banner

Viagens gastronômicas – Feijoada

E pra falar da gastronomia do nosso querido Brasil, nada melhor do que nossa tão tradicional feijoada. Quando organizamos uma feijoada em casa, é sinônimo de música, caldinho, boa conversa, uma cervejinha gelada e claro feijão! Tudo que o brasileiro ama.

Conta-se que a feijoada é proveniente dos cozidos feitos pelos escravos africanos nos canaviais do Nordeste do Brasil, utilizando as sobras que os portugueses deixavam e os poucos alimentos que podiam cultivar. Enquanto trabalhavam, colocavam o feijão e as sobras de carnes todos juntos num recipiente para cozinha num fogareiro à brasa, já que não tinham tempo pra ficar cuidando do preparo.

Com sua origem simples, a feijoada saiu das comunidades mais simples e foi se espalhando pelo resto do país. O francês Augustin Saint-Hilaire, no séc. XIX, percebeu que a feijoada era comum tanto nas mesas dos ricos como dos pobres e em 1833 um prato chamado feijoada à la brésilienne era servido nos restaurantes da alta sociedade.

No século passado, era comum se comer feijoada às sextas-feiras para comemorar o fim da semana de trabalho, mas atualmente a maioria, ricos ou pobres, mudou esse dia para o sábado, o grupo deixou de ser apenas de amigos e incluiu os familiares. Os turistas também apreciam muito experimentar o prato, como a refeição pode durar horas, é um bom pretexto pra uma boa conversa em boa companhia.

Tradicionalmente, a feijoada é feita com pedaços de carne de porco, além de vários tipos de carne, de linguiça suína e carne-seca, aqui no Nordeste chamada de charque. Os acompanhamentos são arroz branco, couve manteiga refogada cortada bem fininha, laranja em rodelas, farofa e pra quem gosta uma boa caipirinha.

Em nossa família, exceto meu filho do meio, todos adoram feijoada. Na casa de praia fizemos junto à churrasqueira uma fogão a carvão especialmente pra cozinharmos a feijoada numa panela de barro, mas as peixadas também são feitas nele.

feijoada-praia

Muita gente faz a chamada feijoada ‘magra’, eu não sou adepta dela, gosto da tradicional, a meu ver, certas adaptações tiram a característica principal do prato e um dos ingredientes que fazem a diferença na feijoada é a gordura natural das carnes e das linguiças.

Quando faço, cozinho tudo de véspera e no dia que iremos nos fartar eu tempero, fica muito cheirosa e os defumados dão um gosto muito especial porque ficam ‘curtindo’ de um dia pra o outro na panela. Modéstia à parte, minha feijoada é famosa kkkk!

xicaras-de-caldinho

Como servimos o caldinho de feijoada

Sugestões

Mercado Municipal W3 Sul, Quadra 509 Brasília- DF;

Como a tradição manda, toda sexta-feira o almoço no Mercado Municipal em Brasília , o menu principal é feijoada ao som de um delicioso chorinho. Fomos à cidade recentemente e aproveitamos a oportunidade pra conhecer o evento, o mercado já conhecíamos. Muito boa, é no sistema self-service mas paga-se um valor fixo de buffet. O ponto negativo que achamos foi o calor, ficamos no andar de cima e lá estava muito quente, os ventiladores não davam conta, mas com certeza no térreo o clima era mais agradável, mas nosso grupo era grande e não chegamos muito cedo…Preço médio.

feijoada mercado

Feijoada no Mercado Municipal em Brasília

A Casa da Feijoada Prudente de Morais 10, Ipanema, Rio de Janeiro

Ao contrário de muitos restaurantes no Rio de Janeiro, esse serve feijoada diariamente. A porção serve bem 2 pessoas. Aos domingos é mais aconselhável reservar com antecedência, pois tende a ficar muito cheio. Preço médio. (indicação do guia da Publifolha)

Ipanema 13 W 46th Street New York , NY 10036www.ipanemanyc.com

Situado no centro-oeste de Manhattan na conhecida Little Brazil. Oferece a tradicional feijoada que serve pelo menos 2 pessoas. Preço médio. (indicação do guia da Publifolha)

Hum, fiquei com vontade de comer feijoada….adoro!

E pra o próximo post, risoto. Você tem fotos e dicas de onde comer por aí? Aguardo contato.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
·
Categorias:
América do Sul · Brasil 🇧🇷 · Brasília · New York · Onde fui

Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title