banner

Viagens gastronômicas – Torten

Nas mesmas confeitarias em que Mozart compunha suas sinfonias, ainda hoje garçons com paletó e gravata servem as melhores tortas do mundo sob a luz de candelabros e balcões que enchem os olhos. E assim começam nossas viagens gastronômicas sobre torten…

Como os austríacos se consideram os inventores do café, depois de todas as invasões dos turcos e otomanos à Viena, a bebida tornou-se a preferida da elite e esta patrocinou a abertura de cafeterias por toda a cidade, e claro que os doces chegaram com toda força como seu acompanhante oficial. Como ordem natural dos fatos, chefs confeiteiros surgiram nos melhores estabelecimentos, modificaram os bolos tradicionais e assim surgiram as torten que até hoje deixam toda a Europa Central encantada com os sabores.

Feitas de ovos, açúcar e frutas secas, as torten austríacas têm como característica peculiar a elaborada aplicação do glacê e o recheio cremoso que pode ser de manteiga, baunilha, cacau, frutas secas ou compotas, geleia, marzipã e até licor. Só mestres confeiteiros dominam o ofício e os mais renomados encontram-se em Salzburgo.

Passamos 2 dias em Viena, foram dias de muita chuva. Não experimentamos a torten, fui à procura do strudell que adoro, e por também ser uma tradição no país estava em primeiro lugar na minha lista. Quando chegamos em Salzburgo a chuva também não deu trégua e a torten ficou novamente em segundo plano, uma pena, mas em Amsterdam entrei numa confeitaria e não resisti, não estava na Áustria mas me deliciei, hum…..estava divina, saí caminhando pelo bairro vermelho com o prato na mão comendo bem devagar pra não acabar logo!

Guloseima Amsterdam

E vamos lá as confeitarias pelo mundo…

Sugestões

Café Tomaselli Alter Markt 9, Salzburgo; www.tomaselli.at

Fundado em 1705 é o mais antigo café da Áustria em atividade. Destaque para o Guglhupf, que é um bolo mármore, mas as torten são fenomenais.

Café Fürst Brodgasse 13, Salzburgo; www.original-mozartkugel.com

Em frente ao Café Tomaselli, inventou o bombom de marzipã, conhecido como ‘bolo de Mozart’, em 1890.

Hotel Sacher Schwarztrasse 5-7 e Philharmonikerstrasse 4, Viena; www.sacher.com

O local preserva a herança do chef confeiteiro que inventou a Sachertorte, tem filiais em Salzburgo e Viena. Servem a tradicional Sachertorte, tida como a melhor do mundo.

sachertorte fabiola

Fabíola Vaz contribui enviando a foto que tirou da Sachertortte no Hotel Sacher em Viena

Café Central Esquina da Strauchgasse com Herrengasse, Viena; www.cafecentral-wien.at

Mantém a tradição vienense de garçons de smoking, candelabros extravagantes e moradores lendo jornal. A torta é inigualável.

Demel Kohlmarkt 14, Viena; www.demel.at

Inaugurado como clube aristocrático em 1786, conquistou sua fama graças a Sachertorte preparada ali pela primeira vez por Eduard Sacher, filho do chef criador da original. O local reproduz celebridades em tortas multicoloridas no estilo do museu de cera. Tem filiais em Salzburgo e New York.

torten Demel Ju

Foto de Juliana Ventura na Demel em Viena

Konditorei Heiner Wollzeile 9, Bruxelas; www.heiner.co.at

A suculenta torta de semente de papoula é um caso à parte. Rede popular local, tem várias unidades em Viena.

Café Decker Hauptstrasse 70, Staufen – Floresta Negra – Alemanha; www.cafe-decker.de

Terraço encantador às margens do rio, produz cerca de 40 maravilhosas torten por dia. No horário de pico o local fica lotado.

Confiserie Sprüngli Bahnhofstrasse 21, Zurique – Suíça; www.sprungli.ch

Tortas e outras delícias artesanais como o Luxemburgerli (semelhante ao macaron francês) feitos com os melhores ingredientes justificam as preços altos.

Café Gerbeaud Vörösmarty tér 7-8, Budapeste  – Hungria; www.gerneaud.hu

Serve impecáveis torten num espaço para 300 pessoas. Mantém cortinas e candelabros extraordinários praticamente desde a fundação em 1858.

E pra fechar, uma torten feita em casa pela ‘mãe’ de minha sobrinha que fez intercâmbio na Áustria, na ocasião, minha irmã e meu cunhado estavam visitando minha sobrinha.

torten Ju2

E no próximo post da série, que tal os tacos mexicanos? Se você tem foto e/ ou dicas de onde comê-los por aí, entra em contato comigo.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
·
Categorias:
Alemanha 🇩🇪 · Amsterdam · Áustria 🇦🇹 · Delícias · Europa · Hungria 🇭🇺 · Onde fui · Viena

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title