banner

Como é o Aeroporto de Tocumen na Cidade do Panamá

Já passamos pelo Aeroporto de Tocumen na Cidade do Panamá várias vezes, como a Copa Airlines tem voos que saem aqui de Recife direto pra o Panamá e de lá seguem pra vários destinos incluindo os Estados Unidos, é uma excelente opção pra nós que moramos aqui.

Já fizemos conexões de todos os tipos, de apenas 2 horas, de pouco mais de 1 hora, de 7/8 horas, de um dia pra o outro, conhecemos bem o aeroporto de Tocumen. E em quase todas as conexões com mais tempo, aproveitamos pra conhecer um pouco a Cidade do Panamá.

Veja aqui e aqui o que já fizemos nessas ocasiões. E tem mais post sendo preparado sobre esse assunto, logo logo atualizo aqui :).

O Aeroporto de Tocumen foi inaugurado na década de 1940, e de lá pra cá só vem crescendo. É um dos principais hubs das Américas por ficar praticamente no meio entre a América do Sul e a do Norte. É a sede da Copa Airlines, a cia aérea tem centenas de voos que partem da Cidade do Panamá para vários destinos pelas Américas. Além da Copa, a American Airlines, KLM, United Airlines, TAP, Aeroméxico, Avianca entre outras usam o Aeroporto de Tocumen para conexões.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-patio

O aeroporto é conhecido também por suas centenas de lojas, é um verdadeiro shopping. No Panamá não é cobrado o imposto que pagamos nos Estados Unidos, mas sinceramente nunca achei vantagens am compras lá, os preços são os mesmos dos Estados Unidos quando colocamos o imposto, sai uma coisa pela outra.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-mall

O aeroporto encontra-se em expansão, o Terminal 2 está sendo construído. Uma parte dele já está em funcionamento mas ainda há muitas obras sendo realizadas.

São mais de 40 portões de embarque/desembarque. Há wi-fi livre pra os viajantes durante as 2 primeiras horas, depois disso é preciso pagar, mas a velocidade deixa muito a desejar, cai com frequência e às vezes mesmo dentro do tempo ainda não consegue-se conectar novamente, é mita gente disputando conexão ao mesmo tempo.

Não sei a quantidade de lojas, mas são muitas, das mais variadas lojas. A La Riviera e a Attenza estão espalhadas por todos os corredores. São divididas por produtos (bebidas, perfumes/maquiagem, eletrônicos, etc). Marcas como Lacoste, Tommy Hilfiger, Burberry, Carolina Herrera, Mac e muitas outras fazem do shopping do aeroporto uma opção para quem não conseguiu fazer suas compras no destino de sua viagem e ainda tem alguns dólares (ou não…). Afinal, os cartões de crédito são muito bem aceitos em todas as lojas.

O aeroporto é todo climatizado, bem estruturado, muitas cadeiras em todos os portões de embarque, vários painéis espalhados por todo canto com as chegadas e partidas dos próximos voos, vários banheiros, principalmente no setor mais novo, os dos portões mais antigos ainda não foram reformados, são bem precários e pequenos. Se chegar por um desses, ande um pouco mais, vale a pena se apertar um pouco até encontrar um banheiro novo :). Esses portões são os que ficam nas pontas, dá pra saber porque o saguão é redondo, os mais novos ficam em corredores compridos.

O setor de imigração fica no andar térreo, é quente e os agentes são sempre chatos, nunca fomos atendidos por um(a) que fosse ao menos educado. Mas como o contato é bem rápido, isso não importa nem faz a menor diferença.

Depois de passar pela imigração, pega-se as malas (quando for o caso) e segue-se para o raio-X, isso mesmo, pra sair do aeroporto é preciso passar todas as malas, bolsas e tudo o que estivermos levando pelo máquina no raio-X e aí é que os funcionários são chatos e grosseiros.

Para quem vai sair do aeroporto, assim que passar pelo raio-X chega a um saguão, e logo depois aos portões de saída para a parte externa onde ficam as vans de transportes e os taxistas oferecendo seus serviços.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-carro

A cidade do Panamá é sempre muito quente, abafada, se estiver com casacos, vá com uma roupa bem leve por baixo ou leve uma pra trocar quando chegar lá. Mesmo com o céu nublado, é muito quente, e olha que a gente mora no Nordeste e sente calor lá :).

Caso saia do aeroporto para fazer algum passeio, o transporte vai lhe deixar no primeiro andar, logo na entrada fica o setor de segurança, é muito tranquilo e rápido, e para não ser diferente, o pessoal é bem chatinho.

Passa-se então pelo raio-X pra embarcar e chega-se no mall de lojas que ocupa toda  a extensão do aeroporto, é sério, não estou exagerando, são lojas por todos os lados. Os portões de embarque ficam num corredor paralelo ao mall.

Para embarques para os Estados Unidos, é preciso passar novamente pelo raio-X no portão de embarque, mas pra outros destinos não, pelo menos isso aconteceu com a gente todas as vezes, é aquela história, vai pra os EUA, revista, vai voltar pra o Brasil, passa direto, só o raio-X da entrada resolve!

