banner

O que fazer durante uma conexão em Bogotá

Fiz um roteiro com o que fazer durante uma conexão em Bogotá que pode ser adaptado caso tenha menos tempo, pois passeamos sem pressa e caminhamos calmamente pelas ladeiras da Candelaria.

Chegamos de San Andrés às 13h de uma sexta-feira e nosso voo para o Brasil seria às 21:30h do sábado. Resolvemos fazer um pequeno tour pelo centro histórico da capital colombiana depois de vermos que era a região mais legal para se conhecer em pouco tempo.

Ficamos no Hotel Casa Deco, a localização do hotel para quem vai ficar pouco tempo na cidade é fundamental. Fomos andando para praticamente todos os lugares, com exceção da noite da sexta que fomos pra Zona T e quando saímos do Cerro Monserrate para o centro, fora isso, as pernas foram nosso veículos de locomoção, o que adoramos porque o visual do centro histórico é show de bola, isso pra quem gosta de história, arquitetura e cultura :).

Review com todos os detalhes no post Hotel em Bogotá. Casa Deco é nossa dica no centro histórico.

Recebemos no hotel um mapa da Candelaria, bairro onde ficamos, foi excelente, apesar de estarmos usando o chip pré-pago que havíamos comprado em San Andrés, ainda preferimos um mapa impresso em certos lugares. Vou colocá-lo aqui pra quem quiser imprimir, ele tem os pontos turísticos da região bem sinalizados.

No post planejamento de uma viagem a dois para San Andrés explico tudo sobre o chip pré-pago.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota37

Estávamos com nosso roteiro impresso mas precisamos alterar a ordem de algumas coisas porque chegamos em Bogotá numa manhã muito nublada e não fazia sentido irmos ao Cerro Monserrate, que era nosso primeiro destino depois de fazermos o checkin. Assim, alteramos um pouco a ordem e com o mapa e o roteiro em mãos, seguimos pelas ladeiras de Bogotá.

Vou colocar na ordem que fizemos ok?

1 – Almoço no La Sociedad

No final da Calle 11, bem perto da Plaza Bolívar,  funciona num lindo prédio histórico. O interessante é que tem vários ambientes, bem diferentes entre si mas que oferecem o mesmo cardápio.

A entrada achei um pouco escondida, a placa é muito pequena, então fotografei da rua onde fica pra facilitar pra vocês.

A entrada é em frente aquele caro branco ali atrás.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota21

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota13

Interior do prédio

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota30

O salão que escolhemos ficar para almoçar

Post detalhado sobre o restaurante em breve.

2 –  La Puerta Falsa

Vizinho ao La Sociedad, saindo do restaurante, seguindo à esquerda na mesma calçada, é a próxima porta.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota14

Lugar bem pequeno mas que tem como carro chefe o arequipe, que é um doce de leite, pedimos com coco. É maravilhoso, bem doce mas uma delícia. Também serve refeições, vimos opções de sopas e sanduíches no cardápio, mas pra nossa surpresa, não servem café. Mas como nossa intenção era o arequipe como sobremesa, saímos muito satisfeitos.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota31

3 – Plaza Bolívar

Nela ficam o Palácio da Justiça, a Prefeitura e a Catedral Primada.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota20

Estávamos na calçada da catedral

É uma praça muito ampla, com um grande vão livre. Há muitos pombos voando e quando alguém joga milho eles chegam aos montes. Também vimos lhamas passeando pra lá e pra cá e algumas com crianças montadas.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota3

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota18

5 – Catedral Primada

Numa das laterais da Plaza Bolívar, a catedral é bem imponente. Finalizada em 153, passou por uma grande reforma em sua estrutura entre os anos de 1984 e 1995, mas só foi totalmente concluída em 1998 e mantém-se desde então até os dias de hoje.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota38

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota29

6 – Carrera Septima

Entramos num mercado que fica do lado direito logo depois da esquina com a Calle 11, não vimos nome na frente. Tem várias barracas que vendem artesanato. Tem muitas lojas com uma grande variedade de produtos locais.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota5

7 – Zona Rosa ou Zona T

Pedimos um táxi através do hotel para às 20h. Fica longe da Candelaria, foram uns 20 minutos até lá sem trânsito. Nosso destino era a badalada e moderna Zona Rosa onde lojas de grandes marcas marcam presença. Muitos restaurantes por todos os lados da ruas e muita gente caminhando.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota15

Fomos jantar no famosíssimo e disputado Andrés Carde de Rés. Fizemos uma pré-reserva por telefone antes de sairmos do hotel.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota19

Fachada do Andrés Carde de Rés

8 – Cerro de Monserrate

Fica a 3150 metros acima do nível do mar. Para subir é preciso pegar um teleférico ou um funicular. Pode-se até subir por um e descer por outro, o preço do ticket é o mesmo, você escolhe como fazer de acordo com os horários.

