banner

Conexão no Panamá. O que se pode fazer em poucas horas.

Fazer conexão no Panamá virou hábito para nós, como temos boas opções de voos da Copa Airlines partindo aqui de Recife, os voos com paradas no país são sempre muito bem vistos pelos viajantes que moram aqui e nós particularmente, gostamos muito dos serviços prestados pela empresa, até agora não temos queixas.

conexaonopanama1

Veja aqui o review de um voo nosso com a Copa e aqui quando fomos com as crianças e solicitamos menu kids.

O tempo de conexão varia de acordo com a cidade de destino, já ficamos 2 horas, 4 horas e por 3 vezes, 7:30h. Nas conexões com menos de 5 horas, não saímos do aeroporto, não daria tempo para fazermos nada porque o aeroporto fica longe do centro e das principais atrações da Cidade do Panamá, mas quanto tivemos mais tempo, já experimentamos passear pela cidade contratando um transfer e já usufruimos de um day use num hotel para descansarmos.

Veja aqui como é o Continental Hotel & Casino e como foram nossas horas de descanso nele.

Ainda não havia comentado sobre nosso passeio quando fomos a primeira vez porque foi um perrengue e perdi o entusiasmo para relatar aqui, mas como na última viagem com a família fizemos novamente e deu tudo certo, vou contar tudo direitinho :).

Nossa dica é contratar um transfer antecipadamente e ir direto para o Canal do Panamá, mas sabemos que dá para contratar o passeio chegando ao aeroporto, nós preferimos chegar lá com tudo já reservado.

É uma visita muito interessante e como o percurso do aeroporto até lá leva uns 40 minutos dependendo do trânsito, que diga-se, é bem complicado, dá pra ver uma boa parte da cidade.

conexaonopanama27

conexaonopanama2

conexaonopanama4

Da primeira vez que contratamos um transfer com essa finalidade, foi quando fizemos nossa primeira viagem em grupo, veja aqui o resumo dessa viagem e que gerou uma série onde outras pessoas comentaram sobre experiências que tiveram.

Tivemos indicação de uma conhecida de meu cunhado que é panamenha e era amiga de uma pessoa que trabalha com transfer lá, entramos em contato por email e fechamos. Mas quando chegamos a coisa foi complicada. O nome dele é Gilberto Rosario.

Resumindo…. Éramos 8 pessoas, ele nos dividiu em 2 grupos de 4 pessoas, um ficou no carro com ele (nós e minha irmã com meu cunhado) e no outro os outros 2 casais que foram guiados pela esposa dele. O problema foi que ela não sabia como chegar até o canal, terminou entrando numa favela, houve um certo pânico por parte das nossas amigas e resolveram voltar. Só que nós não estávamos sabendo de nada. Perguntamos por eles e Gilberto dizia que estavam a caminho, vimos que ele atendeu algumas ligações mas não nos dizia nada concreto, até que quando chegamos no canal ele nos disse que o pessoal havia desistido do passeio e voltado para o aeroporto. Não estranhamos muito porque vimos que um dos casais estava muito interessado em fazer algumas compras no aeroporto que é um verdadeiro shopping, assim, fomos para nossa programação. Até aí tudo bem….

Um pouco sobre o canal para vocês entenderem a importância dele pra o Panamá.

Desde 1904 os Estados Unidos tinham o arrendamento perpétuo sobre o Canal do Panamá, porém depois da Segunda Guerra Mundial, os panamenhos começaram a protestar sobre essa posse. Durante alguns anos a administração do Canal passou a ser dividida entre os 2 países, até que no dia 16 de junho de 1977, os Estados Unidos assinaram um tratado dando posse total ao Panamá, que a partir de 31 de dezembro daquele ano passou a ser totalmente administrado pelo governo local.

Chegamos às 16:55h e o museu fechava às 17h, não conseguimos entrar. Então entramos apenas para vermos o canal.

conexaonopanama36

 

Não caminhamos muito pelo espaço, tivemos acesso ao restaurante que tem um terraço que dá de frente pra o canal e tivemos a sorte de um navio estar entrando.

É muito interessante, as compotas se abrem para a água passar do lado mais fundo para o mais raso para dar a profundidade adequada para o navio passar. Resumindo grosseiramente, é isso que acontece.

conexaonopanama35

conexaonopanama29

conexaonopanama31

conexaonopanama32

Vejam que a largura do navio é praticamente a mesma do canal, ele passa bem rente, é tudo muito planejado

conexaonopanama34

Bom, ficamos cerca de 1 hora no canal, saímos e fomos lanchar perto dali. Já havia escurecido e como estávamos sem o grupo e sem ter contato com eles, resolvemos dar uma volta rápida de carro e voltarmos para o aeroporto.

