banner

Florença: 10 coisas para ver e rever na capital da Toscana

Quer saber os lugares imperdíveis para ir em Florença? Mas na boa, já adianto que é uma cidade que só quem aprecia arte (eu disse ‘aprecia’ e não ‘entende’), vai adorar, porque a cidade é uma galeria a céu aberto como já foi nomeada por tanta gente. E não foi à toa. Em 2, 3 quadras, o que se vê de esculturas, prédios encantadores, igrejas, galerias, museus, faz com que fiquemos quase andando em círculos sem precisar andar muito pra se ter acesso a tantas opções.

Florença foi uma das cidades que escolhemos conhecer quando fomos para a Itália e gostamos tanto que voltamos em outra viagem. Fazer um roteiro no ‘país da bota’,  é muito complicado escolher o que visitar, principalmente quando gostamos de arte, de história antiga, filmes com gladiadores e disputas por território, como é o nosso caso.

Florenca15

Depois de 2 idas à Florença, selecionamos alguns lugares onde fomos e que mais gostamos, alguns até repetimos pra conhecermos melhor. Agora uma coisa é certa, para quem gosta de visitar museus e galerias de arte, não pode ficar menos de 3 dias na cidade, para ver tudo com calma e apreciar as milhares de obras de arte. Esse foi  um dos motivos porque voltamos, na primeira vez ficamos 2 dias e o tempo foi muito curto, já da segunda vez, nosso roteiro foi bem mais enxuto e sem pressa.

1 – Galeria Dell’Accademia

Fundada em 1784, inicialmente para abrigar uma série de pinturas importantes como também servia de cenário para os estudantes de arte terem acesso aos grandes mestres da época. E no séc. XVIV, recebeu algumas obras de Michelangelo, dentre elas – David.

Florenca13

Foto tirada de um guia de Florença. Quando fomos, era proibido fotografar

Ficamos 1:30h na fila, pagamos 15 euros por cada entrada. Quando entramos caminhamos um pouco por um corredor pequeno e lá estava nele, quase caí de costas, fiquei boquiaberta. É simplesmente maravilhoso, me emocionei diante da sensibilidade daquela obra tão perfeita e magnífica. Ao redor tem uns banquinhos onde sentamos pra admira sem pressa o feito de Michelangelo.
Mais informações e compra antecipada de ingressos: florence-museum.com

2 – Duomo de Santa Maria del Fiori

Sua construção iniciou-se em 1296 por Arnolfo de Cambio, as obras pararam quando ele morreu em 1310 e em 1357 recomeçaram sob as orientações de Francesco Talenti. A catedral foi totalmente finalizada em 1461. A fachada original foi demolida em 1587 porque nunca havia sido totalmente concluída. A atual, foi construída por E. de Fabris e inaugurou em 1887.

Florenca9

Uma linda obra que fica no centro de Florença. Ao lado tem um Batistério. Sempre com muitos turistas entrando e saindo e outros tantos fotografando a belíssima fachada.

Florenca12

Batistério

3 – Galeria Uffizi

Construída em 1581 a pedido do Granduca Francisco de Medici. Inicialmente projetado para escritórios e reuniões burocráticas, hoje abriga várias salas que são galerias de arte com inúmeras obras.

Foi cenário do casamento de Francisco e Giovanna da Áustria.

Florenca6

A Galeria Uffizi fica às margens do Rio Arno, só o prédio já vale a visita. É um dos meus preferidos na cidade.

Mais informações e compra antecipada de ingressos: florence-museum.com

4 – Palazzo Vecchio

Já foi sede do governo da República, moradia do Grand Duque CosimoI e dos Medici. Já foi palco de sanções da Câmara dos Deputados do Reino da Itália, sede do Ministério de Assuntos Exteriores e finalmente em 1872, sede do município.

O Palácio  Vecchio é uma das maravilhas de Florença. A visita é imperdível.

Florenca4

Salão dos 500

5 – Piazza Della Signoria

Centro dos mais tradicionais acontecimentos desde a época medieval até os dias de hoje.

A construção original (1298 – 1314) se atribui a Arnoldo de Cambio, mas algumas reformas foram administradas por Buontalenti e Vasari.

