San Francisco: Fisherman’s Wharf e os piers

Uma das regiões mais badaladas e visitadas pelos turistas em San Francisco: Fisherman’s Wharf e os piers, que na verdade ficam juntos e misturados, formam um aglomerado de atrações, algumas até gratuitas. Se me perguntarem onde começa um e termina o outro não saberei responder.

San-Francisco-Fishermans-Wharf-mapa

Essa área no Cais dos Pescadores, recebeu esse nome entre 1970 e 1980. Atualmente, mesmo com todo o movimento turístico, ainda é o maior centro de pesca da cidade. Os diversos restaurantes e as mais variadas lojas não afastaram o mercado pesqueiro.

Visitamos o pier 33, de onde embarcamos para o passeio à Alcatraz, os piers 39, 45 e o Hyde Pier que faz parte do Maritime National Historical Park, além da Ghirardelli Square que também faz parte do Fisherman’s Wharf mas que merece um post exclusivo :).

Vamos fazer um tour pela região seguindo a ordem numérica ok?

Saímos caminhando do Pier 33 e seguimos à direita pela calçada que estava cheia de turistas, parecia uma romaria, todos na mesma direção. Estava um lindo dia de sol mas o frio era grande, o vento cortava…

Logo avistamos umas bandeiras tremulando anunciando o tão famoso e badalado pier que abriga a maioria dos restaurantes e lojas.

San-Francisco-fishermans-wharf-bandeiras

Antes de chegarmos ao nosso destino, encontramos uma barraca de churros que nos chamou atenção, além de adorarmos, lembramos de Letícia, minha sobrinha que adora o doce. Registramos e mandamos a foto pra ela na hora :). Não experimentamos porque não estávamos com fome.

San-Francisco-fishermans-wharf-churros

Pier 39

Beach Street & The Embarcadero

San-Francisco-fishermans-wharf-pier-39-eu

Restaurantes, feira de frutas e lojas dos mais diversos segmentos, para todos os gostos e bolsos. São 2 pavimentos, térreo e um andar elevado com acesso por escadas em vários pontos.

San-Francisco-fishermans-wharf-Pier-39-mall

San-Francisco-fishermans-wharf-kombi

Muito legal a fachada desse restaurante

San-Francisco-fishermans-wharf-morango

Numa barraca da feira de frutas

San-Francisco-fishermans-wharf-pier-39-mall2

No pavimento superior fica a maioria dos restaurantes e tem vãos abertos que deixam visível todo o movimento do térreo.

San-Francisco-fishermans-wharf-mall3

Uma atração que faz muito sucesso entre turistas de todas as idades são os leões marinhos que ficam se deliciando no sol à vista de todos. Eles chegaram ao pier por volta de 1990 e desde então fazem parte dos atrativos do local, mas houve épocas que eles ficaram um pouco sumidos mas voltaram para alegria dos turistas. Mesmo sendo fedorentinhos e barulhentos, fazem sucesso.

San-Francisco-fishermans-wharf-pier-39-leoes

Estando no pavimento superior do lado esquerdo de quem entra, onde ficam os leões, a vista da baía é lindíssima com direito a Golden Gate Bridge lá no fundo.

San-Francisco-fishermans-wharf-pier-39-nos

Almoçamos no Bubba Gump, veja review aqui.

Saindo e continuando à direita, o passeio é muito legal, o vento geladinho e o visual nos fazem perder a noção do tempo.

San-Francisco-fishermans-wharf-passaro

Alcatraz ali ao fundo

San-Francisco-fishermans-wharf-pier-45-barco

Pier 45

Esse pier abriga 2 relíquias da Segunda Guerra Mundial, o SS Jeremian O’Brien e o USS Pampanilo, ambos abertos para visitação como já comentei aqui.

