banner

Budapeste. Roteiro de 2 dias pela cidade.

Quando criança eu gostava de acompanhar as corridas de Fórmula 1, era fã de Nelson Piquet e depois de Senna claro, e lembro-me bem que antes da corrida começar, Galvão Bueno fazia um tour pela cidade que sediava o grande prêmio, e lá estava Budapeste.

Fiquei encantada com as imagens que vi e pensei “vou conhecer Budapeste” e, muitos anos depois, lá fomos Ricardo e eu para o leste europeu ver de perto aquela cidade dividida em 2!

Budapeste foi colonizada pelos Romanos e é dividida ao meio pelo Rio Danubio, formando duas áreas: Buda e Peste.

Buda, na margem esquerda, abriga o castelo e tem um ar mais residencial, e Peste é o centro comercial.

Sentimos uma atmosfera diferente da que conhecíamos na Europa, sabe aquela sensação de lugar distante, povo meio esquecido, sei lá, uma impressão de que aquela cidade maravilhosa, linda, grande estava ainda sem pique?

Nessa viagem tínhamos passado por lugares bem diferentes da Hungria (Inglaterra, Holanda, Alemanha, República Tcheca) e ainda íamos pra ÁustriaItália e França, mas a impressão foi de que estávamos em outro planeta.

Nos hospedamos no Botel Hotel Lisa, era um barco-hotel às margens do Danubio. Não tinha muitos quartos mas era bem organizado e o café da manhã muito bom.

Hotel-Budapeste

Aquele barco branco ali atrás é o hotel.

Ficaríamos 2 dias na cidade. Chegamos de trem, vindos de Praga. Fizemos uma viagem noturna, chegamos ao hotel no começo da manhã, nos acomodamos e fomos logo passear.

Atravessamos a ponte a pé e pegamos um ônibus. Do terminal íamos andando pra desvendar a (s) cidade (s).

Começamos por Peste, o lado mais ‘moderno’ vamos dizer assim. Nossa primeira parada foi no mercado central, parece mais um shopping de tão organizado e limpo. O colorido das pimentas penduradas nos stands dá ao lugar um frescor e energia estimulantes para um começo de dia.

Budapeste-Mercado

Budapeste-mercado2

Pipo-marcado-Budapeste

Adoramos visitar mercados e sempre estamos pesquisando dicas de onde podemos encontrar uns legais mundo afora. Indicamos o post 5 mercados na Ásia que você precisa conhecer. Matheus Crespo do blog O baú do viajante conhece bem a região e fez essa lista imperdível.

Não andamos de metrô,  pegamos o trenzinho amarelo que foi o primeiro a circular na Europa e que é o mesmo que está até hoje em atividade pela cidade. Seu percurso é bem pequeno e é todo pela margem do Danubio. Tem poucos bancos, parece de brinquedo.

Além da graça de andar no trenzinho, a vista é linda demais, só o passeio em linha reta já vale muito.

Budapeste-bondinho

Budapeste-trilhos

Andamos muito por lá, foram os dias mais quentes de nossa viagem toda. Era outono na Europa e o frio já castiga nessa época, mas em Budapeste tiramos os casacos e tivemos dias de sol, apesar do vento friozinho.

Seguimos a pé pelas margens do Danubio, passamos pela famosa estátua da princesa que na verdade parece um menino. Segundo contam em Budapeste, o artesão usou seu filho como molde. Diz a tradição que se colocar as mãos do joelho dela e fizer um pedido será realizado.

Budapeste-menino

Fomos até a Ponte das Correntes, mas não atravessamos até Buda, esse seria nosso roteiro do outro dia. Chegamos no começo, tiramos umas fotos e seguimos ao nosso próximo destino

Budapeste-nos-ponte

E eis o Parlamento, cujo prédio é inspirado no inglês. Seguimos a pé, tiramos fotos do prédio, descansamos um pouco nos jardins que o circundam e seguimos para a basílica Szent István,  a maior de Budapeste.

Budapeste-Parlamento-detalhe

Detalhe do prédio do Parlamento

Budapeste-eu-Parlamento

Budapeste-jardim-Parlamento

Chegamos à basílica, é lindíssima, na Capela da Sagrada Mão Direita estão os “restos mortais” da mão direita de São Estevão.