Florenca8

Famosa Fonte de Netuno que está sempre rodeada de gente

Essa praça dica no ‘coração’ de Florença. É um espaço onde sempre tem muita gente e tenho a impressão de que concorre com a Ponte Vecchio no quesito de lugar mais fotografado da cidade.

6 – Loggia dei Lanzi

Em estilo Gótico Florentino Tardio, teve sua construção entre 1376 e 1381. Obra atribuída a Banci de Cione e Simon Talenti. Foi idealizada para servir de palco às diversas cerimônias de La Signoria entre elas as eleições e proclamação das bandeiras.

Florenca5

Algumas das obras expostas no local são réplicas (Zeus, Minerva, Mercurio, Perseu Criança e Danae). Os originais dessas obras estão no Museu Nacional.

Fica na Piazza Della Signoria. Traz réplicas de várias obras de arte.

7 – Ponte Vecchio

Recebeu esse nome por ser a mais antiga ponte da cidade. Se estima que tenha sido construída inicialmente pelos etruscos, depois pelos romanos. Sabe-se que em 1080 era de madeira e que em 1177 foi reconstruída em pedra. Caiu em 1333 devido a uma enorme inundação. E em 1345 foi reconstruída com 3 enormes arcos provavelmente por Neri de Fioravanti e desde aquela época, tem as lojas nas suas laterais, e esse comércio funciona até os dias de hoje.

Florenca3

Principal cartão postal de Florença, a Ponte Vecchio vale várias passadas durante um passeio pela cidade. Seja durante o dia ou à noite. Parar no parapeito e tirar uma bela foto com o Rio Arno ao fundo para colocar no álbum de viagens é o ‘clichê’ de todo viajante.

Dos 2 lados, muitas joalherias, mas não se acanhe em entrar, tem jóias pra todos os bolsos. A maioria com pedras. Há opções em ouro e prata.

Florenca16

Detalhe de uma das várias lojas da Ponte Vecchio à noite

8 – Palazzo Pitti

Um dos maiores de Florença, foi encomendado por Luca Fancelli e o projeto foi de Filippo Nrunelleschi no ano de 1440.

Por causa dos problemas políticos e econômicos dos Pitti, a construção foi suspensa e só voltou quase um século depois em 1548 com Bartolome Ammannati sob as ordens de Cosimo I que comprou o palácio para sua esposa Leonor de Toledo.

Foi morada dos Duques Medici e Lorena em 1549 e em 1860, passou a ser a casa dos Savoya.

Passou a ser Palácio Real no período em Florença foi capital da Itália (1856-1871).

Florenca2

Florenca1

9 – Mercado Nuevo

Construído por Juan Bautista del Tasso entre 1547 e 1551, era utilizado como mercado da seda e do ouro. Uma grande atração é a fonte do javali feita em bronze em 1612 que é uma cópia de uma estátua antiga em mármore que se encontra no III Corredor da Galeria Uffizi.

Florenca10

Esse mercado fica bem próximo ao Rio Arno. É pequeno e atualmente vende principalmente artigos em couro. Os preços são bem razoáveis mas como todo mercado, vale uma negociação.

10 – Piazza Santo Spirito

Palco de muitos eventos dramáticos durante a instabilidade política no ano de 1370. Por um tempo, foi ‘politicamente’ afastada do resto de Florença já que ficava do outro lado do Rio Arno.

Florenca14

No primeiro domingo de cada mês, na Piazza Santo Spirito acontece uma feira de antiguidades. Durante o planejamento da viagem encontrei essa informação e programei pra que estivéssemos lá. Fiquei encantada, comprei um vestido num brechó por inacreditáveis 10 euros. Lá vende de tudo, louças, móveis, discos, postais, uma loucura! Mas nos outros dias da semana, a praça fica cheia de mesas e cadeiras dos muitos restaurantes que a rodeiam. É um passeio bem gostoso sem muito movimento de turistas.

Voltar a uma cidade como Florença foi um grande prazer. Não precisa-se de carro para conhecer tudo, não só por isso, mas também pela dificuldade em se encontrar estacionamento pela cidade, principalmente no centro.

Escolhemos o Hotel Golf por ser muito bem localizado e por ter estacionamento, já que estávamos de carro porque iríamos seguir da Toscana até Milão,  mas deixamos parado no hotel pela dificuldade de estacionamento.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
Europa · Florença · Itália 🇮🇹 · Onde fui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title