banner

Cerro de Monserrate em Bogotá. Tudo sobre o passeio mesmo com chuva.

Subir ao Cerro de Monserrate em Bogotá, é o mesmo que subir ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, à Torre Eiffel em Paris, ao Empire States em New York. Sabe aquele passeio pra ter uma vista linda da cidade que não pode faltar em nenhum roteiro? É isso!

E durante nossa longa conexão (opcional) em Bogotá na volta de nossa semana em San Andrés,  não seríamos desobedientes à regra, subimos a ladeira a pé, compramos os tickets, fomos no funicular, tomamos chá de coca lá no topo, rezamos na igreja, vimos a cidade lá do alto apesar do tempo fechado, tomamos banho de chuva apesar da sombrinha (pequena), descemos no teleférico, enfim, foi um passeio mais do que completo. Vou contar tudo pra vocês.

Para saber o que mais indicamos fazer durante uma conexão na capital colombiana, entre nesse post.

Como comentei inicialmente,  o Cerro de Monserrate é um ponto turístico muito visitado em Bogotá, além de ser um lugar de eventos religiosos tradicionais para os colombianos.

Fica no alto de uma colina a 3.200 m de altitude, de lá, vê-se boa parte da cidade de Bogotá.

Cerro-de-Monserrate-placa2

Placa fixada na parede ao lado da igreja no topo

O Cerro de Monserrate abriga a imagem do Senhor Caído de Monserrate. Tradicionalmente, os fiéis que têm o que pedir e/ou agradecer ao santo, sobem aos domingos bem cedo ao topo da montanha onde fica a igreja que abriga a imagem, muitos vão descalços e de olhos vendados.  Desde 1657 o lugar tornou-se um Monastério e tem devotos por toda a Colômbia.

Como chegar

Fomos andando de nosso hotel até lá, nossa caminhada durou mos uns 30 minutos, aproveitamos para vermos um pouco mais do centro histórico.

Observamos que várias linhas de ônibus circulam pela região, dependendo de onde estiver hospedado pode ser uma boa opção.

Outra maneira é ir de táxi.

Para saber mais sobre o hotel onde ficamos, entre aqui.

Cerro-de-Monserrate-ladeira

Estava um dia bem nublado e chovia fino, mas não estava muito frio. Fomos caminhando ladeira acima. Quando chegamos, compramos uma sombrinha a uma vendedora ambulante, era bem pequena, acho que era infantil, mas nos protegeria um pouco caso a chuva aumentasse. Pagamos U$5.

Como subir ao topo

Para chegar ao topo, pode-se ir a pé, de teleférico ou de funicular, o ingresso é vendido na base da montanha num bonito prédio onde ficam os acessos aos meios de transporte que levam ao topo.

Cerro-de-Monserrate-fachada

O visitante não é obrigado a subir e descer no mesmo transporte, o ingresso dá direito a uma subida e uma descida, que pode ser à nossa escolha.

Funicular

No nosso caso, subimos de funicular e descemos de teleférico. Veja antes de comprar os horários de funcionamento de cada um pra escolher a melhor de subir/ descer e aproveitar a paisagem durante os percursos. Quando o vento está forte, o teleférico não funciona por questões de segurança.

A bilheteria fica bem em frente à chegada, não tem como não vê-la.

Cerro-de-Monserrate-fila

Para chegar ao lugar de embarque do funicular, que foi o transporte que escolhemos para subir, basta seguir a placa de sinalização, saindo da bilheteria, siga à direita, a entrada fica do lado esquerdo.

Cerro-de-Monserrate-funicular

Não tínhamos preferência por transporte, queríamos andar nos dois, o que nos levou a definir em qual subirmos ou descermos foi o horário do próximo, precisávamos ganhar tempo para continuarmos nosso passeio pela cidade, como o funicular seria o próximo a subir, fomos nele.

Cerro-de-Monserrate-entrada-funicular

Quando chegamos à entrada de acesso ao lugar de embarque, um funicular estava saindo, ficamos esperando pelo próximo, foi o tempo das pessoas irem chegando. Ficamos menos de 5 minutos até chegar o próximo. Nos acomodamos nessas escadas que aparecem na foto, em cada degrau, 5 pessoas.

Entramos e ficamos no espaço frontal, adorei porque é o melhor lugar pra tirar fotos e ver a paisagem. Para isso, fique no primeiro degrau :).

Cerro-de-Monserrate-1

Cerro-de-Monsessate-funicular-3

Cerro-de-Monserrate-funicular-vista

Durante nossa subida a chuva deu uma ligeira trégua e a neblina estava bem fraquinha.

No topo

Assim que chegamos cada um vai pra um lado, há grupo de turistas, famílias, tem todo tipo de visitante e cada um segue pra o lado que preferir, no final, todos chegarão ao mesmo destino que é o santuário lá no alto.

Cerro-de-Monserrate-placa

Nós optamos pela direita e seguimos subindo, é isso mesmo, o funicular não deixa no topo mesmo, ele nos leva até bem perto, mas ainda subimos alguns metros até chegarmos ao santuário. Há uma prédio antigo, em pedras que abriga banheiros, um centro de informações. Não entramos nele, seguimos adiante.