Pagamos U$ 40 por pessoa e o grupo do outro carro não havia pago o valor total para a esposa de Gilberto, ele nos comunicou e nós completamos. Saímos do carro e fomos nos encontrar com o grupo. Eles estavam muito chateados e foi quando nos contaram os detalhes, nós estávamos totalmente inocentes na história, mas isso gerou uma chateação no final da viagem, infelizmente…

Bom, mas dessa outra vez, contratamos o mesmo transar que nos levou ao hotel quando fomos com as crianças para Las Vegas. O nome dele é Isaías e graças a Deus deu tudo certo. Pagamos U$ 200 por uma van para as 10 pessoas do grupo.

Entrei em contato com ele por WhatsApp pois eu tinha guardado o cartão de visita dele e tinha o número. Para quem tiver interesse: +507. 6078.4519.

Nosso destino era o canal, queríamos conhecer o museu e mostrar tudo para os filhos.

E dessa vez deu tudo certo!!!!

Era pouco antes das 10h da manhã, ficamos quase 1 hora na imigração porque demoraram para liberar minha sobrinha, o namorado dela e Victor, meu filho mais velho, mas deu tudo certo, sem estresse.

conexaonopanama3

Seguimos para o canal. A entrada do prédio estava em reforma, tivemos que subir as escadas andando mesmo porque a rolante estava em manutenção.

Nos dirigimos logo para a bilheteria do museu. Não havia filas.

conexaonopanama25

Os ingressos custam U$ 15 adultos e U$ 10 crianças entre 6 e 12 anos.

conexaonopanama26

conexaonopanama23

Quando entramos vimos que estava bastante cheio, havia uma fila para entrar na sala de projeção onde passa um filme explicando sobre o canal, são seções em espanhol e em inglês em horários diferentes, na entrada tem um quadro com os horários.

Nós entramos e nos acomodamos, é bem grande e parece uma sala de cinema, agora é muuuito frio lá dentro.

conexaonopanama22

O filme dura 20 minutos e vale muito a pena assistir.

Saindo de lá entra-se no museu propriamente dito, mas vejam, não é obrigatório assistir ao filminho não tá? Pode-se entrar direto no museu.

São 3 pavimentos muito bem montados. Toda a construção e funcionamento do canal estão muito bem representadas em painéis, vídeos, fotos, maquetes, alguns setores interativos, os meninos adoraram o passeio.

conexaonopanama21

conexaonopanama20

conexaonopanama16

conexaonopanama13

conexaonopanama18

conexaonopanama26

Nesse equipamento, o visitante entra, coloca idade e peso e ele calcula o volume de água do corpo. José Ricardo testou.

conexaonopanama12

conexaonopanama14

conexaonopanama11

conexaonopanama15

Esse ‘portão’ simula o movimento feito para o navio passar

conexaonopanama38

Simulador. Sempre cheio de gente, ele mostra como se faz para manobrar o navio para entrar no canal

Saindo de lá fomos para o terraço panorâmico que mostra o canal em toda sua extensão.

conexaonopanama8

conexaonopanama5

conexaonopanama6

Uma pena que não tivemos a mesma sorte da outra vez, o próximo navio seria 4 horas depois, não poderíamos esperar, infelizmente os meninos não viram o funcionamento real no canal.

Quando saímos de lá fomos almoçar num shopping perto, o Albrook Mall, de lá seguimos de volta para o aeroporto.

Aconselho pensar em fazer esse passeio numa conexão de no mínimo 7 horas, lembre-se que mesmo sem precisar fazer checkin nem despachar malas, precisará passar pela imigração que não leva menos de 40 minutos. Tem o trânsito que, pelo menos nas horas que andamos pela cidade, foi sempre bem agitado. E olha que já fizemos o percurso no final da tarde, no começo da manhã e à noite. Para não ter imprevistos, o ideal é chegar ao aeroporto pelo menos 1:30h antes do voo. Fique atento que os portões sempre mudam, nunca embarcamos pelo portão indicado nos bilhetes, não deixe de conferir nos painéis espalhados pelo mall.

Em todas as nossas paradas com passeios na Cidade do Panamá, o clima estava abafado, com céu fechado, um calor esquisito, sabe quando ficamos pegajosos sem suar?

Fica a dica do que fazer durante uma conexão no Panamá, e se estiver com crianças então, não pense duas vezes, vale muito a pena. Vimos muitas famílias apesar do transtorno das obras ao redor do prédio do museu. Ah, tem uma lanchonete no térreo e um restaurante panorâmico, ouvi dizer que o custo x benefício dele não vale a pena para quem está de passagem, é bom para quem tem tempo para desfrutar da vista e esperar a passagem de um navio sentado confortavelmente.

É isso. Quem já foi ao canal e tem o que acrescentar? E quem ficou mais tempo durante uma conexão ou passou mais dias no Panamá e tem outras dicas, comenta aqui, nós mesmos pretendemos ir a outros lugares em outras situações semelhantes :).

Dicas do que fazer em conexões em outras cidades

Conexão em Lisboa
Conexão em Bogotá

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para nos EUA na Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
América Central · Cidade do Panamá · Onde fui · Panamá 🇵🇦

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title