Uma falha que eu acho no Aeroporto de Tocumen é no setor de alimentação. Há poucas opções, principalmente no terminal 1. E as que têm são bem fraquinhas, não tem como fazer uma refeição sentada numa mesa, é tudo serviço de balcão e raramente as lanchonetes e cafeterias têm mesas com cadeiras. Eu acho isso o fim :(.

Uma coisa que descobrimos pela necessidade em nossa viagem com conexão noturna, foi o guarda-volumes. Saindo pelo portão que fica depois do raio-X, aquele da saída que comentei antes, seguindo à direita tem um lugar para guardarmos as malas. Não tem como errar, vejam a fachada como é.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-guarda-volumes

Eles cobram por mala e a cada 24 horas. Segue a tabela de preços.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-guarda-volumes2

O serviço é bom, cada mala é etiquetada e tem um código de barras, ficamos com uma via de cada e a outra adesivada na mala, são armazenadas nesse espaço mesmo e para pegá-las é preciso mostrar os tickets que foram entregues.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-guarda-volumes3

Nesse setor finalmente encontramos pessoas mais simpáticas :).

Achamos bem seguro e confiável. Deixamos 5 malas e no outro dia pegamos sem problemas.

Como o embarque é no andar superior, é preciso pegar o elevador par subir com as malas, ele fica looonge, e bem escondido. Mas tem sinalização, seguindo chega-se fácil.

Fiz uns videozinhos pelo snapchat, juntei num só pra vocês terem um ideia melhor da área das lojas e do pátio do aeroporto.

Mais informações:

Sitetocumenpanama

Endereço – Avenida Domingo Díaz, Panamá

Estacionamento – Sim, taxa cobrada por hora, fica em frente da entrada

Wi-fi – Free nas 2 primeiras horas, mas cai com frequência e é lenta

Transporte – Tem quiosques oferecendo na saída

Tours – Há agências de turismo pelo aeroporto que fazem pequenos tours durante conexões, nunca usamos

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para nos EUA na Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
América Central · Cidade do Panamá · Onde fui · Panamá 🇵🇦

Comments

  • olá, gostaria de saber porque tantas pessoas fazem ponte aérea no panamá, tentei pesquisar se ficava mais barato mas não ficou, tem alguma razão? obrigada, bjos

    Caroline Besen de Souza 16/12/2015 18:49 Responder
    • Caroline, como comentei no início do post, pra nós que moramos aqui em Recife, viajar com a Copa é muito bom porque temos voo direto pra o Panamá e de lá seguimos pra outras cidades. Das 7 vezes que fui pra Las Vegas, 5 foram pela Copa. Os aviões são muito bons, não são aqueles Airbus grandes, são 737 mas sempre novos, o serviço de bordo é muito bom também, nuca tivemos problemas com atrasos muito menos com cancelamentos e os preços são sempre melhores do que na Amarican Airlines por exemplo, que sai daqui direto pra Miami e de lá segue pra outras cidades, e vamos combinar que o serviço da AA deixa muito a desejar né? Partinho de outras cidades eu não sei lhe dizer como são os preços. Pra você ter uma ideia de como a Copa nos atende bem aqui em Recife. Em agosto fomos pra San Andrés no Caribe colombiano, resgatamos as passagens com milhas na TAM, saímos de Recife pra São Paulo, de lá seguimos pra Bogotá, dormimos uma noite lá, no outro dia seguimos pra San Andrés. Na volta a mesma coisa, se fôssemos com a Copa, sairíamos daqui direto pra o Panamá e de lá seguiríamos pra San Andrés num voo de 3 horas. Mas como não pagamos pelas passagens, fomos com a TAM, mas pra comprar, com certeza escolheríamos a Copa. Espero ter esclarecido suas dúvidas. Um abraço.

      Cynara Vianna 17/12/2015 09:01 Responder
  • Olá!
    Estarei voltando de Los Angeles e farei conexão no Panamá, tenho 9 horas para aproveitar a cidade.
    Gentileza tenho umas perguntas e desde já agradeço se puder me ajudar.
    Saindo de Los Angeles chegando ao Panamá aconselha que eu pegue a mala no Panamá?? Temo que se for deixar a mala ir direto para o Brasil não poderei sair do aeroporto.
    Depois teria que fazer novo check in para embarcar para Brasil??
    Guardo as malas antes de passar na imigração ou depois??
    É tranquilo passar na imigração??
    O aeroporto fica muito distante da cidade?? Quanto tempo mais ou menos??
    Na conexão posso sair do aeroporto para visitar a cidade??
    Preciso de vacina febre amarela??

    Muito obrigada.