Fomos no começo da manhã do dia seguinte. Partimos andando do hotel, é perto, mesmo subindo uma ladeira grande até chegar lá, levamos uns 20 minutos caminhando.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota2

Lower Station

É um passeio imperdível. Mesmo com chuva e visibilidade ruim, valeu a pena.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota10

Descida no teleférico

9 – Museo del Oro

Fomos de táxi do Cerro de Monserrate para o Parque Santander onde fica o Museo del Oro, pagamos 13.000 COP = 4,80 U$.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota4

Visitamos todo o museu, ficamos pouco mais de 1 hora nele. São 4 andares com exposições permanentes e outras temporárias. Não tem apenas ouro, traz parte da história colombiana representada por objetos da época.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota23

10 – Calle 16

Saindo do Museo del Oro, logo do lado direito, há outro mercado com artesanatos, gostei mais desse do que do que fomos na Carrera Septima. Achei os produtos com mais qualidade e as opções melhores.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota39

11 – Almoço na La Crêpe Maralulú

A caminho do Museo Botero, encontramos esse pequeno restaurante escondido atrás de uma porta pequena de um dos prédios antigos da Carrera 5. Achamos legal e resolvemos entrar.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota32

É bem pequeno, além dessa mesa que aparece na foto, há apenas mais 3 do lado contrário, que era onde estávamos sentados. O cardápio é bem variado, o prato bem servido e com ótimas opções de sucos.

12 – Museo Botero

Quase em frente ao Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez. Indo pela Carrera 5 à esquerda na Calle 11.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota28

Muito bem cuidado, segurança impecável. As divertidas obras do artista que dá nome ao museu são distribuídas em 2 pavimentos, divididos em várias salas que distribuem as obras de acordo com as fases do artista.

O prédio é de época e tem um lindo jardim muito bem tratado e bancos rodeando todo o espaço.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota7

13 – Casa Museo de la Moneda

Anexo ao Museo Botero, traz a história da evolução da moeda colombiana. Em algumas salas é proibido fotografar.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota36

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota22

14 – Museo de Arte del Banco de la República

Também anexo ao Botero, o acesso pode ser por dentro dele ou pela entrada principal que fica logo depois da entrada do vizinho para quem sobe a Calle 11, se estiver descendo, fica antes.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota8

Com obras de vários artistas, incluindo Salvador Dali e Pablo Picasso, o Museo de Arte tem instalações super modernas com o mesmo critério de segurança do vizinho Museo Botero.

As salas mostram arte moderna e contemporânea com exposições permanentes e temporárias.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota26

15 – Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez

Atravessando a rua, descendo um pouco a ladeirosa Calle 11, chega-se ao Centro Cultural que abriga livrarias, salas de workshops, um pátio para apresentações, área para exposições, algumas lojas, é totalmente voltado à cultura.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota11

Contando com o subsolo, são 4 pavimentos. Nele tivemos a sorte de ver uma exposição de Miró.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota27

16 – Juan Valdez

São vários espalhados pela cidade, mas resolvemos entrar em um num momento que pudéssemos sentar com calma e apreciar o tão famoso café colombiano e esse momento foi quando saímos da exposição de Miró no Centro Cultural. Há um no subsolo que na verdade dá é o térreo da rua do lado, coisas de cidades ladeirosas…

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota34

É um lugar que não pode passar em branco mesmo pra quem não toma café, há outras opções de bebidas. As sobremesas são deliciosas e a lojinha tem artigos bem legais.

17 – Iglesia de la Candelaria

Subindo a Calle 11, chega-se à Igreja da Candelaria, que eu pensei que fosse aquela que fica na Plaza Bolívar, mas enquanto pesquisava, vi que estava enganada.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota35

Fica na esquina com a Carrera 4. É uma igreja muito bonita, construída em 1686 em estilo colonial.