San-Francisco-fishermans-wharf-pier-45

San-Francisco-fishermans-wharf-submarino

Fisherman’s Wharf

Bem em frente ao pier 45, fica o badalado Fisherman’s Wharf, um local semelhante ao Pier 39 mas distribuído em ruas, não é uma estrutura de shopping como o pier. Logo de frente pra o pier, fica uma Boudin Bakery, quando vimos não resistimos e entramos, já que não tínhamos conseguido tomar café da manhã como havíamos planejado, comentei sobre isso aqui. Já que havíamos acabado de almoçar, entramos apenas para conhecermos o lugar e tomarmos um café.

San-Francisco-Fisherman-wharf-boudin

San-Francisco-fishermans-wharf-Boudin-1

Há um museu no andar superior, uma loja bem grande no térreo e do lado oposto à entrada, uma vitrine mostrando os funcionários fazendo todos os pães que são servidos.

San-Francisco-Fishermans-Wharf-Boudin-loja2

San-Francisco-FIshermans-Wharf-Boudin-loja3

San-Francisco-fishermans-wharf-boudin-loja

Dá pra fazer uma feira grande. Tem tudo de bom.

San-Francisco-fishermans-wharf-boundin-pao

San-Francisco-Fishermans-wharf-boudin-vitrine

San-Francisco-Fishermans-wharf-boudin-vitrine2

Em frente a essa ‘fachada’ da Boudin Bakery, ficam alguns restaurantes do Fisherman’s Wharf.

San-Francisco-Fishermans-wharf-restaurantes

Seguindo a margem da baía, chega-se ao outro pier.

Hyde Pier

Não fomos a esse pier nesse mesmo dia, estivemos nele no dia que fizemos a travessia da Golden Gate Bridge, optamos por partir de lá para a ponte já que ficava mais no extremo da baía.

Veja aqui como foi nosso passeio pela Golden Gate Bridge

San-Francisco-fishermans-wharf-Hyde-Pier

Chegamos ao Hyde Pier de bondinho, ele fica logo em frente à parada final da linha.

Veja aqui como é o passeio de bondinho em San Francisco

Descemos e assim que chegamos nos deparamos com uma loja de souvenirs e roupas, entramos correndo, parecíamos crianças diante de uma loja de brinquedo kkk. Durante nosso planejamento dessa viagem, as pesquisas que fizemos mostravam que pegaríamos temperaturas em torno dos 18ºC, mas chegando lá a coisa estava bem diferente, quase congelamos de frio.

Encontramos uma promoção de casacos, 2 por U$ 25. Era tudo o que queríamos, casacos bem quentinhos e baratos já que seria para uma situação emergencial. Juliana e eu pegamos cores diferentes e revezamos durante os dias que ficamos na cidade. Todos compramos luvas de lã e os meninos compraram toucas.

San-Francisco-fishermans-wharf-Hyde-Pier-loja

Esse pier fica do lado oeste do Cais dos Pescadores, abriga uma coleção de navios históricos e um dos mais conhecidos é o Star of Alaska ou Balclutha como também é chamado. Foi um navio cargueiro que fez muitos transportes, ele data de 1886.

San-Francisco-fishermans-wharf-Hyde-Pier-eu-e-Ju

Estávamos congelando, imaginem se não tivéssemos comprados nossos casacos?

San-Francisco-Fishermans-wharf-Hyde-barco
A vista nesse pier também é linda, se não fosse o frio poderíamos ter demorado mais nele, há visitação nos navios, mas o frio realmente nos incomodou e resolvemos partir para um lugar mais quentinho, que nesse caso seria o ônibus que nos levaria para a Golden Gate Toll Plaza :).

Para quem estiver usando o transporte público, aqui um mapa com as opções para chegar na região.

Fishermans-wharf-mapa-transporte

Além desses pontos que citei, há muitas outras atrações na região, como o Sea Lion Center, o Aquarium of the Bay, 7D Experience, dentre outros.

Para mais informações consulte:

fishermanswharf.org
Hyde Pier
Pier 39

Mais sobre essa viagem:
Planejamento detalhado da viagem
Review do apartamento que alugamos