    Aguardo

    Leila

    Leila Lemos 12/05/2016 18:53 Responder
    • Olá Leila. Vamos lá. Acredito que você esteja voando com a Copa Airlines, se for isso mesmo, as respostas seriam: Numa conexão de 9h, não é preciso retirar as malas; você poderá sair do aeroporto sem problemas; a imigração é super tranquila; o aeroporto fica a 30 minutos do centro da cidade, depende muito do trânsito, mas essa é a média; e sim, você pode sair do aeroporto para conhecer a cidade sim. Temos um post aqui onde mostro o que ver na Cidade do Panamá durante uma conexão. Mas, para você viajar com toda segurança e tranquilidade, ligue pra Copa e confirme sobre a questão das malas. Quando fomos pra Fort Lauderdale, ficaríamos de 1 dia para o outro no Panamá, liguei pra cia e eme informaram que nesse caso teríamos que retirar as malas. Guardamos no guarda-volumes depois de passarmos pela imigração e no outro dia fizemos checkin normalmente. Quanto à vacina não está sendo exigida mais, mas nós sempre levamos nossa carteira internacional da ANVISA em dia. Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade. Obrigada pela visita.

      Cynara Vianna 13/05/2016 07:23 Responder
  • Muito obrigada.

    O que você achou de viajar com a Copa??

    Leila Lemos 13/05/2016 09:05 Responder
  • Olá!
    Gostaria que me ajudasse com uma dúvida!
    Vou fazer uma conexão no Panamá de 11 horas, nesse período de tempo irei visitar a cidade. É possível retirar as malas? Porque eu gostaria de fazer algumas compras e colocar os produtos dentro da minha mala. É possível?
    Obrigada!!!

    Giovanna Izidoro 10/07/2016 23:20 Responder
    • Oi Giovanna, aconselho você entrar em contato com a cia aérea. A conexão mais longa que fizemos no Panamá foi de 8 horas e não pegamos as malas. A que fizemos que envolveu uma pernoite fomos obrigados a retirá-las e usamos o guarda-volumes do aeroporto para guardá-las. O que sei é que em conexões mais longas que 8 horas é necessário retirarmos as malas, mas isso pode mudar de cia para cia. No seu caso, eu entraria em contato para confirmar. Espero ter lhe ajudado. Obrigada pela visita.

      Cynara Vianna 11/07/2016 10:22 Responder
      • Muito Obrigada! Vou seguir seu conselho!

        Giovanna Izidoro 11/07/2016 12:08 Responder
        • Na volta de sua viagem nos conte como foi :).

          Cynara Vianna 12/07/2016 10:05 Responder
  • eu adorei o aeroporto de Tocumen (tirando aqueles corredores congelantes)! várias opções para comer e comprar (apesar que não achei muita diferença do Brasil). eu gostei muito da opção de onibus para o centro! em vez de 40 dolares com o taxi, gastei menos de 2 aheuahea

    angela sant anna 21/01/2017 10:09 Responder
    • Também não fazemos compras quando passamos por Tocumen Ângela, pra nós que moramos em Recife é uma boa opção porque os voos da Copa partem daqui direto para o Panamá e de lá seguimos para outros destinos. Pra nós é excelente porque não precisamos descer para São Paulo ou Rio de Janeiro.

      Cynara Vianna 22/01/2017 18:04 Responder
  • Oi Cynara obrigada pelas dicas , gostei do post .
    Vou fazer uma conexão de 9 horasno panama , saindo de sp para quito , e será na ida .
    Então estou planejando sair do aereoporto e dá uma volta pela cidade e comprar algumas coisas , será que tenho que despachar separadamente das malas dependendo do tamanho da sacola , ou posso seguir no próximo voo como mala de mão ? Ah é não falo nada de espanhol , será complicado eu sair e depois voltar fazer tudo de novo ?

    Selma oli 25/04/2017 16:54 Responder
    • Oi Selma, em nossas conexões diurnas nunca precisamos pegar as malas e despachá-las novamente, saíamos apenas com as malas de mão, na volta ao aeroporto passávamos pelo raio-x e seguíamos para o portão de embarque. Caso seja assim com você, o que deve levar em consideração é a questão do volume de líquidos e tamanho da bagagem de mão como em qualquer outro voo. Sugiro você entrar em contato com a cia aérea para confirmar se precisará pegar as malas ou não, eu acredito que não. Com relação ao idioma vá tranquila, os panamenhos entendem muito bem o português e não é complicado entendermos o espanhol.

      Cynara Vianna 26/04/2017 08:59 Responder
      • Muito Obrigada Cynara , sim não vou pegar as malas , só fico com receio de que as compras que eu fazer passe do volume permitido como mala de mão Rsrs
        Tenho trauma da última vez que fiz uma conexão no Texas , e as malas foram todas extravidas e me colocaram em um outro voo da AA e as malas só chegaram aqui em sp dias depois todas separadas

        Selma oli 26/04/2017 09:21 Responder
        • Acredito que você não vai ter problemas com o peso da bagagem de mão com compras Selma, eu nunca fiz compras no Panamá, não acho que vale a pena como valia há tempos atrás. Os preços não são nenhuma pechincha e o que você comprar no aeroporto (free shop) não conta como mala de mão e os preços são iguais aos praticados na cidade. Tenho certeza que você não terá problemas, mas a questão de extravio de malas é uma loteria em qualquer viagem. Mas dará tudo certo. Boa viagem.

          Cynara Vianna 26/04/2017 16:02 Responder
  • Obrigada mais uma vez !!

    Selma oli 26/04/2017 22:10 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title