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota9

18 – Aproveitar e apreciar o visual das ladeiras da Candelaria

Caminhada pelas ruas estreitas e ladeirosas do centro histórico. Para quem gosta de história e aprecia a arquitetura clássica, é um prato cheio. Passamos por casarios lindos e grafites maravilhosos nas paredes de muitas casas, bares…

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota1

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota6

o-que-fazer-durante-uma-conexao-em-bogota12

Nós ficamos 1 dia e meio em Bogotá, então nosso ritmo foi bem tranquilo. Quem tiver menos tempo, em torno de 7 a 8 horas, dá pra pegar um táxi e seguir direto pra Candelaria, tirando os 2 almoços e Cerro Monserrate, esse tempo é suficiente para conhecer o centro histórico.

Do aeroporto para a Candelaria, levamos 30 minutos. Não fomos de táxi, contratamos um transfer através do hotel, mas dá em torno de 25.000 COP = 9,30 U$.

Se a conexão for entre 8 e 10 horas, dependendo do horário, sugiro ir ao Cerro Monserrate, é um lugar lindo e a vista lá de cima vale a pena.

Mencionei no final de cada atração que em breve virão posts exclusivos porque farei 2 posts mais detalhados, 1 com os restaurantes onde comemos e outro com os museus para esse daqui não ficar muito grande :).

Dicas

– Tome chá de coca sempre que possível, sentimos muita falta de ar e eu muita dor de cabeça na primeira noite, o chá alivia muito os sintomas e rapidamente;

– Leva pelo menos um casaco fino, sempre chove um pouco e o friozinho pode incomodar em alguns momentos, soube que é assim em qualquer época do ano;

– Indo ao Cerro Monserrate, suba de funicular e desça de teleférico;

– Previna-se contra possíveis furtos, nada de pânico, mas o mesmo cuidado que tomamos aqui no Brasil nas grandes cidades com máquinas fotográficas e celulares por exemplo.

Adoramos a cidade, fomos surpreendidos positivamente, a recepção por parte dos locais inclusive de todos que nos atenderam em algum lugar foi excelente.

É uma grande cidade mas com um povo que sabe receber. Não passamos por nenhuma situação estranha com taxistas, o que ouvi dizer que era comum (pegamos 2 táxis nas ruas).

Não vimos mendigos, a cidade não é suja, é normal, nada extremamente limpo, mas dentro dos padrões. Vimos muitas obras de benfeitorias e ficamos com muita vontade de voltar com mais tempo para aproveitarmos mais.

Quem tem mais dicas sobre o que fazer durante uma conexão em Bogotá? Conta lá nos comentários :).

Mais sobre essa viagem:

Veja aqui o planejamento detalhado dessa viagem
Como é voar com a LAN
GHL Capital, excelente opção de hotel para uma noite de conexão em Bogotá
Bogotá: 5 endereços gastronômicos que me fariam voltar
Museus em Bogotá: os 4 que visitamos + a exposição de Miró
Cerro de Monserrate. Tudo sobre o passeio mesmo com chuva

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na EasySim 4U e Travel Mobile

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
América do Sul · Bogotá · Colômbia 🇨🇴 · Onde fui

Comments

  • Oie, adorei suas dicas. Farei uma conexão em Bogotá vindo de Punta Cana, das 15h às 22h. Então terei um espaço curto de tempo para aproveitar Bogotá, amei suas dicas e será bem ultil para mim.
    Gostaria de saber a questao das bagagens, no caso vc passou uma noite no hotel, mas que nao vai passar a noite lá, tem armario no aeroporto? Vc sabe dizer se é confiável?

    Thais Costa 29/09/2016 17:33 Responder
    • Olá Thaís. Não procurei por armários no aeroporto porque nossas bagagens seguiram direto para o Brasil. Mesmo ficando de um dia pra o outro não foi preciso pegá-las. Entre em contato com a cia aérea de seu voo e confirme, e mesmo assim sugiro perguntar a um funcionário no aeroporto em Bogotá sobre isso quando chegar porque quando fomos eu liguei pra Lan e me informaram que teríamos que pegar nossas malas e despachá-las de novo, mas quando chegamos lá elas não estavam, tinham seguido direto para o Brasil, que pra nós foi ótimo. Como sempre levo uma muda de roupa e artigos de higiene pessoal na mala de mão, não tivemos problemas com isso. E no seu caso que será menos tempo, talvez nem precise pegar as malas.

      Cynara Vianna 29/09/2016 18:35 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title