequipe como é chamado por lá.  E como tínhamos pouco tempo na cidade, fomos logo depois de nosso almoço no La Sociedad. Como são vizinhos, nos programamos para não pedirmos sobremesa no restaurante.

Bogota-5-enderecos1

Vejam que são colados, se não prestarmos atenção passamos direto.

Por isso sempre fazemos um roteiro prévio antes de qualquer viagem, se não tivéssemos pesquisado antes sobre o que ver e fazer em Bogotá, provavelmente teríamos passado direto pela estreita porta que leva a esse lugar tão tradicional que está aberto desde 1816.

O restaurante, que é famoso pelas agua de panelas, serve muitos pratos típicos. Mas o que me deixou surpresa foi que não tem café!!!! Quase chorei, juro. Sabe aquela vontade de tomar um cafezinho quente depois do almoço num dia chuvoso e frio? Pois é, fiquei só na vontade. Comi doce de leite e depois tomei água :(.

O lugar é bem pequeno, no térreo fica a cozinha com o caixa do lado, o balcão refrigerado e uma bancada acompanhado todo o comprimento com um grande espelho em frente para os clientes sentarem e uma escada de madeira no canto que leva ao primeiro andar. Nos sentamos no térreo, em cima estava lotado. Vimos que havia umas 3 ou 4 mesas pequenas.

Bogota-5-enderecos15

A imagem está refletida no espelho.

Bogota-5-enderecos14

São 2 ou 3 garçons servindo, percebemos que o movimento é grande e eles são bem rápidos, é um lugar frequentado pelos moradores, artistas, políticos. A família toda trabalha junta, é nítido que eles procuram manter o ambiente familiar e tradicional.

E o doce de leite… nossa senhora!!! É dos deuses, sequinho por fora e macio por dentro. A textura é deliciosa, é um pecado ir à Bogotá e não experimentar um, garanto. Esqueci do preço e perdi a nota, sorry!

Bogota-5-enderecos13

Mas o La Puerta Falsa não é só para um lanche, serve café-da-manhã e almoço também, nós que optamos por essa refeição.

Endereço: Calle 11 #6-50

Juan Valdez Café

São vários endereços espalhados não só por Bogotá, mas por toda a Colômbia. Nós fomos no que fica no térreo do Centro Cultural Gabriel García Marquez.

Era final da tarde, almoçamos no La Crepé Maralulú, visitamos os museus que ficam na mesma rua do café e depois de passearmos pelo Centro Cultural nos sentamos numa mesa no Juan Valdez para tomarmos o tradicional café colombiano.

O café fica numa esquina, é um ambiente espaçoso mas mesmo com a quantidade grande de mesas estava bem cheio quando chegamos.

Conseguimos uma mesa no terraço lateral. Um fez o pedido e o outro ficou aguardando na mesa.

Bogota-5-enderecos3

Há uma lojinha com camisas, canecas, bonés personalizados e vários tipos de café.

Bogota-5-enderecos2

Ricardo escolheu um nevado de café com chocolate, 7.800 COP = 2,90 U$, eu pedi um capuccino, 4.300 COP = 1,60 U$ e dividimos uma fatia de Torta Tres Leches, 5.100 COP = 1,90.

Bogota-5-enderecos34

O café realmente é muito bom, como eu gosto, encorpado e forte e a torta estava muito boa.

Para quem gosta de café, esse endereço é imperdível.

Mais informações: Juan Valdez Café

Jantar

Andrés Carne de Rês

Nossa única noite em Bogotá não poderia passar em branco, fomos conhecer a badalada Zona Rosa que concentra uma grande quantidade de restaurantes, bares, lojas e shoppings. Fica a quase 30 minutos de táxi da Candelaria. Chamamos um táxi no hotel e fomos. Mas antes de sairmos, pedimos pra staff tentar uma reserva no Andrés Carne de Rês, tínhamos lido que não poderíamos deixar de conhecer.

Ela conseguiu nos colocar na fila de espera.

Bogota-5-enderecos16

O táxi nos deixou em frente, mas antes de entrar fomos dar uma caminhada pela região e depois voltamos ao restaurante/ bar/ boate, ele concentra tudo num só lugar.

A fila estava bem grande, antes de qualquer acesso, é preciso falar com a hoster que fica numa bancada e direciona cada um pra seu destino.

No nosso caso, pagamos a entrada 20.000 COP = 7,50 U$ por pessoa e fomos orientados a ir para o quarto andar para esperarmos nossa mesa. Mas resolvemos parar no primeiro andar e entrar. Quando chegamos, fomos recebidos por um rapaz muito educado que nos perguntou se tínhamos reserva, dissemos que sim, falamos o nome e ele nos pediu pra esperar e menos de 10 minutos depois estávamos acomodados numa mesa.

Bogota-5-enderecos38

Ficamos no Inferno, que e um dos 4 ambientes da casa, os outros são Purgatório, Terra e Céu. O prédio todo tem 2.000 m² e comporta 800 pessoas sentadas e outras muitas em pé.

