banner

Viagens gastronômicas – Tapas

Um dos meus presentes no Dia das Mães foi o livro As viagens gastronômicas mais fantásticas do mundo da Publifolha, não tem receitas mas é um guia perfeito sobre as iguarias mundo afora, fala do que é tradicional em cada lugar, onde comer tanto na cidade de origem como pelo mundo, simplesmente um encanto esse livro. Muito obrigada minhas sobrinhas / afilhadas Letícia e Bianca que me presentearam e claro um grande beijo à minha irmã que tenho certeza que foi a mentora dessa ideia.

Resolvi compartilhar com meus leitores o que for encontrando no livro, não posso postar aqui as fotos que ilustram as matérias mas vou procurar o que tenho que já experimentei ou fotos que eu possa usar, quando não for possível, tenho certeza que só as dicas já serão mais do que suficientes pra tornar os posts legais. Minha intenção é colocar nomes e endereços de lugares onde já fui assim como dicas de leitores que quiserem colaborar.

Vamos lá ao primeiro, escolhi começar com as Tapas…

Ganhou tradição na Espanha por ser uma comida degustada aos poucos ou aos ‘bocadinhos’, prática apreciada pelos locais por estimular o contato humano e ajudar a popularizar os pratos ibéricos.

Podem ser servidas em versões reduzidas de pratos completos ou um mix de opções de petiscos, como variações de frutos do mar, saladas de tomate fresco com barriga de atum, a clássica tortilha de batata. A variedade é bastante ampla e com certeza terá uma que agrade ao seu paladar.

As tapas não são encontradas apenas na Espanha, no mundo inteiro hoje encontramos restaurantes e bares que servem essa iguaria. Nossa experiência foi em Barcelona, nos hospedamos no Bairro Gótico, bem próximo a Rambla, que é uma junção de 12 ruas mas é comumente chamada como Rambla de Barcelona, é uma rua larga com bastante movimentação de pedestres e em Barcelona com vários restaurantes e bares que ficam super movimentados no final do dia e noite adentro.

A oferta de restaurantes é grande, optamos por sentar no Caffe Rovi e apreciar as tapas e tomar sangria. Foi uma noite deliciosa.

Como comentei, as tapas estão presentes em outras cidades como é o caso de New York, Londres e Sidney.

Em Manhattan, chegou após a Guerra Civil quando milhares de espanhóis fugiram pra New York, escolheram o Chelsea para morar e lá abrirem seus restaurantes, muitas casas da época não existem mais, mas ainda há casa de tapas contemporâneas na região.

Sugestões Publifolha:

Boqueria 53 West 19th Street; www.boquerianyc.com

O nome vem do famoso mercado em Barcelona. Oferecem tapas que vão da clássica tortilha de batata às das tâmaras recheadas com amêndoas e gorgonzola com bacon. Preço médio.

Txikito 240 Ninth Avenue; www.txikitonyc.com

Nesse restaurante a tradição é servir vinhos bascos com pintxos (tapas em euskera, língua do País Basco). Sua homenagem à Espanha vem com o pimentão na chama ao sal marinho ou a salada de aliches bascos e atum-bonito sobre alface lisa. Preço médio.

Na Europa, destaque pra Londres.

A maior concentração de restaurantes que servem comida espanhola fica em Bloomsbury e no Soho, oferecem uma boa carta de vinhos e amplos menus de tapas.

Sugestões:

Navarro’s 67 Charlotte Street, W1; www.navarros.co.uk

Tanto seu menu como a carta de vinhos lembram mais o norte do que o sul da Espanha. Traz tapas empanadas de atum galego, rabada e lentilha ensopada com linguiça. Preço acessível.

Barrafina 54 Frith Street, W1; www.barrafina.co.uk

Com poucas mesas, o Barrafina pode ser considerado tradicionalmente ibérico. No cardápio pão torrado com tomate e azeite ou codorna grelhada com aioli são as especiliadades. Preço médio.

Tapas Brindisa 18-20 Southwark Street, SE1; www.brindisa.co.uk

Faz parte de um grupo de importação, oferece excelentes ingredientes pra fazer tapas, entre eles presunto ibérico, chorizo condimentado com Léon e aliches em lata da Galícia. Preço médio.

E em Sidney, Austrália, as tapas também estão bem representadas.

Na Liverpool St, no centro da cidade, os bares e restaurantes especializados se espalham, e isso deve-se ao hábito de se comer aos bocadinhos….

Sugestões Publifolha:

Bodega 216 Commonwealth Street, Surry Hills; www.bodegatapas.com

Além da culinária espanhola, o Bodega abrange a cozinha latina. Oferece pimenta piquilo recheada de bacalhau da Espanha, como as argentinas empanadas de carne com molho crioulo. Preço acessível.

Kika 247 Victoria Street, Darlinghurst; www.kika.com.au

Cozinha rústica espanhola, traz berinjela frita na massinha de salsa e filé de porco grelhado com gorgonzola. Preço médio.

El Toro Loco 49-53 North Steyne, Manly; www.eltoroloco.com.au

Patê de pato à moda Jerez é o carro chefe das tapas, cozido madrilenho e costeleta de cordeiro de Castilha na brasa com alecrim também faz parte do cardápio. Preço caro.

E essas são as dicas de comida espanhola por aí…..

 

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· ·
Categorias:
Argentina 🇦🇷 · Cultura · Delícias · Espanha 🇪🇸 · Europa · Livros · New York · Onde fui · segredos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title