A entrada é gratuita mas para ver a tão famosa mão, paga-se o equivalente a 2 euros. Fica numa redoma, coloca-se as moedas e ela sobe, fica alguns segundos e desaparece. Nós não pagamos, mas não vou negar que percebemos que um casal iria colocar moedas, ficamos quietinhos por perto e vimos a tal mão subir kkk.

Budapeste-igreja2

Budapeste-igreja

Quando saímos, tomamos um sorvete em forma de rosa numa sorveteria o lado da igreja.

Budapeste-sorvete

De lá fomos para a Nagy Zsinagóga, a maior sinagoga da Europa, data de 1859. Não conseguimos entrar porque fechava às 5h da tarde e os últimos visitantes só teriam acesso até às 4:45h. Chegamos depois disso, foi uma pena porque tivemos excelentes referência sobre essa visita.

Budapeste-Sinagoga

Planejamos terminarmos o dia de muita caminhada assistindo ao famoso por-do-sol às margens do Danubio. Chegamos num restaurante que ficava de frente para o rio, pedimos chopp. A garçonete perguntou small or big? Eu pedi small mas Ricardo pediu big, resultado, uma caneca com 1 litro de chopp, rimos muito quando ela chegou, era difícil até de segurar porque o vidro era bem grosso.

E logo depois começou o espetáculo da natureza. Nesse momento comentei o quão longe estávamos de nossa casa, dos meninos, bateu uma saudade gigante…. só em pensar a distância que nos separava deu um nó na garganta, mas tínhamos ainda muita coisa pra conhecer durante essa viagem.

Budapeste-chopp

Budapeste-vista-castelo

Budapeste-vista-castelo2

Fomos para o hotel, estávamos muito cansados. Precisaríamos descansar para seguirmos nosso roteiro. Buda nos esperava lá no alto.

E no outro dia…

Para chegar ao castelo passamos pela Ponte das Correntes, muito mais bonita e imponente do que a imagem que eu tinha visto na TV e na internet.

Na entrada tem 2 leões com cara de mau e quando você volta tem outras 2 do outro lado onde os leões estão ‘bonzinhos’, isso quer dizer que na entrada eles estão de olho em você, estão tomando conta do castelo, mas na volta eles estão felizes com sua visita.

Budapeste-ponte-leao

Subimos pelo bondinho e resolvemos descer a pé para conhecermos o máximo possível desse lado da cidade.

Budapeste-teleferico

Fomos direto para o Museu de História de Budapeste que fica junto ao castelo, esse foi reconstruído várias vezes por causa de brigas pelo poder. Cada rei que conquistava a região queria deixar sua marca registrada e assim derrubava e construía alguma coisa nova. Apesar de todas as reconstruções é lindíssimo e monumental.

Budapeste-nos-museu

Budapeste-eu-castelo

Olhar para Peste estando em Buda é uma visão deslumbrante, de tirar o fôlego. O céu tem uma cor ímpar, não vimos nada parecido ainda em outro lugar.

Budapeste-vista-ponte

Budapeste-vista-danubio

Aquele prédio lá embaixo no canto esquerdo é o Parlamento.

Budapeste-peste

Budapeste-vista-de-Buda

Descemos pelas ruas de Peste até Buda no meio da tarde, comemos ainda em Peste num pequeno restaurante, na verdade não foi um almoço, fizemos um lanche, nosso café da manhã havia sido bem farto.

Budapeste-bar-e-Buda

Budapeste-pipo-bar

No final da tarde pegamos um táxi no hotel e seguimos viagem para Viena.

Adoramos caminhar por Budapeste, confesso que Buda foi nossa preferida.

Roteiro de 2 dias em Budapeste

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · · ·
Categorias:
Budapeste · Hungria 🇭🇺 · Onde fui

Comments

  • Vou lembrar destes lugares para tirarmos fotos lá no verão..

    juliana 27/04/2011 14:12
  • Você vai adorar. A gente fica sem saber pra onde olhar. No verão o sol deverá estar radiante…no outono pegamos dias lindos, imagine com o sol forte! Não esqueça que pra entrar na sinagoga não pode estar de short, mas eles têm umas roupas pra vestir caso sua roupa não esteja adequada, mas corre-se o risco de estarem todas sendo usadas. Fecha às 17h.

    Cynara Vianna 27/04/2011 14:40

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title