Receita de camarão com molho de caranguejo

Em uma viagem para Pipa, fizemos um pit stop em Natal. Deixa eu explicar…o marido tava na cidade a trabalho, foi de carro e na sexta-feira à noite eu fui com as crianças e de lá seguimos para Pipa :). Na noite que chegamos, resolvemos jantar no Restaurante Camarões e pedimos um prato que não conhecíamos: Camarão com molho de caranguejo. Adoramos.

Veja aqui o review do Restaurante Camarões

Veja aqui o review da pousada onde nos hospedamos em Pipa

Ricardo viaja à Belém novamente a trabalho e traz carne de caranguejo. Quando chegou me disse “comprei para você fazer aquele camarão que comemos em Natal“.

Temos essa carninha de caranguejo aqui, mas ele sempre que vai ao Pará traz patola de caranguejo, quilos de Filhote (um peixe de rio delicioso) e o que mais vai encontrando por lá, e dessa vez veio também a carne de caranguejo que estava muito limpinha, pronta para ir para o fogo.

Só que eu nunca tinha feito esse prato, levei a carne pra Garanhuns para fazer lá num jantar na casa de minha irmã durante nossa estada para o Festival de Inverno. Ricardo levou os camarões no final de semana e eu fui pesquisar receitas na internet.

Encontrei em 3 sites e a receita era a mesma. Achei tão sem graça e resolvi dar uma melhorada… E a receita do camarão com molho de caranguejo à minha moda ficou assim:

INGREDIENTES

1.600 kg de camarões grandes sem casca e sem cabeças;

1 kg de carne de caranguejo limpa;

2 cebolas picadas;

1 maço de cebolinha verde picado;

3 tomates picados;

4 dentes de alhos amassados;

sal e pimenta a gosto;

2 c. de sopa de azeite;

azeite para refogar a carne de caranguejo;

óleo para fritar o camarão;

1 garrafa pequena de leite de coco (quando estivermos na praia farei com leite de coco fresco :);

1 caixa de creme de leite;

MODO DE FAZER

Aqueça o azeite, refogue o alho, a cebola, o tomate, nessa ordem.

Acrescente a carne de caranguejo, coloque sal e pimenta (usei pimenta líquida, mas se não tiver use do reino).

Mexa pra misturar bem, baixe o fogo, coloque o azeite e tampe a panela, mas de vez em quando dê uma mexida. Vai juntar um caldo, não muito. Quando a carne estiver cozida, desligue o fogo. Isso leva uns 20 minutos.

Aqueça o óleo numa frigideira grande ou numa panela Wok (eu adoro pra fazer esse tipo de fritura porque é funda). Vá fritando os camarões aos poucos para não criar água na panela. Vá reservando os que estiverem prontos. Não é pra deixá-los crocantes, é uma fritura rápida.

Acenda o fogo da carne de caranguejo, acrescente o leite de coco, mexa. Acrescente os camarões fritos e misture. Quando ferver, coloque a cebolinha picada e misture. Coloque então o creme de leite, prove o sal, se estiver ok desligue o fogo. Se quiser, acerte o sal e desligue o fogo, o creme de leite não deve ferver.

O meu ficou com menos molho do que o que comemos no camarões, da próxima vez vou usar algum caldo (camarão, peixe ou caranguejo) mas o sabor ficou divino.

Essa quantidade foi para 12 pessoas, para fazer para menos gente, diminua proporcionalmente.

Simples não é? Sirva com arroz refogado na cebola que fica show :).

Dicas:

– Se gostar, coloque 1 pimentão picado junto com os outras verduras, eu não pude usar porque minha irmã não pode comer pimentão, mas em outra ocasião que ela não esteja, colocarei com certeza;

– Use camarões grande, vão fazer a diferença, o gostoso é mastigá-los junto com a carne de caranguejo, se usar aquele pequenininhos vão se desmanchar no molho;

– Se a carne de caranguejo não criar molho, coloque um pouco de água, mas experimente para ver se precisará retemperar;

– Se tiver caldo de peixe, de camarão ou de caranguejo, acrescente à carne, com certeza vai ficar uma delícia e vai ficar com mais molho.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para nos EUA na Travel Mobile