banner

Viagens gastronômicas – Risoto

Risoto significa arrozinho, prato tipicamente da região da Lombardia ao Norte da Itália. Data de 1574 a receita desse famoso prato italiano. Dizem que nos arredores de Milão, enquanto se construía a Duomo de Milano, numa fazenda habitada por uma comunidade belga que abrigava operários das mais variadas especialidades necessárias pra construção da grandiosa catedral, um jovem vidraceiro colocava açafrão pra dar pigmento aos seus vidros, usava tanto a ponto do dono da vidraçaria comentar que um dia ele colocaria açafrão até no risoto, até que um dia isso aconteceu e o prato foi aprovadíssimo, o tom amarelo agradou a todos e surgiu então o risotto alla milanese.

Com o tempo e com a miscelânea cultural pelo mundo, hoje temos uma grande variedade de risotos pra apreciar, mas o fundamento da receita é o mesmo pra todos, fritar a cebola e o arroz arbóreo no azeite ou na manteiga, acrescentar um bom caldo de carne, legumes, frango ou peixe, vinho e dependendo da receita outros ingredientes pra encrementar como requeijão, creme de leite entre outros e deixar cozinhar aos poucos até que o arroz amoleça.

Quando estivemos na Itália não experimentamos um tradicional risoto, mas em nossa última viagem a Fernando de Noronha experimentei um camarão selvagem com risoto de funghi maravilhoso…

Sugestões

Teju Açu Ecopousada, Estr. da Alamoa, s/n, Boldró, Fernando de Noronha – PE; www.pousadateju.com.br

A pousada tem um excelente restaurante em suas instalações, faz uma releitura da culinária brasileira com muita maestria. Preço médio.

mesa Ecopousada

A decoração do restaurante é super aconchegante. A mesa é posta com muito capricho e detalhes com artesanatos locais de muito bom gosto.

 

camarao selvagem com risoto

Camarão selvagem com risoto de funghi

Tutto Riso Risoteria, Dinarte Ribeiro, 116 – Porto Alegre; www.tuttoriso.com.br

Dica de Andrea Barros do blog Do RS para o mundo, ela comenta que é o lugar preferido do marido e Alexandra Aranovich do Destemperados reforça a dica, ela fez um post sobre o lugar e mostra fotos de seu interior, muito interessante.

Madalosso Av. Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade  Curitiba – PR, www.madalosso.com.br

Foi casal de italianos proveniente da região do Vêneto que chegou em Curitiba em 1949 quem começou a história do Mandalosso, desde 1963 traz a tradição italiana de receber seus clientes como amigos em casa. Dica de Nathalia Nunes.

Sugestão Publifolha

RisOTTO Friedrichstraße 115  10117 Berlin, Alemanha; www.ris-otto.de

O risoto é o prato único do estabelecimento, os clientes presenciam o preparo dos pratos sentados em banquetas. São servidas versões originais como limão e ervilha. Abre para o almoço e para o jantar mas fecha cedo. Preço acessível.

É isso gente, e aqui termina essa série por enquanto. Como comentei no início, iria postar o que já havia experimentado por aí, vi que falta muuuito ainda pra degustar, mas essa experiência foi super válida, troquei informações com tanta gente que se dispôs a contribuir com as postagens enviando fotos e endereços e tenho certeza que outras séries virão.

Muito obrigada a todos que contribuíram.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
·
Categorias:
Alemanha 🇩🇪 · América do Sul · Berlim · Brasil 🇧🇷 · Curitiba · Europa · Fernando de Noronha · Itália 🇮🇹 · Onde fui

Comments

  • aaaamo risoto!!É meu prato preferido! Em Floripa tem um restaurante especializado em risotos, a Risoteria Suprema!!

    bjs!

    mapanamao.com.br

    Ester Borges Nunes 16/12/2016 23:06 Responder
    • Aqui em casa todos adoramos risoto Ester, sempre estou inventando um ‘sabor’:). Obrigada pela dica. Bjs.

      Cynara Vianna 20/12/2016 10:28 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title