banner

Viagens gastronômicas – Pastel de nata

Pastel de nata nas viagens gastronômicas…

O primeiro país que conhecemos na Europa foi Portugal. Além da facilidade do idioma, partindo de Recife era o único com voo direto, esse dois fatores nos induziram a começar por ele. Não nos arrependemos e com certeza pretendemos voltar.

No nosso roteiro em Lisboa, claro que programamos assistir a um Fado, comer bacalhau e o pastel de nata. Esses itens não poderiam ficar de fora em hipótese alguma.

Chegamos logo no começo da manhã, do hotel seguimos pra o centro de ônibus e lá paramos no primeiro café aberto, estávamos famintos! Meu pedido foi….pastel de nata claro! Entramos no Jeronymo Coffee Shop na Praça D. Pedro IV, ficava logo em frente ao ponto de ônibus. Pra mim aquele foi o melhor pastel de nata que comi!

pastel de nata meu

Como dá pra perceber fui com tudo no pastel de nata kkkk….

Os pastéis de nata portugueses foram criados por um chef confeiteiro anônimo do Mosteiro dos Jerônimos, no bairrro de Belém. Desde 1837 os cafés têm como companhia inseparável as tortas nas confeitarias nas imediações do mosteiro. A Antiga Confeitaria de Belém continua aberta até hoje.

1481---os-pastéis-de-belém,-deliciosos

Foto enviada por Andréa Barros do blog Do RS para o mundo. Esses são os originais pastéis de Belém da Antiga Confeitaria de Belém

A delícia trata-se de um pastel de nata quentinho, com massa folhada crocante à base de gema. Tradicionalmente são servidos polvilhados com canela. Em duas ou três mordidas é devorado, mas seu sabor não se dissipa tão rápido assim, com certeza ficará na lembrança de quem vai à cidade a passeio e será um dos motivos pra voltar.

Sugestões

Antiga Confeitaria de Belém Rua de Belém, 84-92, Belém. Lisboa; www.pasteisdebelem.pt

Com um interior tipicamente português com azulejos e cerâmicas antigos, além de madeira encerada, seus salões têm mesas e balcões sempre lotados onde servem uma imensa variedade de bolos e doces e claro o carro-chefe da casa que são os pastéis de Belém feitos com a mesma receita criada em 1837. Geralmente os portugueses acompanham-nos com café expresso que lá são chamados de bica. Preço médio.

Além da citada confeitaria, a Confeitaria Nacional; www.confeitarianacional.com na praça da Figueira e o requintado Café Versailles na parte alta da cidade merecem ser mencionados. Preço médio.

No Porto o Café Majestic. Preço médio.

Em Coimbra o Café Santa Cruz; www.cafesantacruz.com. Preço acessível.

Já na vizinha Espanha, em Barcelona, destaque para A Casa Portuguesa; www.acasaportuguesa.com, que é uma mistura de rotisserie e café no bairro de Gràcia, onde o pastel de nata nada fica a dever aos melhores portugueses. Preço médio.

Mas em qualquer cidade que tenha uma comunidade portuguesa pode-se encontrar bons pastéis de nata.

hamburgo pastel

Cláudia Pegoraro do Felipe, o pequeno viajante contribuiu com essa foto. Hamburgo   – Altona na Schutterblatt Strasse, trata-se de uma rua com cafés portugueses onde as pessoas se reúnem para tomar café acompanhado por pastel de nata

E no próximo post da série, falaremos sobre o Cheesecake. E aí, você tem foto e dicas de onde encontrá-lo por aí? Entra em contato comigo.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
·
Categorias:
Espanha 🇪🇸 · Europa · Onde fui · Portugal 🇵🇹

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title