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Celular pré-pago em Buenos Aires

Antes de viajarmos para a Argentina em setembro (roteiro aqui), eu fui pesquisar sobre celular pré-pago em Buenos Aires, sem chance de viajar com celular sem internet :).

Encontrei um post explicativo no blog  Spicy Vanilla que me ajudou muito. Segui exatamente os passos dados nele para comprar o meu. E agora que usei, vou relatar minha experiência.

Procuramos um kiosko, que são lojas que vendem um pouco de tudo, lanches, bebidas, cigarros, cartões de celular, e tem aos montes pela cidade.

Pedimos um nano chip pré-pago, como eu já esperava, não tinha mas o vendedor sugeriu que comprássemos um micro sim e cortaria para encaixar no tamanho.

Perguntei a ele qual seria a melhor operadora, Movistar ou Personal e ele nos disse que não havia diferença, escolhemos a Movistar.

Pagamos 25 pesos, o vendedor nos deu uma tesoura, cortamos o chip algumas vezes até chegarmos ao tamanho correto para meu celular. Mas ele não vem com créditos. Pagamos mais 25 pesos por uma carga que nos daria direito a ligações e dados.

Tivemos sorte em conseguirmos um kiosko que colocasse créditos, a maioria não tem esse serviço. Isso é possível nas farmácias da rede Farmacity que tem em vários pontos da cidade, em algumas bancas de revista e nos supermercados Carrefour.

Nossa internet não começou a funcionar de imediato, compramos o chip no meio da tarde e à noite ainda não tinha conseguido sinal algum.

Quando estávamos indo jantar, comentamos com o taxista, ele foi muito prestativo. Ligou do celular dele para a Movistar para saber porque meu celular não estava com os créditos e disseram que em até 24h os créditos entrariam. Não explicaram o motivo, inclusive o taxista achou estranho, mas não tínhamos o que fazer…

Quando estávamos no restaurante  (aqui um post sobre isso), recebi um SMS avisando sobre o saldo de meus créditos. Olhei e vi que a 3G estava ativa. A partir daí ficou funcionando normalmente.

A velocidade não é das melhores, mas supriu minhas necessidades. Em Buenos Aires o sinal não está disponível em todos os lugares como em todas as cidades.

Nos 2 dias seguintes recebi várias mensagens de promoções. Não aderi a nenhuma porque os créditos foram suficientes para o que precisávamos. Quando chegávamos num lugar com wi-fi eu conectava a ela para não usar os créditos do chip.

Vimos que esse chip teria validade de 3 meses sem recarga, depois disso ele não funcionaria mais. Como ainda no avião resolvemos que voltaríamos em breve, guardei para a próxima viagem.

E 2 meses depois voltamos, e claro que fomos recarregá-lo. Aí foi um problema porque simplesmente não tínhamos mais o número, eu joguei o fora o cartão com o número e Ricardo havia apagado dos contatos dele.

No segundo dia depois de irmos a alguns kioskos, nenhum fazia recarga, resolvemos ir a loja Movistar na Calle Florida já que estávamos por lá. Perguntamos se era possível eu ligar a cobrar para o telefone do vendedor para ele indentificar meu número. Ele disse que não, que esse tipo de ligação não existia lá. Não sei se ele não nos entendeu ou se foi má vontade.

Entramos numa loja que vendia acessórios para celular, fizemos a mesma proposta para a vendedora que se mostrou muito prestativa mas ela disse o mesmo. Então perguntamos onde poderíamos comprar outro chip já que estávamos longe da loja Movistar.

Ela nos indicou uma banca de revista. Paramos, mostramos o celular e pedimos o chip. O senhor nos mostrou o cartão e disse que só entregaria depois que pagássemos.

Nos deu as costas depois que pagamos. Vimos que precisaríamos de uma tesoura para cortá-lo. Ele nos deu, abrimos a embalagem, começamos a cortar e vimos que era um chip maior, anterior ao micro sim, que não dava para chegar ao nano.

Falamos a ele que estava errado, ele fez de conta que não nos entendeu. Vimos que estávamos perdendo tempo e nos conformamos em perder os 25 pesos que havíamos pago pelo chip.

Voltamos e entramos na loja Movistar, a essa altura eu já estava alterada por estar sem celular, sim confesso, ficar sem internet pra mim é um caos, não que fique o tempo todo, mas preciso saber que a tenho.

Entramos na loja e nos dirigimos direto ao balcão de vendas de chip. Compramos um por 50 pesos, perguntamos por que era o dobro dos vendidos nos kioskos e a vendedora nos disse que aqueles eram ‘piratas’.

Isso mesmo, e que caso não funcionasse não teríamos a quem recorrer, daí lembramos a história de na viagem anterior ter demorado tanto pra entrarem os créditos.

Bom, colocamos os mesmos 25 pesos de crédito, saímos de lá com ele no celular. Também não tinha nano mas ela tinha um cortador ‘decente’, cortou e colocou no lugar.

Aí a surpresa….quando saímos da loja, recebi um SMS com as informações e vi que havia chegado uma anterior que eu não tinha visto avisando que meu chip. Aquele primeiro que não tínhamos o número, estava sem carga e claro que na mensagem vinha o número.

Foi motivo de risadas e já que éramos 2 casais, entramos na Farmacity mais próxima e colocamos crédito no outro chip que ficou com minha amiga.

Resumo da ópera: vale a pena comprar esse chip pré-pago em Buenos Aires. O ‘pirata’ funcionou muito bem. Na segunda recarga o crédito entrou imediatamente e o ‘original’, pelo qual paguei o dobro, prestou os mesmos serviços do outro. Na dúvida guardei os 2, vai que volto em menos de 3 meses :).

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América do Sul · Argentina 🇦🇷 · Buenos Aires

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