Cerro-de-Monserrate-caminho

O caminho é muito bonito, florido, muito bem cuidado.

E a chuva ficou mais forte…e a neblina chegou com tudo, mas como diz o ditado ‘quem tá na chuva é pra se molhar’ e nós continuamos nossa subida, se não desse pra vermos Bogotá como esperávamos, paciência, o passeio até ali já teria valido a pena :).

Cerro-de-Monserrate-caminho-2

Cerro-de-Monserrate-caminho4

Quando estávamos ‘quase’ na igreja, nos deparamos com um poço onde as pessoas faziam pedidos e jogavam um moeda, e eu fui lá fazer o meu né?

Cerro-de-Monserrate-poco

No lado esquerdo há uma pequena lanchonete que vende salgados, bebidas e chá de coca, que era tudo o que precisávamos naquele momento, gente, vocês não imaginam com sentimos a altitute em Bogotá. Quando chegamos nesse ponto da montanha, quase não conseguíamos mais conversar, o fôlego já tinha ido pra o espaço há tempo…

Cerro-de-Monserrate-cha

Estávamos voltando a sermos ‘gente’ de novo kkkk

E seguimos por mais uns degraus….

Cerro-de-Monserrate-subida

O  santuário

Chegamos à igreja que recebe milhares de fiéis e turistas durante todo o ano. Tinha mais gente fora do que dentro. Entramos e fizemos nossas orações.  E lá no altar a imagem do Santo Cristo Caído de Monserrate.

Cerro-de-Monserrate-igreja

Vimos que muita gente seguia em direção ao fundo da igreja pela lateral esquerda, seguimos e chegamos a uma capela linda, pequena, muito bem cuidada e que tem vários confessionários por toda sua lateral em forma circular.

Cerro-de-Monserrate-capela

Fora da igreja

Saindo da igreja, o grande atrativo é a vista da cidade de Bogotá. A chuva estava fina mas constante e a neblina ainda presente, ainda nos dirigimos ao muro que circunda todo a igreja, vimos a capital colombiana lá embaixo, foi uma vista bem discreta….

Cerro-de-Monserrate-vista2

Mas mesmo com o tempo ruim, não deixava de chegar gente pra visitar o santuário e tentar apreciar a vista.

Cerro-de-Monserrate-neblina

Restaurantes

Há 2 restaurantes bem comentados na montanha, o Casa San Isidro e o Casa Santa Clara, não fomos até eles por causa do mau tempo, mas tivemos excelentes referências de ambos. Para quem tiver tempo disponível, uma boa opção é almoçar apreciando a linda paisagem vista dos terraços, que é a grande atração deles além da comida :).

Teleférico

Depois de passearmos pelos arredores da igreja, onde vimos muita gente chegando a pé, isso mesmo, apesar da chuva e do frio, pessoas chegavam a pé pelo caminho que fica do lado da igreja. Muitas estavam vestidas com roupas de atletas…

Seguimos para o lugar de embarque no teléferico que fica perto da lanchonete onde tomamos o chá de coca.

É um salão fechado (graças a Deus), ficamos em fila indiana e vamos andando. Pegamos o 3º teleférico, é menor do que o funicular e ainda bem que não balançou muito :). O tempo do percurso é semelhante ao que levamos no funicular. Deu pra ver um pouco mais de Bogotá, chegando mais embaixo a neblina não estava tão firme.

Cerro-de-Monserrate-teleferico

 

Mais informações:

Endereço – Carrera 2 Est nº 21-48 – Paseo Bolívar

Horário – Funicular – SEG a SEX – 7h às 11:45h; SÁB – 7 h às 16h, DOM – 5:30h às 8:30h e FERIADOS – 6:30 às 11:45h

Teleférico – SEG a SÁB – 9:30h às 23:00h; DOM – 9:30h às 20:30h e FERIADOS – 12h às 17h.

A pé – entrar no site idrd.gov.co

Ingressos – Trajeto único 8.500 pesos – Subir e descer 17.000 pesos (adultos). Outros preços no site oficial.

Site oficial – www.cerromonserrate.com

E assim foi nosso passeio ao Cerro de Moserrrate, um ponto turístico muito popular em Bogotá e que merece uma visita, mesmo se o tempo estiver fechado como estava no dia que subimos. Ah, tinha esquecido de comentar. Soubemos que um horário ótimo para estar no topo é no final da tarde para ver o pôr-d0-sol que dizem ser lindo. Fica a dica.

Quem já foi lá e tem mais o que contar pra gente?

Mais sobre essa viagem:

Veja aqui o planejamento detalhado dessa viagem
Como é voar com a LAN
GHL Capital, excelente opção de hotel para uma noite de conexão em Bogotá
O que fazer durante uma conexão em Bogotá

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para nos EUA na Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
América do Sul · Bogotá · Colômbia 🇨🇴 · Onde fui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title