banner

Pão-de-ló – uma adaptação que deu certo

Fiz um bolo pra comemorarmos o aniversário de Bianca, minha sobrinha, que iria viajar pra Alemanha antes do aniversário. Como meu marido está com uma crise de labirintite e não pode comer nenhum tipo de chocolate nem nada com maracujá, resolvi fazer um bolo branco e rechear com doce de leite, já que todos aqui gostam muito, iria agradar a gregos e troianos.

Mas eu não iria fazer apenas o bolo, o almoço estava por minha conta também e como já comentei aqui, estamos testando nosso dia-a-dia sem secretária, apenas com diarista e hoje ela não viria. Então fui procurar uma receita prática e que ficasse gostosa, e não achava nada, só o basicão bolo branco sem nenhum ‘atrativo’ a mais, então decidi fazer um pão-de-ló, mas a receita que eu tinha e que sempre dava certo é a que uso pra fazer um rocambole de coco, então peguei como base essa receita e adaptei pra torta porque mudando a forma, as quantidades mudam também.

Vamos a ela.

INGREDIENTES

4 ovos

2x de açúcar

2 1/2x de farinha de trigo

1/2 copo de água

1c de chá de essência de baunilha

1c de sopa de fermento em pó

MODO DE FAZER

Antes de começar a bater o bolo, ligue o forno e prepare a forma (aro removível de 24cm de diâmetro e 6cm de altura, forrada com papel manteiga, untada e polvilhada).

Bata as claras em neve (dica, tire a pele pra sair não ficar com cheiro de ovo), em seguida coloque as gemas uma a uma. Quando estiver uma mistura homogênea e clarinha, adicione o açúcar aos poucos. Vá colocando a farinha de trigo devagar e depois a água. No final coloque o fermento, misture bem e por último a baunilha.

Coloque a massa na forma e leve ao forno. Depois de 40 minutos abra e veja se está dourado, se estiver fure com um garfo que deve sair sequinho, se não sair, baixe o fogo e fique verificando a cada 5 minutos porque se passar do ponto vai quebrar quando desenformar, essa massa fica muito leve e fofa.

Não esperei esfriar completamente, retirei o aro e o papel da lateral e deixei apenas na base da forma até esfriar.

Enquanto o bolo estava no forno, fiz o doce-de-leite, aquele de leite condensado na panela de pressão que já mostrei  aqui. Fiz 2 latas porque minha ideia era cortar o bolo em 3 pedaços e colocar 2 recheios :).

Quando estava completamente frio, parti como planejei, fui usar o cortador de bolo mas como a massa estava muito fofa tive dificuldade, quase quebrei o bolo, então cortei com uma serra de pão e usei o cortador como apoio pra transportar os bolos pra os pratos.

Retirei as latas de doce da panela, deixei na água fria por 5 minutos, como usei o abridor a pilha , abri logo porque meu tempo era curto, não podia esperar esfriar completamente.

Coloquei uma lata de doce em cada pedaço de bolo e montei de volta, ficaram 3 camadas de bolo e 2 de recheio como havia planejado. Ah, reguei cada pedaço de bolo com guaraná antes de colocar o doce.

Pão-de-ló-2

E pra cobrir? Pensei em fazer Marsmallow, mas nem todo mundo gosta, então lembrei de um creme que usava pra uma torta de ameixa, é ideal que fique na geladeira, mas como a previsão era de que o bolo fosse todo ou praticamente todo consumido no mesmo dia, optei por ele mesmo.

Creme

INGREDIENTES

200g de margarina ou manteiga em temperatura ambiente

3 gemas

2x de açúcar

1 lata de creme de leite sem soro

1c de chá de essência de baunilha

Bata a margarina, as gemas e açúcar na batedeira, quando estiver um creme homogêneo, baixe a velocidade da batedeira, acrescente o creme de leite e a baunilha. Cubra o bolo e decore como quiser. Eu coloquei cerejas e um pouco de calda. Como comentei, essa cobertura fica perfeita indo à geladeira, mas se for pra consumo imediato pode levar o bolo direto à mesa. Mas mesmo se sobrar bolo ela fica boa, só não fica sequinha e firme como se tivesse gelada ok?

Pão-de-ló-3

 E a fatia…

Pão-de-ló-4

O bolo foi um sucesso!

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
Delícias · Receitas · segredos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title