Bogota-5-enderecos28

É tanta coisa pra ver que a gente não consegue concentrar o olhar, por todos os lados muita gente, muita cor, muitos elementos, tudo lá é muito, mas é super bem bolado.

Bogota-5-enderecos27

Chegamos à mesa que estava nos aguardando, Ricardo escolheu um vinho, a água chegou à mesa antes e logo depois uma tigela com frutas… Fiquei apaixonada por toda a louça, pelos copos, que trazer tuuuudo, amo uma mesa bem posta, bonita.

Bogota-5-enderecos17

Não usei esse guardanapo, não é de papel, parece um TNT mais grosso, trouxe de lembrança

Bogota-5-enderecos20

Esses copos são chow hein. Tem de vários tamanhos

Bogota-5-enderecos19

Os garçons e garçonetes são bem jovens, todos muito bonitos e estilosos. Além do ambiente super despojado, pocket shows e artistas performáticos ficam passando pelas mesas, quando fomos, estavam fantasiados de personagens místicos, tinha ciganas lendo a mão, bruxas e outros que não consegui identificar.

A cartomante parou junto de Ricardo e pediu que ele escolhesse uma carta do baralho, fez toda a encenação, leu e depois deu a ele. Mais uma lembrança do lugar que trouxemos.

Bogota-5-enderecos39

Carta que a cartomante deu a Ricardo. Eu estava tão em câmera lenta que nem fotografei 🙁

Fizemos nossos pedidos. Eu realmente não estava nos meus melhores dias, o cardápio é muuuuito variado e eu escolhi ‘sopa de carne’, coisa de doente, imaginem!

Bogota-5-enderecos35

Minha escolha foi um Consomé con carne y papa picada, 12.400 COP = 4,60 U$ que é uma sopa de carne. Ricardo escolheu um carne.

Bogota-5-enderecos22

Ainda bem que estava muito boa, nunca vi disso, mas trouxeram abacate para acompanhar e 2 deliciosos pãezinhos.

O pedido de Ricardo foi chegando aos poucos, primeiro trouxeram uns molhos. Antes da carne chegar à mesa, o garçom pediu licença e colocou um avental nele kkkk e logo após outra pessoa levou a tábua de cerâmica extremamente quente com a carne. A escolha dele foi Lomo Tradicional De Rês, 47.000 COP = 17 U$. Duas pessoas comem muito bem. Como eu não estava disposta, sobrou ainda uma boa porção.

Bogota-5-enderecos21

Bogota-5-enderecos23

Bogota-5-enderecos24

O garçom avisou que tivéssemos cuidado porque estava muito quente. E para nossa surpresa, ele pegou os talheres, cortou a carne em fatias e colocou na tábua de cerâmica pra terminar de assar, na mesa mesmo. Muito legal que não fez fumaça e a carne ficou extremamente suculenta. Eu não consegui resistir e experimentei um pedaço :).

Como gostei muito das peças do serviço, perguntei se eles vendiam os copos, queríamos trazer para nossa coleção, e aí soubemos que há uma loja que vende praticamente tudo que se usa no restaurante. Fiquei boba! Pedimos a conta para irmos dar uma volta para vermos a loja.

E quando a conta chega, mais surpresas. Vem num pequeno baú de metal, cheio de mimos, tem uma lâmina de pesquisa para preenchermos, uma lupa pra ajudar a ler, um saquinho com bombons, um charme.

Bogota-5-enderecos25

E seguimos então para a loja. Fica no andar que estávamos. Fiquei louca pra trazer um de cada coisa que vi. Os preços até que eram bons, mas estávamos apenas com mala de mão, a outra estava no aeroporto. Não poderíamos arriscar levar coisas de vidro e ainda assim não resisti e comprei um copo pequeno pra ver no que dava, e consegui embarcar com ele. Custou 40.000 COP = 15 U$.

Bogota-5-enderecos26

E na saída descemos pela escada que também é toda decorada.

Bogota-5-enderecos37

Nossa noite foi muito boa apesar do meu mau-estar, mas conseguimos aproveitar. Ficamos com muita vontade de voltar à Bogotá e com certeza repetir a noite no Andrés Carne de Rês, e nesse caso, não iremos mais em nossa primeira noite, vou esperar para estar mais habituada à altitude :).

Endereço: Calle 82 – El Retiro

Mais informações: Andres Carne de Rês

E esses foram os 5 endereços de restaurantes em Bogotá que com certeza são motivo suficiente pra nos deixar com vontade de retornar à capital colombiana. Como bons garfos que somos, boas opções de refeições sempre contam muito em nossas escolhas de destinos.

E aí, mais relatos sobre esses lugares ou outros legais pra indicar? O espaço para comentários está aqui pra isso.

Mais sobre essa viagem:

Planejamento de uma viagem a dois para San Andrés
Como é voar com a LAN
GHL Capital, excelente opção de hotel durante uma conexão 
Hotel no centro histórico
O que fazer durante uma conexão em Bogotá
Passeio ao Cerro de Monserrate
Museus em Bogotá

5 lugares onde comer em Bogotá

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · ·
Categorias:
Bogotá · Colômbia 🇨🇴 · Onde fui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title